6 de jul. de 2011

ISTOÉ mostra em vídeo como ministro trocava filiações por obras públicas

Vídeo obtido por ISTOÉ mostra como o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o principal dirigente do PR, o deputado Valdemar Costa Neto, engrossam a bancada da sigla no Congresso trocando filiações por milionárias obras públicas
Diálogo no gabinete do ministro


    Na tarde de 24 de junho de 2009, o ministro Alfredo Nascimento recebeu em seu gabinete o deputado Davi Alves da Silva Júnior, então no PDT, para negociar a liberação de obras na rodovia BR- 010. Embora não tenha sido focalizado pelo cinegrafista, o deputado Valdemar Costa Neto também estava no gabinete e participou de toda a conversa.
    O diálogo, no gabinete do ministro, mostra Nascimento discutindo a liberação de obras com o deputado Davi Júnior. No primeiro trecho da conversa, o deputado Valdemar Costa Neto conduz a negociação e admite ter feito um acordo prévio com o ministro para a assinatura do projeto. Durante a conversa, Nascimento deixa claro que Davi poderá obter mais recursos do ministério quando deixar o PDT e migrar para o PR.
Ministro Alfredo Nascimento – Já vou logo copiar aqui o pedido dele... Davi Alves da Silva Júnior, BR- 010, construção da travessia urbana...
Deputado Valdemar Costa Neto – ... de Imperatriz.
Deputado Davi Alves da Silva Júnior – Imperatriz, acesso a Davinópolis.
Costa Neto – Já começou o projeto, não é, Davi?
Davi Júnior – Já.
Costa Neto – Já estão contratando, já está na fase final, viu, Alfredo?... Por isso que ele (deputado Davi Júnior) veio aqui te agradecer.
Nascimento – Ah!... É aquele negócio que tu me pediste?
Costa Neto – É, é...
Nascimento – Pra ele? (referindo-se ao deputado Davi Alves)
Costa Neto – É...
Nascimento – Rapaz, tu não tá nem no partido e já tá conseguindo arrancar as coisas daqui, imagina quando estiver no partido! (diz, dirigindo-se ao deputado Davi) (risos).
    Na sequência da conversa, o ministro faz uma rápida leitura no texto que libera R$ 1,5 milhão para a obra e demonstra assinar de qualquer jeito o documento indicado por Costa Neto, sem saber do que se trata, nem mesmo em que lugar do Maranhão o projeto será implantado. Quem dispõe de todas as informações é Costa Neto.
Nascimento – ... (lendo o documento) informo que está sendo liberado nesta data limite adicional para movimentação do empenho, no valor de um milhão e meio de reais...
Costa Neto – Um milhão e meio, você que liberou.
Nascimento – (ainda lendo o documento) ... Ação... estudo de viabilidade e projeto de infra-estrutura de transporte, travessia urbana, na divisa das cidades de Divinópolis e Imperatriz.
Davi Júnior – Davinópolis (corrigindo o nome da cidade maranhanse).
Nascimento – São duas cidades?
Costa Neto – É Davinópolis... “da”...
Davi Júnior – Não, Davinópolis é a entrada, né?... seria a entrada.
Nascimento – São duas cidades?
Davi Júnior – São duas cidades, isso.
Costa Neto – Mas são ligadas?... Não?... não?...é só acesso.
Davi Júnior – É só acesso, é BR e o acesso... tem aquele bairro, que é o conjunto Vitória, onde... acontece mais acidente é ali.
Nascimento – Porque o acesso a gente só pode fazer até cinco quilômetros...
Costa Neto – ... Mas estão fazendo o projeto já... Só pega a parte da BR, não vai entrar na cidade... Isso que você liberou.
    No final da conversa, mais uma vez o ministro mostra que não tinha conhecimento sobre a obra que estava aprovando.
Nascimento – É Davi ou Divinópolis?
Davi Júnior – É Davi... Ah, que botaram Divinópolis aqui (olhando para o documento), é Davi... é Davi mesmo.
Nascimento – Porra, você dono da cidade?
Costa Neto – É Davi, por causa do nome dele, por causa do pai dele, o pai dele que fez a cidade, o pai dele era deputado federal, Alfredo.
Nascimento – ... (observando os documentos) Então Davinópolis e Imperatriz... Mas não são as duas, é só uma.
Costa Neto– É só uma.
Davi Júnior – Isso.
Costa Neto– É que pega só acesso...
Nascimento – É travessia urbana de Imperatriz?
Costa Neto – De Imperatriz.
    Em Brasília, as paredes não têm ouvidos, mas há muitas câmeras indiscretas e uma delas gravou uma daquelas conversas armadas para ficar em segredo. São diálogos mantidos durante uma reunião registrada em áudio e vídeo em pleno gabinete do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O vídeo obtido por ISTOÉ revela como o ministro e presidente do Partido Republicano (PR) usa o dinheiro público para cooptar deputados para a sigla e comprova a atuação do deputado Valdemar Costa Neto – réu no processo do Mensalão acusado de receber R$ 11 milhões do publicitário Marcos Valério – no Ministério dos Transportes, agindo como uma espécie de ministro de fato. E com amplo acesso a um cobiçado orçamento de R$ 21,5 bilhões para 2011.
    Participam do encontro o ministro Nascimento, Costa Neto, o deputado Davi Alves da Silva Júnior, na época filiado ao PDT do Maranhão, e um assessor do parlamentar. A reunião é rápida e as imagens se concentram na mesa da sala de reuniões do gabinete do ministro, onde estão sentados Nascimento e Davi Júnior. Na conversa, o ministro custa a entender o pedido formulado pelo parlamentar para obras na rodovia BR-010, no Maranhão, até que pergunta a Costa Neto: “Ah! É aquele negócio que tu me pediste?” Confirmada a transação, o ministro comenta com Davi: “Rapaz, tu não tá nem no partido e já tá conseguindo arrancar as coisas daqui. Imagina quando estiver no partido!”. Na sequência da declaração nada republicana, Nascimento e Costa Neto soltam uma sonora gargalhada. E, mais tarde, Davi Júnior vai de fato parar nas fileiras do PR e é agraciado com mais liberações milionárias pelo ministro.

SONHOA recuperação da BR-010 (acima) já teve um sobrepreço de R$ 106 milhões e está longe de se parecer com a maquete apresentada pelo ministro Nascimento (abaixo)
    O encontro aconteceu na tarde de 24 de junho de 2009. Na conversa, mantida na mesa de reuniões do gabinete do ministro, ficou acertada a liberação para o deputado de R$ 1,5 milhão para o projeto da travessia urbana de Imperatriz, sua base eleitoral. A obra estava orçada em R$ 86 milhões. Na época, o encontro do deputado com o ministro chegou a ser divulgado, mas nenhuma providência foi tomada e a dupla Nascimento e Costa Neto continuou a agir com o apoio dos cofres do Ministério dos Transportes. Hoje, a obra na BR-010 é estimada pelo próprio deputado Davi Júnior em R$ 192 milhões. Obedecendo ao roteiro traçado por Costa Neto e declarado pelo ministro no vídeo, Davi, menos de dois meses depois de sacramentado o negócio, mais precisamente em 19 de agosto daquele ano, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de desfiliação do PDT e, em seguida, subscreveu a ficha de ingresso no PR. Levantamento feito por ISTOÉ mostra que a migração partidária trouxe novos e imediatos benefícios ao deputado, como se a transferência de partido tivesse gerado uma fatura a ser paga. Em setembro daquele ano, Davi Júnior conseguiu a liberação de recursos para outra obra vinculada aos Transportes. Dessa vez, com orçamento de R$ 340 milhões.
    As cenas que mergulham Nascimento ainda mais no lamaçal da corrupção dos Transportes deixam claro o uso do dinheiro público para angariar correligionários. Mostram ainda que o deputado mensaleiro atua como uma eminência parda, indicando o que o ministro deve assinar para beneficiar seus aliados. É Costa Neto quem alicia o parlamentar, tem autorização para despachar de dentro do gabinete do ministro e orienta, quase determina, para onde vai e quando a verba será liberada. Logo no início do vídeo, Nascimento comenta: “Já vou copiar o pedido. Construção da travessia urbana...” É interrompido por Costa Neto, que não aparece na imagem (a pedido de ISTOÉ, uma perícia confirmou que a voz ouvida ao fundo é de Costa Neto – leia quadro na pág. 41). “...de Imperatriz”, completa, ansioso. Ele avisa, num tom bastante íntimo, que a obra já está sendo contratada. “Está na fase final, viu, Alfredo? Por isso ele (o deputado Davi Júnior) veio aqui te agradecer.” O ministro demonstra que tinha conhecimento prévio do pedido feito pelo chefe do partido ao indagar a Costa Neto se ele se referia “àquele negócio” acertado antes. Diante da confirmação, Nascimento vira-se de volta para o visitante e faz o comentário no qual lembra que o parlamentar vai ser ainda mais bem atendido depois de entrar no partido. No encerramento da conversa informal, diz que Davi Júnior vai receber um comunicado do ministério sobre a liberação.
    Os interesses de Valdemar e Davi Júnior se cruzaram em 2009, quando os partidos já se preparavam para o embate eleitoral do ano seguinte. Davi, filiado ao PDT, tentava havia dois anos a execução de uma emenda individual de R$ 800 mil para o projeto de uma obra no seu principal reduto eleitoral, a construção da travessia urbana de Imperatriz e Davinópolis. Costa Neto andava atrás de deputados de outros partidos para ampliar a sua bancada até a data-limite para a troca de legenda, no início de outubro. O mensaleiro, ex-presidente e agora secretário-geral do PR, tratou de chamar o deputado trabalhista para o seu ninho. Para atraí-lo, prometeu ajudar na liberação da verba para a obra tão desejada. O orçamento ficaria em torno de R$ 86 milhões. Antes de marcar a audiência no Ministério dos Transportes, adiantou e negociou o pedido com o amigo ministro, Alfredo Nascimento.
    Filho do ex-deputado e ex-prefeito de Imperatriz Davi Alves, assassinado em 1998, Davi Júnior deseja seguir o caminho do pai, que deu nome à cidade de Davinópolis. As conquistas do herdeiro político do ex-prefeito são divulgadas com orgulho. Em agosto do ano passado, o seu informativo na internet anunciou: “Tudo pronto para o início das obras de revitalização da BR-010.” O texto explica que se trata da travessia urbana de Imperatriz até Davinópolis. “A obra está orçada em R$ 192 milhões”, informa o boletim, revelando um sobrepreço de R$ 106 milhões em relação ao projeto inicial. Em setembro de 2009, Davi informa que, na reunião em que tratou da travessia urbana de Imperatriz, questionou o ministro sobre o motivo da paralisação do projeto da travessia de Santa Luzia, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas pela BR-222. “O ministro convocou o deputado Davi para reunião e confirmou que o projeto seria atualizado imediatamente e licitado pelo DNIT em dois lotes”, diz a nota. Um lote teria início em fevereiro e outro em julho de 2010. O gabinete do deputado informou na última terça-feira 5 que a obra já está em andamento e terá um custo de R$ 340 milhões.
FOCO
    Luís Antônio Pagot (acima) foi afastado do DNIT junto com a cúpula do
ministério, mas o senador Álvaro Dias (abaixo) insiste na criação de uma CPI
    A ação dos dirigentes do PR dentro do Ministério dos Transportes não é inédita e também não se encerra neste episódio. Em março de 2007, reportagem da ISTOÉ revelou um esquema de aliciamento de oito deputados que disseram ter recebido propostas para se filiar ao PR em troca de cargos e obras do Ministério comandado por Alfredo Nascimento. Líderes do PFL, do PSDB e do PPS afirmaram ter ouvido relatos de deputados que foram sondados para se filiar ao partido, por Nascimento ou seus emissários. Quem abordava os deputados era o então líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR). A conversa se iniciava sempre com o argumento de que deputado de Estado pobre não pode ser de oposição porque precisa de recursos federais para as suas regiões ou não se reelege. Aí, era oferecida a possibilidade de indicar cargos e liberar recursos orçamentários nas áreas ligadas ao Ministério dos Transportes. Seis deputados receberam a oferta de ganhar o poder sobre o escritório local do DNIT, órgão responsável pela construção e manutenção das rodovias federais. O deputado Márcio Junqueira (PFL-RR) contou que teve dois encontros com Nascimento. Disse que, nessas conversas, Nascimento lhe prometeu a liberação de emendas de obras rodoviárias. O PR saíra das urnas com 23 deputados em 2006, mas já tinha 38 em março 2007. Agora com maior rigor para o troca-troca partidário, o PR mantém 40 deputados desde as eleições do ano passado.
    A lista de denúncias envolvendo o ministro e a sua pasta não para de crescer. O Ministério Público Federal no Amazonas, por exemplo, investiga o suposto enriquecimento ilícito de Gustavo Moraes Pereira, filho do ministro. O rapaz, arquiteto de 27 anos, criou a Forma Construções, com capital social de R$ 60 mil. Dois anos depois, a empresa tem um patrimônio superior a R$ 50 milhões, um crescimento de 86,5 mil por cento. O enriquecimento rápido de Pereira já havia sido denunciado por ISTOÉ em julho de 2009. Então com 25 anos, o jovem declarava um patrimônio de R$ 1,28 milhão, o dobro do que o pai informava possuir à Justiça Eleitoral em 2006. O MP está analisando contratos da empresa do filho do ministro com empresas que prestam serviços ao Ministério dos Transportes. Diante das pressões, Nascimento suspendeu por 30 dias as licitações realizadas pelo DNIT e pela Valec, ligadas ao seu Ministério, e decidiu aceitar a convocação para comparecer ao Congresso e se explicar.
PRODÍGIO
Reportagem de ISTOÉ aponta, em 2009, o enriquecimento de Gustavo,
filho de Nascimento. O rapaz é investigado pelo MP do Amazonas.

    Apesar de ter o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho no ministério, e presidir um partido importante para a sustentação política do governo, Alfredo Nascimento enfrenta ataques cada vez mais fortes da oposição. Na última semana, PSDB, PPS e DEM iniciaram a coleta de assinaturas para instalar uma CPI a fim de investigar as irregularidades no ministério. “Os desmandos ocorrem há muitos anos e continuam nesse governo”, reclama o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Na verdade, Nascimento nunca gozou de confiança cega da presidente Dilma Rousseff. Por isso, conforme apurou ISTOÉ, Dilma mantinha um olheiro e informante dentro da pasta. Trata-se de Hideraldo Luiz Caron, diretor de infraestrutura rodoviária do DNIT, que ela importou do Rio Grande do Sul. Para não levantar suspeitas, Caron se reunia com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, repassando-lhe informações preciosas sobre o andamento dos processos no DNIT, sobretudo em relação aos superfaturamentos e aditivos feitos de forma irregular. Miriam, por sua vez, contava tudo a Dilma. Quando percebeu que a pasta estava envolta em irregularidades praticamente insanáveis, a presidente afastou a cúpula do ministério, entre eles o diretor-geral do DNIT, Luís Antônio Pagot. A preocupação da presidente com os desmandos no Ministério dos Transportes persiste. E, como comprova o vídeo revelado por ISTOÉ, Dilma tem motivos de sobra para querer ver os caciques do PR longe da pasta.
    Na última semana, a pergunta mais ouvida em Brasília era: se Dilma sabia das irregularidades nos Transportes, por que ainda mantém Nascimento no comando do órgão? O que se sabe é que o ministro, além de próximo a Lula, sempre foi um aliado estratégico do PT no Amazonas. Nos últimos dias, o PT do Senado fez forte pressão para que Dilma não tirasse Alfredo Nascimento do cargo. Os petistas têm, na verdade, um argumento corporativo. O ministro é senador licenciado e, se perder o emprego, voltará para o Senado, ocupando a vaga de João Pedro, do PT do Amazonas, o que diminuiria a bancada do partido para 13 senadores, e aumentaria a do PR para seis. As pressões do PT, no entanto, deverão ser inócuas. Nos últimos dias, embora tenha divulgado comunicado afirmando que “o governo manifesta sua confiança no ministro” e que ele é o “responsável pela coordenação” da apuração das irregul=aridades ocorridas no ministério, Dilma disse em reuniões com auxiliares bem próximos que, se houvesse novas denúncias contra o ministro, ele não seria poupado. Diante do novo cenário e com a revelação de que dinheiro público vem sendo usado para cooptar parlamentares para o PR, com a tutela do mensaleiro Costa Neto e o aval de Nascimento, a situação do ministro se complica de vez.

Como o vídeo foi gravado

    No dia 24 de junho de 2009, o deputado Davi Alves Júnior foi até o gabinete de Alfredo Nascimento levado pelo secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto. Levou junto uma equipe de tevê para gravar entrevistas. O ministro e o deputado visitante sentaram na ponta de uma mesa. Uma câmera foi colocada na outra ponta para gravar apenas imagens e não o som. Os dois deveriam conversar e folhear documentos. As entrevistas seriam feitas depois. Costa Neto não poderia aparecer sequer nas imagens, porque não haveria como explicar a presença do principal dirigente do partido numa audiência oficial do ministro. Por descuido ou imprudência, o operador da câmera deixou o áudio ligado, captando assim as conversas reservadas entre o ministro, o deputado visitante e o dirigente do partido. Situação semelhante ocorreu com o então ministro da Fazenda, Rubens Ricúpero, em 1994. Na época, ele dava uma entrevista à TV Globo e, durante um intervalo, fez inconfidências sobre a política econômica, acreditando que não estava sendo gravado. O vídeo foi divulgado e Rícupero perdeu o cargo de ministro da Fazenda.
Gravação autêntica









MOLINA
perito confirma que Costa Neto participou do encontro.
    Na terça-feira 5, o professor Ricardo Molina de Figueiredo concluiu uma perícia realizada a pedido de ISTOÉ no vídeo que registra a reunião do ministro Alfredo Nascimento com os deputados Davi Júnior e Valdemar Costa Neto, em 24 de junho de 2009. Depois de submeter o vídeo a diversos filtros, Molina concluiu que a “gravação não apresenta qualquer indício de manipulação, podendo ser considerada autêntica.” Além do vídeo, a reportagem encaminhou ao perito a gravação de uma entrevista concedida por Costa Neto à TV Câmara. O objetivo era fazer uma comparação de voz para que ficasse comprovado cientificamente que um dos interlocutores, que não aparece na imagem, é mesmo o secretário geral do PR. “A voz questionada é, acima de qualquer dúvida razoável, a voz de Valdemar Costa Neto, de acordo com exaustivos confrontos realizados entre o material questionado e o material padrão”, afirma Molina.

Na agulha: Cine Tropical da dupla Criolina no 22º Prêmio da Música Brasileira

São Luís Convention & Visitors Bureau inicia montagem da ópera dos 400 anos

    O São Luís Convention & Visitors Bureau, entidade dirigida por Nan Souza que firmou parceria com o governo do estado através da Secretaria de Estado da Cultura estará  apoiando mais um grande evento na capital.  No final de semana tem início a 1º Oficina Internacional de Ópera do Maranhão, em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo e Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araujo".
     As atividades prosseguirão até o dia 20 de agosto. O objetivo da oficina é chamar a atenção de cantores e músicos interessados em participar de um grande espetáculo a ser montado no ano que vem, para comemorar os 400 anos da fundação de São Luís.
Com informações do Mercado e Eventos

Corrente do PT no Maranhão vai debater oligarquia Sarney em seminário

As correntes petistas Luta Solidária, Mensagem ao Partido, TM, DS, Articulação de Esquerda, Coletivo Rebuliço, Coletivo Reage PT e independentes que convergem para a Resistência Petista no Maranhão realizam no sábado, 9, o Seminário - Construindo uma estratégia para o PT do Maranhão, no Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, Centro), entre 8h30 e 17 horas.
Durante o seminário os petistas prentedem analisar a conjuntura nacional, estadual e municipal e os rumos do PT em âmbito geral, além da oligarquia Sarney e as eleições de 2012. As ideias sacadas no evento vão construir um manifesto.

Cloves Saraiva: "Ele tem um nome meio esquisito"

    O professor do curso de engenharia química da UFMA, José Cloves Saraiva, acusado de racismo contra o nigeriano Nuhu Ayuba se defende com declarações mais absurdas sobre o caso. À priori afirmando que desconhecia até mesmo a pronúncia correta do nome do estudante africano.
    Para Saraiva, Nuhu Ayuba  "tem um nome meio esquisito" que o induzia ao erro de "pronunciar seu nome em inglês". São declarações tão desastrosamente do lente do curso de nível superior quanto sua postura racista.
    No entendimento do professor da UFMA, esquisito é o que lhe parece incomum. Sua ignorância é lapidar diante de algo que supõe diferente, do avesso do seu parco universo intelectual. A admissão de professores do seu quilate denigre a instituição em todos os sentidos.
    Procedente de um país que está entre as dez economias do mundo e um dos mais populosos do planeta, Nuhu Ayuba não suportou a descriminaçãode Saraiva, praticada de forma dissimulada por anos a fio contra os brasileiros pretos e pobres que conseguem ingressar no ensino superior. São ações negativas ministradas homeopaticamente que vêm surtindo efeito. Vide os programas mundo cão de TV e os jornais do mesmo naipe.
    Para Saraiva figuras como Ayuba ocupam seus lugares naturalmente no noticiários policiais, usados como mulas ou em outra situação degradante. A reação em cadeia deve ser pela imputabilidade deste que deveria ser um auxiliar na educação de uma geração.
Leia nota do DCE da UFMA  sobre o caso:
    O Diretório Central dos Estudantes “17 de Setembro” da Universidade Federal do Maranhão, entidade de representação máxima dos estudantes desta instituição, vem a público repudiar os atos de racismo praticados pelo professor do Departamento de Matemática, José Cloves Verde Saraiva, que ministra a disciplina de Cálculo Vetorial no curso de Engenharia Química.
    É lamentável a postura tomada por um docente, em uma instituição de superior de grande relevância a comunidade estudantil maranhense. O ato racista, conforme relato do estudante, configuram agressões verbais, gerando abalo psicológico e transtornos sociais e danos morais.
    Nós, membros do DCE, Diretório Central dos Estudantes da Gestão“Da unidade vai nascer à novidade”, viemos a público declarar que nos causou profunda indignação o tratamento dado pelo professor ao universitário por ser negro e africano. Não é difícil visualizar a cena de constrangimento causado pela agressão. Essa situação revela um comportamento racista, xenófobo, discriminatório, ofensivo e injusto, as quais só servem para manter práticas opressoras, que são totalmente inconcebíveis em um ambiente acadêmico plural e universal.
    Solicitamos junto à Administração Superior de nossa Universidade a apuração do caso, afastamento imediato do professor e depois de constatados os fatos, demissão do Docente.
São Luís, 05 de julho de 2011
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES “17 de Setembro”
GESTÃO “DA UNIDADE VAI NASCER À NOVIDADE”

Charge do dia: Humberto

Alcione e Criolina concorrem ao 22º Prêmio da Música Brasileira

    Acontece nesta quarta-feira,6, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a cerimônia de premiação do 22ºPrêmio da Música Brasileira. A dupla maranhense Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, concorre ao prêmio melhor dula com o álbum "Cine Tropical". A cantora Alcione também está entre as finalistas com o álbum "Ao Vivo em São Luís", gravado na Praça Maria Aragão em 2009.
   Confira aqui os finalistas.

Governador do Ceará foi precursor da crise no Ministério dos Transportes

    Foi aceso em maio pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o pavio da crise que implodiu o segundo escalão do Ministério dos Transportes e deve ejetar da cadeira o ministro Alfredo Nascimento (PR). O irmão do ex-deputado federal Ciro Gomes chamou Nascimento de "inepto, incompetente e desonesto". Foi mais longe ainda, afirmou que o ministério era um "antro de roubalheira".
    De maneira newtoniana, o ministro reagiu apresentando queixa-crime contra o governador cearense no Superior Tribunal de Justiça.
    A situação das estradas federais no Ceará, principalmente a BR-222, irmã quase siamesa  em termos de morte da BR-135 no Maranhão, causou indignação do governador, repercutido pelos apelos populares em obituários.
    Por aqui o que se ouve é  a cantilena de sempre: elogios abestalhados ao ministro soterrado em suspeitas. Com a suspensão das licitações de obras do DNIT, mas uma vez a obra de duplicação da BR-135 eternamente pelo deputado federal licenciado Pedro Fernandes (PTB) e festejada com estardalhaço contumaz na mídia pela governadora Roseana Sarney está de volta ao futuro. 
    Enquanto isso os anônimos morrem na BR-135 nas duas vias sem faixas contínuas numa demonstração de obtusidade do DNIT, cujo cargo é ocupado por um funcionário de carreira, mas com costas quentes do parentesco político. O efeito lacrimogênio é somente quanto atinge um ilustre. Só então, na hora da tragédia, o Maranhão é solidário ao Ceará.

No Painel da Folha de S. Paulo

contraponto
Revendo Marx
Em encontro do PC do B realizado no mês passado, em Brasília, um dirigente regional questionou o ex-deputado Flávio Dino sobre a sua indicação para a Embratur, afirmando que o governo federal é muito heterogêneo. Citando o ministro Orlando Silva (Esporte), que também pertence à legenda, Dino respondeu:
-Heterogeneidade está em todo lugar. Por exemplo, eu quebrei o pé esquerdo e o Orlando, o direito.
Diante da risada geral, completou:
-E o partido tem que se pronunciar sobre qual pé se enquadra melhor no nosso programa socialista!
Da Folha de S. Paulo

Vagos idiotas

Ruy Castro
RIO DE JANEIRO - Na semana passada, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, numa solenidade pelos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, citou Nelson Rodrigues: "Ele [NR] dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia, e nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento".
    A princípio, supôs-se que Nelson Jobim chamara de idiotas alguns de seus colegas no atual governo. Diante do estupor, ele se defendeu e explicou que os idiotas a que se referia eram os jornalistas, que "escrevem para o esquecimento". Mas só fez piorar, porque quem um dia admitiu que escreveu para o esquecimento foi "exatamente" o homenageado FHC.
No jornal, Nelson Rodrigues tratou muitas vezes do idiota. Numa delas, foi assim: "Escrevi outro dia que o idiota sempre se comportara como idiota. Era de uma modéstia exemplar, de uma humildade total. Não em nossa época. De repente, o idiota explode. (...) Hoje há idiotas liderando povos, fazendo história e fazendo lendas. Mao Tse-tung seria impossível em outra época. Em nosso tempo, passa por ser um estadista gigantesco. (...)
    "Lidos, viajados, falando vários idiomas, maridos das melhores mulheres, os idiotas têm também os melhores cargos e exercem as funções mais transcendentes. Disse eu que estão por toda parte: na política como nas letras, nas finanças como no cinema, no teatro como na pintura. Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina".
    Nelson Rodrigues, às vezes, era claro até demais. Mas continuamos sem saber quem o tolerante e imodesto ministro chamou de idiotas.
Da Folha de S. Paulo

Malas prontas

Cada vez mais brasileiros se animam para viajar. Pesquisa realizada em sete cidades brasileiras pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostra que 36% dos entrevistados manifestaram o desejo de arrumar as malas e passear nos próximos seis meses. Em 2010, eram 24%. Destes, 66,5% querem rodar o Brasil; 29,5% programam viagens internacionais, contra 24% do ano passado.

ÁGUA DE COCO
A sondagem, realizada a pedido do Ministério do Turismo, mostra também que o Nordeste é o destino preferido de 48%, seguido de Sul e Sudeste, ambos com 17,9%.

ASAS
As viagens aéreas continuam ganhando prestígio: 63% querem realizar seu passeio de avião, contra 55,9% de 2010. O percentual de pessoas que pretendem usar automóvel caiu de 27%, em 2010, para 20,8% neste ano.
Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo

Manchetes dos jornais

Maranhão
ATOS E FATOS - Governistas com oposição pressionam Roseana Sarney
JORNAL A TARDE - Maranhão receberá mais recursos do Ministério das Cidades
JORNAL PEQUENO - Nem licitação para obras do aeroporto de São Luís foi feita ainda
O DEBATE - Correios divulgam resultado final de provas objetivas
O ESTADO DO MARANHÃO - Câmara aprova reajuste da tabela do imposto de renda
O IMPARCIAL - Polícia Federal investigará caso de racismo na UFMA
TRIBUNA DO NORDESTE - Servidor de São Luís terá reajuste salarial de 7%
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:A farra dos poderosos...
FOLHA DE S. PAULO:Governo suspende licitações de obras dos Transportes
O ESTADO DE MINAS:Suspensão de licitações afeta obras em Minas
O ESTADO DE S. PAULO:Após denúncias, Dilma manda Transportes suspender licitações
O GLOBO:Prefeitura do Rio quer vender sua sede para cobrir déficit
VALOR:Ações da Petrobras já estão abaixo do valor patrimonial
ZERO HORA:Escândalos adiam obras em cinco BRs gaúchas
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:Hemorrágica volta a assustar
JORNAL DO COMMERCIO:Planos de saúde locais entre piores
MEIO-NORTE:PF:Desvio de verbas é "homicídio de crianças"
O POVO:Governo pagava por internação de mortos