8 de ago. de 2011

Jorge Murad e Fernando Sarney disputam indicação do substituto de Bulcão

    Corre nos bastidores da cultura que o secretário de estado da Cultura, Luiz Henrique Nazaré, estaria com os dias contados. Sua substituição por outro nome de confiança do grupo Sarney seria questão de tempo. A saída honrosa seria a desincompatibilização para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de São Luís.
    Na cozinha dos Sarney a substituição de Bulcão confrontaria o empresário Fernando Sarney e o marido da governadora, Jorge Murad. O segundo é fiador da indicação de Bulcão desde o primeiro governo da filha do senador José Sarney lá nos idos de 1990, no século passado.
    O nome cogitado para ocupar a vaga do compositor do Bicho Terra no casarão da Rua Portugal seria do advogado Augusto "Tampinha" Maia, compositor da escola de samba Flor do Samba, umbilicalmente ligado a Fernando Sarney.
    "Tampinha" ocupa cargo na Eletrobras, feudo do senador José Sarney, no Rio de Janeiro, ao lado de outros maranhenses na mesma leva. Seu nome não é indigesto no meio cultural, está mais para algo insípido. Da disputa de Fernando e Jorge Murad deve sair o secretário de Cultura com pose de autônomo.

Cia Tapete é selecionada para Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE)

Circoluz Brilhante da Cia Tapete será apresentado em Guaramiranga (CE)
    O espetáculo "Circoluz Brincante", da Companhia Tapete Criações Cênicas, dirigido por Raquel Franco Almeida foi selecionado para participar do XVIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), que acontece de 3 a 9 de setembro. "A Carroça é Nossa", do  maranhense Grupo Xama Teatro, ficou na suplência.
    O espetáculo da companhia do Maranhão que será mostrada na cidade da Serra do Baturité, no Ceará, explora o círculo como local do teatro, do ritual, do circense e do encontro. Nele, a palhaça Keke divide com o público elementos de sua genealogia, as partículas de brincadeira, riso e absurdo que a compõe. São exploradas as várias possibilidades de jogo e diálogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses.
    Um total de 72 espetáculos de 67 companhias dos nove estados participaram do processo seletivo da Mostra Nordeste. A comissão de seleção foi composta pelos seguintes profissionais: Silvero Pereira (Ator, artista plástico, graduado em Artes Cênicas pelo IFCE, diretor do Grupo Parque de Teatro na cidade de Aquiraz e Grupo 3X4 de Teatro em Fortaleza. É curador do Festival de Teatro de Acopiara/CE e professor do Curso Princípios Básicos de Teatro no Theatro José de Alencar); Thiago Arrais (Diretor teatral, professor efetivo do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE e integrante do Movimento Todo Teatro É Político); e Vanéssia Gomes (Atriz do grupo Teatro de Caretas, mulitiplicadora do método Teatro do Oprimido e articuladora Rede Brasileira de Teatro de Rua).

Manchetes dos jornais

Maranhão
JORNAL PEQUENO - Oposição começa a reagir após novas suspeitas de corrupção
O ESTADO DO MARANHÃO - Descartada falta de gasolina no Maranhão
O IMPARCIAL - Aumenta o medo de recessão global
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:BC da Europa intervém para evitar sangria global
FOLHA DE S. PAULO:Países do G20 decidem manter títulos dos EUA
ESTADO DE MINAS:Famílias exigem empenho do governo na apuração
O ESTADO DE SÃO PAULO:BC europeu decide comprar títulos para evitar contágio
O GLOBO:G-7 acena com dinheiro para acalmar as bolsas
VALOR: CNJ enfrenta esquemas de corrupção nos Estados
ZERO HORA: BC europeu intervém para tentar estancar crise na zona do euro
Regional
JORNAL DO COMMERCIO:Prova de fogo para a Zona Sul
MEIO-NORTE:Investir Piauí começa sob interesse de estrangeiros
O POVO:Após três anos, processo volta à estaca zero