9 de jul. de 2011

Beija-Flor será penúltima escola a desfilar na Sapucaí no domingo de Carnaval em 2012

    A Beija-Flor de Nilópolis, que em 2012 vai levar para a avenida o enredo "São Luís - O poeta encantado do Maranhão", será a penúltima escola a desfilar no carnaval do Rio de Janeiro no próximo ano. O desfile da escola campeã do carnaval do Rio em 2011 acontece no domingo, dia 19 de fevereiro, segundo definição da Liga Independente das Escolas de Samba.
    A posição da Renascer, que vai abrir o domingo de Carnaval, e da São Clemente, que vai desfilar primeiro na segunda-feira, já estavam definidas, mediante ao resultado do último Carnaval.
    Após o sorteio, as escolas tiveram 10 minutos para conversar entre si sobre trocas de ordem, mantendo o mesmo dia de desfile. Houve troca entre a Beija-Flor e a Porto da Pedra, e entre a Unidos da Tijuca e a Mangueira.
    Parte do teto da quadra da escola, em Nilópolis, desabou na madrugada de sexta-feira,8. Ninguém foi atingido no desastre.
A ordem do desfile no Rio de Janeiro:
DOMINGO:
Renascer
Portela
Imperatriz
Mocidade
Porto da Pedra
Beija-Flor
Vila Isabel
SEGUNDA-FEIRA:
São Clemente
União da Ilha
Salgueiro
Mangueira
Unidos da Tijuca
Grande Rio

Infraero justifica atrasos nas obras do aeroporto de São Luís

    A Infraero emitiu neste sábado,9, nota oficial explicando o atraso no cronograma de obras no aeroporto em Sao Luís no Maranhão que terão início em agosto.
Leia a nota abaixo:
    Em respeito à sociedade maranhense, a Infraero esclarece que dois fatores provocaram atrasos no cronograma das obras do Terminal de Passageiros interditado no Aeroporto Internacional de São Luis/Marechal Cunha Machado:
1- Necessidade de cumprimento legal de alguns procedimentos, como ter mantido o prédio intacto por 60 dias para realização de perícia técnica – o que já se encontra em andamento e não causará impacto no próximo cronograma das obras;
2- Na condução das melhores práticas administrativas, a Infraero decidiu ampliar o nível de conforto do Terminal com outras ações, como duplicação da sala de embarque superior; nova cobertura para todo o meio fio; climatização de todo espaço e nova praça de alimentação.
    Atendendo ainda às boas práticas de gestão, a Infraero, em diálogo constante com os órgãos de controle, concluiu que seria inadequada, juridicamente, a contratação emergencial das obras devido ao bom estado dos Terminais provisórios.
    Mesmo assim, a Infraero prevê iniciar as obras no dia 1º de agosto e terminá-las em meados de dezembro. A Infraero vai investir R$ 10 milhões de reais no restabelecimento do Terminal interditado.
    A Infraero tem prestado todas as informações à Justiça Federal, aos órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas da União (TCU), que tem acompanhado a perícia e fiscalizará todas as fases da obra dando mais agilidade a sua execução.
    Por fim, a Infraero pede a compreensão de todos e reafirma seu compromisso e empenho em entregar o Terminal pronto, atenuando os transtornos causados.
Histórico da interdição segundo a Infraero:
    Desde a interdição do Terminal de Passageiros, em 24/03/2011, nenhum voo foi cancelado ou sofreu atraso por conta da infraestrutura aeroportuária. Foram adotadas as seguintes medidas visando a não paralisação das atividades aeroportuárias e a reabertura do Terminal interditado:
1 - Instalação de estruturados e recuperação do antigo Terminal de Cargas da Vasp, para embarque e desembarque de passageiros;
2 - Contratação de peritos para fornecer laudos iniciais sobre o ocorrido;
3 - Escoramento de toda estrutura espacial do terminal;
4 - Desativação de todos os sistemas (elétrico, hidráulico, ar condicionado, elevadores, escadas rolantes, check-in, esteiras de bagagens);
5 - Contratação de projetos para definição da metodologia técnica para recuperar/substituir a estrutura espacial do terminal;
6 - Contratação de perícia técnica para identificar as causas das ocorrências na estrutura espacial (divulgada no dia 05/07/11 no DOU);
7 - Adequação de vias e estacionamento de veículos para nova área de desembarque;
8 - Climatização do antigo Terminal de Passageiros;
9 - Adequação das vias de acesso interno para trânsito dos ônibus;
10 - Desativação e transferência da administração do aeroporto para outro local, visando abrir espaço para atividades operacionais;
11- Aquisição de ônibus adaptados para transporte de passageiros;
12 - Remanejamento das concessões comerciais.
Da Assessoria da Infraero

Políticos do Brasil: Vereador diz que Câmara é lugar para homens

    Moradores de São José da Lapa, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), ocuparam anteontem o plenário da Câmara de Vereadores em protesto contra uma declaração considerada machista, feita pelo vereador Toninho das Asbec (PR).
    A declaração ocorreu na votação de dois projetos de lei. Cidadãos que assistiam à sessão protestaram quando o presidente propôs voto secreto. Irritado, o vereador fez o discurso, que foi parar na internet. "Tem que ter hombridade. Aqui é lugar de gente que tem que ter atitude. Sem querer desmerecer as mulheres, absolutamente, isso aqui é lugar para homem", afirma Toninho.
    Após as declarações, moradores lotaram a Casa. "Ficamos chocadas. Causou indignação nas mulheres, homens e homossexuais", disse a secretária Terezinha de Jesus, que encabeçou o protesto. "O erro é humano, mas palavra proferida não tem retorno. É um parlamentar representando o povo", disse.
    O vereador desculpou-se pela declaração, mas alegou que foi vítima de um mal-entendido e de uma "grande injustiça". Segundo ele, a fala divulgada na internet estava fora do contexto. Ele salientou que se dirigia aos vereadores - os nove parlamentares do município são homens - que mudaram de posição em relação ao regimento. "Pedia coerência. Que eles honrassem a palavra. Não tem discriminação. Dos 15 servidores da Câmara, 13 são mulheres, assim como minha chefe de gabinete", concluiu.


Assista o discurso machistas:
De O Estadao

SUS vai atender pacientes em casa

    Pacientes com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção regular, mas não necessitam ser hospitalizados, vão receber cuidados médicos em casa. É o que prevê portarias publicadas hoje pelo Ministério da Saúde. Elas reorganizam o atendimento de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
    Com o atendimento domiciliar, o governo quer reduzir as internações hospitalares e estimular a recuperação do paciente em casa, que é mais rápida. Para este ano, o investimento deve ser de R$ 36,5 milhões. O ministério vai publicar outras portarias para definir como os profissionais da rede de atenção básica, entre eles os do programa Saúde da Família, deverão proceder nesses casos.
    Outra medida é a criação de leitos de retaguarda nos hospitais, reservados para o atendimento de pacientes em estado grave. O objetivo, segundo o ministério, é evitar a espera pelo atendimento de emergência nas portas das unidades de saúde.
Da Agência Brasil

Na agulha: Zé Maria Medeiros e A Casca de Banana em "A Vida é uma festa"

Quase 30 mil crianças de até 14 anos e jovens de até 19 anos são responsáveis pela casa no Maranhão

    No Maranhão, 28.419 crianças entre 10 e 14 anos e jovens de até 19 anos de idade são responsáveis pelos domicílios particulares, segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Destes, 3. 715 são crianças com até 14 anos de idade. Nos dois grupos o estado ocupa a décima segunda posição entre as 27 unidades da federação.
    O maior número, porém, é de adolescentes como responsáveis pela casa. São 24.714 identificados pela pesquisa do instituto. Nesse grupo existem 661.153 adolescentes tomando conta de casa. Crianças de até 14 anos, são 132.033.   
    Nas duas situações o Maranhão tem número inferior na região aos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. No Nordeste são 201.813 nas mesmas condições. No país inteiro são 793.186.
    Na maioria dos casos os pais deixam a casa para o trabalho, permanecendo as crianças como responsáveis pelas tarefas do lar.

No claudiohumberto.com.br

SIMPATIA
O ministro Edson Lobão (Minas e Energia), que fechou a semana em longo despacho com Dilma, dispõe da simpatia explícita da presidente. Motivos: não causa ruídos e nem leva problemas, apenas soluções.

Manchetes dos jornais

Maranhão
O ESTADO DO MARANHÃO - Planos de saúde subirão 7,69%
O IMPARCIAL - Três acidentes na BR-135 em um só dia. Até quando?
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Mensalão corre o risco de nunca ser julgado
FOLHA DE S. PAULO:Gol compra Webjet e assume 40% do setor
O ESTADO DE MINAS:Ladrões de café
O ESTADO DE S. PAULO:Blairo recusa ministério e PR admite escolha de Dilma
O GLOBO:Procurador: mensalão foi pior ataque à democracia
ZERO HORA:Planos de saúde têm reajuste de até 7,69%
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Justiça vai investigar fraude na OAB
JORNAL DO COMMERCIO:Plano de saúde mais caro
MEIO-NORTE:Servidora do Alepi é preso por fraude
O POVO:366 mil cearenses pagarão mais pelo plano de saúde