9 de ago. de 2011

Na agulha: Victor Biglione toca Cartola no Lençois Jazz Blues Festival

"O Miolo da História" será apresentado no 18º Festival Nacional de Monólogos em Teresina (PI)


Lauande Aires em "O Miolo da História"

 "O Miolo da História", da Santa Ignorância Cia de Artes, espetáculo solo de Lauande Aires, será apresentado na quinta-feira, 11, no 18º Festival Nacional de Monólogos Ana Maria Rêgo, aberto na noite de segunda-feira,8, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. O festival faz parte da programação de 159 anos da capital piauiense e segue até domingo.
    O evento reúne ainda o 5º Festival de Teatro de Teresina e o 13º Concurso de Performance ,no Theatro 4 de Setembro e Teatro João Paulo II, no Dirceu.
    O festival é organizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e traz peças de diversas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Goiás.O homenageado este ano é o ator e produtoir Zéze Lopes.
    "O Miolo da História" é um solo de Lauande Aires que conta a história do pedreiro João, miolo do bumba-meu-boi.

Confira a programação completa do Festival Nacional de Monólogos:
- DIA 9 DE AGOSTO DE 2011
20h - Espetáculo Esperando na Rodô (SP)
Com: Reinaldo Facchini.
Direção: Marco Pavani.
Duração: 40 min.
- DIA 10 DE AGOSTO DE 2011
20h - Rainha do Rádio (PI)
Grupo: Cia de Dramas e Comédias.
Com: Lari Sales.
Direção: Lari Sales.
Duração: 55 min.
- DIA 11 DE AGOSTO 2011
20h -O Miolo da História (MA)
Grupo: Santa Ignorância Cia. de Artes
Com: Lauande Aires
Direção: Lauande Aires
Duração: 50 min.
- DIA 12 DE AGOSTO DE 2011
20h - Balanço (GO)
Com: Bruno Peixoto
Direção: Edson de Oliveira
Duração: 55 min
- DIA 13 DE AGOSTO DE 2011
20h -  Boi (GO)
Com: Guido Campos
Direção: Hugo Roda
Duração: 50 min
- DIA 14 DE AGOSTO DE 2011
18h30 - Final do Concurso de Performance - PRÊMIO: "DIRCEU ANDRADE"
Show com a Banda Theregroove
Premiação do Festival
Programação do Teatro Municipal João Paulo II
FESTIVAL DE PERFORMANCE - PRÊMIO: "DIRCEU ANDRADE"
- DIA 09 DE AGOSTO 2011
18h - CORPUSCÚLO (PI)
Grupo: Tribo de Teatro
Entrada Franca
Duração: 55 min
- DIA 10 DE AGOSTO 2011
18h - Dona Flor e Seu Único Futuro Marido (PI)
Grupo Sinos de Teatro
Entrada Franca.
Duração: 35 min
18h30 - I Eliminatória do Concurso de Performance.
- DIA 11 DE AGOSTO 2011
18h - Senhor Rei, Senhora Rainha ( PI)
Grupo: Raízes de Teatro.
Entrada Franca
Duração: 55 min
- DIA 12 DE AGOSTO 2011.
18h -  O Desejo de Catirina (PI)
Grupo: Biboca de Teatro
Entrada Franca.
Duração: 40 min.
18h30 - II Eliminatória do Concurso de Performance
- DIA 13 DE AGOSTO 2011.
10h - Workshop - Conversa Sobre o Teatro.
18h - Espetáculo Infantil: O diário da Bruxa ( PI).
Entrada: 01 Kg de alimento.
Duração: 50 min. 

Sarney diz que não indicou Novais para o Turismo

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta terça-feira (9) que o ministro do Turismo, o peemedebista Pedro Novais, não foi indicado por ele para ocupar a pasta. A resposta foi dada à imprensa após questionamentos sobre a Operação Voucher da Polícia Federal que prendeu 38 pessoas nesta manhã no Ministério do Turismo.
    - Essa é uma afirmação que não foi bem apurada pela imprensa, uma vez que o ministro não foi indicação minha. No acordo com o PMDB, a Câmara dos Deputados, através de sua bancada, ficou de indicar para o Ministério do Turismo, e a bancada do Senado, para Minas e Energia. Mas pelo que conheço dele, trata-se de um homem de reputação ilibada - afirmou.
    Dentre os presos na operação da PF, está o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, cargo mais importante da pasta depois do de ministro. Sarney disse não conhecer o ocupante da função.
    - Eu, por exemplo, não conheço quem é esse secretário que foi preso. Não sei nem o seu nome. Nunca o vi - afirmou o presidente do Senado.
    Apesar de reconhecer que a notícia da operação realizada pela PF em uma pasta chefiada pelo PMDB desgaste a imagem do partido, Sarney defendeu a realização de investigações e voltou a afirmar que "nenhum ministério está isento de qualquer investigação".
    - Eu acho que, pelo que li, a investigação se refere ao secretário-executivo do Ministério. Não tem dúvida que um assunto dessa natureza desgasta o partido. Agora, acho que deve se investigar o máximo possível até onde se possa investigar - disse.
    De acordo com a assessoria da Polícia Federal, a Operação Voucher, realizada em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com o apoio do Ministério Público Federal, tem o objetivo de combater o desvio de recursos públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.
    Segundo a PF, as investigações indicam fortes indícios de desvios de recursos públicos na execução de convênios do Ministério do Turismo, tendo por objeto a capacitação profissional para o turismo.
    Entre as prisões decretadas, estão as do secretário-executivo do Ministério do Turismo, servidores públicos, diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável - IBRASI, e empresários.
Da Agência Senado

Crônica das mortes anunciadas por Ciro Gomes

"A saída de Jobim foi uma crônica de uma morte anunciada. Mas virão outras. São graves as situações dos Ministérios das Cidades, do Turismo, do Transporte e da Petrobrás. Pode fazer uma fila aí. Hoje Brasília vive o segredo do polichinelo. A imprensa escolhe o escândalo que quer novelizar"

Petistas retornam à estrutura fundiária do governo Dilma no Maranhão

    A ala do PT do Maranhão aliada do senador José Sarney (PMDB-AP) avança para derrotar os adversários da "repetição de aliança nacional no estado". Nesta terça-feira,9, assume oficialmente a delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão o petista  Ney Jefferson Pereira Teixiera, filho do secretário de Finanças e Planejamento do Diretório Estadual do PT do Maranhão, Mundico Teixeira. Desde a semana passada seu nome já constava como integrante da equipe do ministro Afonso Florense.
    Ligado ao vice-governador do estado, Washington Oliveira, o delegado-adjunto Ney Teixeira pertence ao grupo petista de Caxias, que no ano passado contribuiu para derrotar a tese de aliança com o PCdoB de Flávio Dino, atual presidente da Embratur.
    A indicação de Teixeira consolida o poder de Washington Oliveira nos órgãos dá política agrária no Maranhão. Para fazer o contraponto, a ex-candidata a deputado estadual, Balbia Rodrigues que defendeu a candidatura Flávio Dino em 2010, foi indicada para delegada-adjunta do MDA no Maranhão.
     Desde o primeiro mandato do governo Lula, o ex-presidente do PT-MA mantém influência no setor. Para o posto de superintendencia do Incra-MA indicou o atual presidente do PT, Raimundo Monteiro, afastado por irregularidade cometidas durante sua gestão (saiba muito mais aqui).
    O malogro de Monteiro colocou o Incra no colo do senador Epitácio Cafeteira (PTB). O mesmo caminho de Monteiro trilhou Benedito Terceiro.
    A sequência de ilícitos levou a presidência nacional do Incra indicar um servidor de carreira para ocupar o cargo. Ex-candidato a deputado federal alinhado à ala de Washington Oliveira, o petista José Inácio Sodré, secretário de assuntos agrários do PT-MA,  trabalha para se viabilizar como substituto de Terceio por indicação política. Se desloca do vice de Roseana Sarney com intutito de ser emplacado no órgão.

Na semana passada no site do MDA informava:Delegacia Federal do MDA no Estado do Maranhão
Delegado Federal: Ney Jefferson Pereira Teixeira - ney.teixeira@mda.gov.br
Endereço: Av. Santos Dumont nº 18 – Bairro Anil (Prédio do Incra/SR - 12)
Cep: 65046-660 - São Luís-MA
Telefone: (98) 3245-3685
Fax: (98) 3245-3685
E-mail institucional: dfda-ma@mda.gov.br
--------------------------------------------------------------------------------


Fonte do Ribeirão seca de vez

Um dos principais cartóes postais de São Luís do Maranhão, a Fonte do Ribeirão secou de vez. Localizada no centro histórico de São Luís na área tombada pelo patrimônio estadual, da União e da Unesco, a Fonte construída em 1796 não mais jorra de suas cinco carrancas a água que na época colonial abastecia as famílias que moravam nas proximidades.
   
Em frente ao monumento funciona a Fundação Municipal de Cultura, órgão da prefeitura municipal de São Luís. Em fevereiro deste ano um grupo de artistas e moradores do centro promoveram a lavagem da Fonte, diante do estado de abandono que se encontrava um dos principais cartões postais de São Luís.
    Na cidade existem ainda duas outras fontes do mesmo período da história: a Fonte do Bispo e a Fonte das Pedras. Ambas também tombadas pelo patrimônio do Estado, União e Unesco.

No claudiohumberto.com.br

AMOR, ESTRANHO AMOR
Na posse, ontem, a presidente Dilma abraçou o novo ministro da Defesa, mas beijou apenas o senador José Sarney. Nem olhou para o vice, Michel Temer, ou para o presidente da Câmara, Marco Maia.

Manchetes dos jornais

Maranhão
ATOS E FATOS - Juíza proíbe construtora de invadir uma área verde
CORREIO DE NOTÍCIAS - Polícia discute estratégia para inibir assalto em São Luís
JORNAL A TARDE - Governadora Roseana recebe presidente da Infraero
JORNAL PEQUENO - Projeto da Via Expressa precisa de documento, diz Gardeninha Castelo
O DEBATE - Infraero garante conclusão até o final do ano
O ESTADO DO MARANHÃO - Infraero garante prioridade de obras do aeroporto de São Luís
O IMPARCIAL - Alberto Ferreira pede habeas corpus ao TJ
TRIBUNA DO NORDESTE - Via Expressa não tem documentos completos
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Crise atinge bolsas, servidor e ameaça Natal do brasileiro
FOLHA DE S. PAULO:Investidor foge para papéis dos EUA e derruba Bolsas
ESTADO DE MINAS:Por que a crise nos EUA assusta tanto
O ESTADO DE SÃO PAULO:Bolsas repetem queda de 2008 e Brasil promete aperto fiscal
O GLOBO:Alerta global - Bolsas assombram mundo
VALOR:Resposta inicial à crise no país deve ser monetária, e não fiscal
ZERO HORA:Bolsas têm pior dia desde crise de 2008
Regional
JORNAL DO COMMERCIO:Fiat vai gerar 4.500 empregos em Goiana
MEIO-NORTE:Sul do Piauí tem grande reserva de diamantes
O POVO:Em meio ao pânico, Dilma pede que o brasileiro compre