2 de ago. de 2011

Caixeiras do Divino tocam em Maceió (AL)


Caixeiras do Divino de São Luís (MA)
    Chega a Alagoas a primeira etapa do circuito nacional de música Sonora Brasil. Com o tema Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, o grupo Caixeiras do Divino (MA) fará duas apresentações em Alagoas: no Sesc Arapiraca, no dia 12 de agosto, às 20h; e no Teatro Jofre Soares/Sesc Centro, em Maceió, no dia 13 de agosto, às 16h.
   Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, as caixeiras do Divino de São Luis do Maranhão, apresentarão as várias etapas do festejo do Divino Espírito Santo através de seus respectivos cânticos, acompanhados das caixas. A festa se destaca como um dos mais importantes festejos da cultura popular do Maranhão, ocorrendo em dezenas de cidades. O canto das caixeiras, ora em uníssono ora a duas vozes, pode apresentar variações na melodia principal, como ocorre tradicionalmente nas práticas da tradição oral. Suas características interpretativas traduzem a força alcançada pela relação de devoção ao Divino Espírito Santo.
O SONORA BRASIL
    Criado pelo Sesc em 1998, o Sonora Brasil viaja pelo país com apresentações que priorizam o desenvolvimento histórico da música nacional e se firma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística não comercial. Em todas as edições do Sonora Brasil é apresentada uma temática, com a proposta de valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Em 2011, o tema que circulará pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste é Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, que apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.
PROGRAMAÇÃO – SESC SONORA BRASIL
12/08 – Sexta-feira
Apresentação do Grupo Caixeiras do Divino (MA)
Local: Sesc Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges – Arapiraca, AL)
Horário: 20h
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133
13/08 – Sábado
Apresentação do Grupo Caixeiras do Divino (MA)
Local: Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)Horário: 16h
Assessoria do SESC

Câmara de São Luís deve rejeitar título de cidadão para Silas Malafaia

    Os vereadores da Câmara Municipal de São Luís tendem a dar uma resposta "malafóbica" ao projeto de Decreto Legislativo da vereadora Rose Sales (PCdoB) propondo concessão do título de cidadão ludovicense ao partor Silas Malafaia.
    O pastor da Igreja Assembleia de Desus Vitória em Cristo tem se postado frontalmente contra os ativistas do movimento GLBT que luta pela aprovação na Câmara Federal do Projeto de Lei 222. Mafalafaia diz que trava um combate incessante há 20 anos contra o projeto que adota punição a homofobia no país.
    Na sessão desta terça-feira,2, a galeria da Câmara Municipal de São Luís foi tomada por representantes dos movimentos gays da capital maranhense contrários à entrega do título ao pastor.
    Um pedido de vista do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), vice-líder do governo na Câmara, adiou a votação do projeto de Decreto Legislativo. Rodrigues pediu 72 horas para dar parecer técnico sobre a proposta da vereadora comunista. O pedetista não declarou ter fobia de Malafaia, mas conseguiu travar o processo.
     Rose Sales reclama para si a bandeira das minorias na Câmara. O título é uma incongruência na trajetória da  vereadora em primeiro mandato.
    Pelas manifestações antecipadas dos vereadores o destino do título está traçado: será o arquivamento. A rejeição da proposta fará parte da história do legislativo municipal de São Luís.

Zeca apresenta a dupla Criolina aos baianos


Zeca Baleiro entre o Criolina Alê Muniz e Luciana Simões
    Uma noite maranhense em plena Concha Acústica do Teatro Castro Alves, num domingo em Salvador.
   Em turnê pelo país, Zeca Baleiro revisitou os 14 anos de estrada e cantou seus grandes sucessos, entre algumas releituras de canções de artistas como Raul Seixas. “O público baiano é o mais afinado e caloroso do país. Pelo carinho que recebo aqui todas as vezes que venho, acredito que gostam da música que faço”, disse Zeca, que surpreendeu a plateia com uma versão particular da música “Me Adora”, da roqueira baiana Pitty.
    Zeca Baleiro aproveitou para apresentar para os baianos o grupo maranhense Criolina, formado pela dupla Alê Muniz e Luciana Simões. Verncedores na categoria revelação do Prêmio da Música Brasieira 2011. Alê e Luciana  cantaram “O Santo” e “Eu vi Maré Encher”, do álbum de estreia do grupo “Cine Tropical”, além de um medley de Carimbó, tradicional  e contagiante ritmo paraense que agitou o público que lotou a Concha Acústica.
Do Blog liciafabio.uol.com.br

Pádua Nazareno é cotado para superintendência estadual do Ministério do Trabalho e Emprego

    Ex-diretor de operação do Departamento Estadual de Trânsito, Detran-MA, o pedetista Pádua Nazareno tem seu nome cotado para ser superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Maranhão.
    O processo foi iniciado quando da passagem pelo Maranhão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A ida de Nazareno para a delegacia que já teve como titular o hoje deputado estadual Bira do Pindaré é uma forma do presidente nacional do PDT oxigenar o partido no estado, sem direção após a morte do ex-governador Jackson Lago, em abril deste ano.

No claudiohumberto.com.br

NOME DO SUCESSO
A Construtora Sucesso, que está faturando R$ 228 milhões no Dnit, pertence ao Grupo Claudino, do senador João Claudino (PTB-PI), dono de meio Piauí e ainda com forte influência no Maranhão.



Manchetes dos jornais

Maranhão
ATOS E FATOS - Câmara de São Luís vai ter 31 vereadores em 2013
CORREIO DE NOTÍCIAS - Oposição vai tertar assinaturas para abrir CPI dos transportes
JORNAL A TARDE - Maternidade Marly Sarney promove semana de aleitamento materno
JORNAL PEQUENO - São Luís poderá entrar em lista de risco da UNESCO
O DEBATE- Populares depredem casa de militar acusado de matar jovem
O ESTADO DO MARANHÃO - Câmara de São Luís terá 31 vereadores a partir de 2013
O IMPARCIAL - Acordo assegura Câmara com mais dez vereadores
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Obama impede calote, mas recessão ameaça
FOLHA DE S. PAULO:Sob crítica, plano anticalote dos EUA passa na Câmara
ESTADO DE MINAS:Dívida de Minas vira bomba-relógio
O ESTADO DE SÃO PAULO:Acordo nos EUA indica fragilidade e derruba bolsas
O GLOBO:Na Câmara, Obama aprova o acordo com aliados divididos
VALOR:Plano Brasil Maior sai e desonera folha de salários
ZERO HORA:Triplica devolução de armas no Estado
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Mulher morre com 13 facadas, mas salva filho de 3 anos
JORNAL DO COMMERCIO:Cartão clonado à venda na internet
MEIO-NORTE:Dilma quer grandes obras para afastar crise
O POVO:Iraniano é condenado e transferido para Mossoró