2 de jun. de 2011

Na Agulha: Um som original do Mato Grosso com Macaco Bong

Dominguinhos é esnobado no São João do Pernambuco

O cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos
    Principal herdeiro de Luiz Gonzaga e maior forrozeiro brasileiro vivo, o cantor e compositor garanhuense Dominguinhos, 70 anos, 50 anos de carreira, foi esnobado no São João de Pernambuco. Recife, Caruaru, Gravatá, Bezerros, os principais polos juninos do Estado, não o incluíram em suas programações já anunciadas. Quem quiser ouvir Dominguinhos terá que ir para a abertura do São João de Arcoverde.
    De São Paulo, onde recebeu mais uma homenagem no último sábado e faz três participações especiais no Sesc Pinheiro no próximo fim de semana, Dominguinhos queixou-se do esquecimento do seu nome nos festejos deste ano, em entrevista à Primeira Página do programa Super Manhã, do comunicador Geraldo Freire, na Rádio Jornal. "Não sou mais criança para ficar pedindo para tocar", disse o forrozeiro.
    A agenda de Dominguinhos até o momento tem shows no São João Carioca (Rio de Janeiro), no Forrocaju (Sergipe), Sátiro Dias, Jequié e São Francisco do Conde (Bahia).

Senador Lobão Filho deixa hospital em São Paulo

Marcela Gonsales
O senador Lobão Filho (PMDB-MA) recebeu alta hoje por volta do meio-dia. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi submetido a duas cirurgias, para correção de fratura de bacia e do de fêmur esquerdo. Ele deixou o local em "ótimas condições clínicas", segundo boletim médico divulgado na tarde de hoje.
    O senador sofreu um grave acidente de trânsito no último dia 12 de maio, numa estrada entre os municípios de São Luís e Paço do Lumiar. O carro do senador bateu de frente com outro veículo.
Da Agência Estado

Italianos formam consórcios para investir no Nordeste

    A comunidade italiana se prepara para comemorar o Momento Itália- Brasil, que começa em outubro próximo, com vários eventos, além do aumento da presença de empresas da Bota no país.
    "As empresas italianas estão mais e mais orientadas para o exterior", diz o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca. "Além de Fiat, Pirelli e TIM, há muitas outras empresas fazendo investimentos no Brasil. Pequenas e médias têm formado consórcios para investir no Norte e no Nordeste."
    De janeiro de 2010 a maio deste ano, as empresas instaladas no Brasil saltaram de 300 para mais de 400. O número de consultas de companhias interessadas no mercado brasileiro cresceu cerca de 30% no período.
    Para as comemorações, uma comitiva de empresários italianos virá ao Brasil em outubro. Há cerca de 400 eventos, previstos para 19 Estados. Entre eles, uma das maiores exposições de Roma Imperial que já saiu da Itália, um "tour" para conhecer a Itália sem sair de SP por prédios e lugares que remetem à cultura do país e uma mostra sobre a influência italiana em diversos setores.
Do Mercado Aberto

São João 2011: Programação do Arraial da Maria Aragão desta quinta-feira, 2

19h – Cacuriá Estrela de São Francisco
20h – Dança Portuguesa Tradição de Portugal
21h – Show de Manteiga e Banda Coco Ralado
22h – Bumba-meu-boi Unidos Venceremos (sotaque de zabumba)
23h – Bumba-meu-boi Magia e Encanto da Ilha (sotaque de orquestra)

Quilombola de Alcântara expõe na galeria Zack Pedro

O artista alcantarense Claudiomir inaugurou nesta quinta-feira,2, às 10 horas, na galeria Zack Pedro  a exposição “São Luís/Alcântara, um certo olhar”. Natural de Alcântara, Claudiomir, 28, é morador do povoado de Oitiua, comunidade quilombola a 46 quilômetros da sede do município.É lavrador e pescador. Não frequentou escola formal mal sabe desenhar seu nome de batismo: Claudiomir Costa Viégas.
    A dentista Denise Miranda quem tomou conhecimento do trabalho de Claudiomir apareceram para o publicitário e organizador da exposição, José Maria Eça de Queiroz. A história de um jovem muito pobre que desenhava em chamex formato A4, desenhados com lápis de cera e esferográfica, reproduzindo paisagens de Alcântara e São Luís, impressionou a dentista.
Com cara de Naif (arte ingênua, não acadêmica) à primeira vista, os desenhos mostram perspectivas e recortes criativos, um talento inato que precisa e merece apoio e incentivo.

Claudiomir segundo Denise
    "Claudiomir é um jovem de Alcântara Maranhão, mais precisamente de um povoado chamado Oitiua. O mais velho dos sete filhos de Dona Sebastiana,uma senhora humilde que vive abaixo da linha da pobreza e que apesar dos seus 46 anos, somente a três, existe como cidadã brasileira, graças a ajuda de uma Agente Comunitária de Saúde que a ajudou a ter finalmente uma certidão de nascimento.Separada,morando em uma casa de barro, construída com a ajuda da comunidade e precisando de acompanhamento psicológico,de assistente social e etc...
    Claudiomir é quem ajuda nas das tarefas de casa. Deixou a escola quando cursava o segundo ano do ensino fundamental, por não conseguir compreender o que estava sendo expostos pelo professor e por sentir dores na cabeça e uma “agonia no juízo”...palavras ditas por Claudio, que tem um dos olhares mais tristonhos que conheci...
   Certo dia, fui convidada pela Agente Comunitária Teresa, a mesma que ajudou Dona Sebastiana a ser cidadã, a fazer uma visita a essa família e descobri que Claudiomir desenhava, mesmo sem ter material de pintura, livros ou qualquer outro objeto que o levasse a isso. Tinha feito uns desenhos de uns casarões de São Luís, apesar de nunca ter vindo á São Luís.
    Peguei esses desenhos, que achei geniais e trouxe para São Luís, na intenção de mostrar esse trabalho para algum pintor, cheguei até a mostrar para um professor de arte, que gostou, mas não se interessou muito pelo assunto.
   Um certo dia,atendendo a um paciente no meu consultório particular, comentei sobre o assunto e ele, cineasta, produtor, um homem das artes e com grande sensibilidade se interessou pelo Claudiomir e desse interesse surgiu a idéia de uma exposição.
Por favor, divulguem e prestigiem esse cidadão brasileiro, que mesmo com todas as adversidades conseguiu transformar a sua dor em arte..."

SERVIÇO
Exposição:“São Luís/Alcântara, um certo olhar”
Local: Galeria Pedro Zack (Rua do Ribeirão, 395 - Centro)
Período: até o final dede junho. A Galeria fica na , próximo ao Ed. Colonial.

Prefeita e ex-prefeitos de Paço do Lumiar colecionam atos de impobridade administrativa

    A prefeita Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio, e pelo menos quatro ex-prefeitos aparecem como demandados em 30 atos de improbidade administrativa em Paço do Lumiar. A relação dos processos analisados e sua posição atual foi divulgada nesta quinta-feira, 2, no encerramento do “Pauta Zero” na 1ª Vara da comarca – projeto de iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça.
    Mábenes Fonseca, Wanderley Ribeiro, Gilberto Aroso e Amadeu Aroso Neto são ex-gestores municipais que respondem a processos por improbidade administrativa. De acordo com a lista – onde também aparecem os nomes de Alderico Campos, José Francisco Gomes Neto e Raimundo Borges – dezesseis processos tiveram inicial recebida, com próximo passo na citação dos implicados.
    Bia Venância é a citada isoladamente em cinco dos 30 processos. Duas ações sentenciadas resultaram nessa quarta-feira, 1º, no seu afastamento imediato do cargo, seguida de posse do vice-prefeito Raimundo Filho, e exoneração de parentes da gestora, até o terceiro grau, que ocupavam cargos em comissão na prefeitura.
    Juízes do “Pauta Zero” justificaram as duas decisões com fundamento em duas ações civis públicas de autoria do Ministério Público estadual contra atos de improbidade administrativa praticados pela prefeita.
As ações e outros 28 atos de improbidade administrativa são parte do acervo da 1ª Vara de Paço do Lumiar. A sétima edição do “Pauta Zero” obteve como desempenho 2.079 processos analisados, com 1.868 despachos, 92 decisões e 119 sentenças.
    O corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, destacou nesta quinta-feira, no auditório da ESMAM (Escola Superior da Magistratura do Maranhão), os resultados e o trabalho inédito dos 20 juízes da força-tarefa do “Pauta Zero” em sentenciar processos da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).
    Os processos da 1ª Vara foram analisados no auditório da escola em razão da falta de espaço no Fórum de Paço de Lumiar.
    Guerreiro Júnior anunciou Carolina como oitava edição do “Pauta Zero”, de 18 a 22 de julho.
Fraude e nepotismo
    As duas ações que resultaram no afastamento de Bia Venâncio do cargo têm o MPE como autor. No Processo nº 1535-12.2010.8.10.0049 é responsabilizada por fraude na prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação. Alexandre Santos Costa, ex-coordenador da prefeitura detectou irregularidades em procedimentos licitatórios realizados pela Secretaria Municipal de Educação, e que resultaram em prejuízo superior a R$ 16 milhões.
    Costa, que denunciou o esquema e viria a ter rubrica falsificada em documentos, se demitiu do cargo ao verificar que a prefeita não cumpriria promessa de fazer “reparos” na documentação e pagamentos.
O Processo nº 637.96.2010.8.10.0049 trata de Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela. Segundo o MPE, a prefeita afastada nomeou para o exercício de cargos em comissão oito parentes até terceiro grau, e também dos vereadores Francisco Pereira Filho, Raimundo Pedro Silva e Orlete Mafra.
    A decisão é extensiva ao vice-prefeito e vereadores.
    Bia Venâncio tem 15 dias para contestar as duas ações, sob pena de revelia e confissão dos atos atribuídos a ela.
Da Assessoria da Corregedoria

Beija-Flor apresenta enredo 'São Luís - o poema encantado do Maranhão'

    Em clima de festa, a Beija-Flor lançou a logo para o Carnaval de 2012, na noite desta quarta-feira.
    O título escolhido para homenagear os 400 anos de São Luís do Maranhão foi: "São Luís - o poema encantado do Maranhão".
    A festa reuniu artistas maranhenses, a cantora Rita Ribeiro, nascida em São Luís, e também contou com a presença do técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo.
    Roseana Sarney, governadora do Maranhão, não compareceu ao evento por conta de compromissos profissionais, mas não deixou de ser homenageada pelos presentes, que cantaram "Parabéns para você", já que ela completou 48 anos (sic)* nesta quarta-feira.
Do Portal SRZD
* conforme documento apresentado ao TSE Roseana Sarney Murad nasceu em 1º de julho de 1953

Ministro Alfredo Nascimento diz que duplicação da BR-135 até Bacabeira estará pronta em 60 dias

    Em dois meses o Ministério dos Transportes pretende duplicar o trecho da BR-135, que liga Estiva ao município de Bacabeira, 50 quilômetros distante de São Luís (MA), município onde a Petrobras pretende construir a Refinaria Premium I.
    A garantia da façanha foi dada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a uma comitiva de deputados formado pelo petista Domingos Dutra, Carlos Brandão (PSDB),Waldir Maranhão (PP/MA), Professor Sétimo (PMDB/MA) e Lourival Mendes (PTdoB/MA).
    O prazo pode ser mais apertado, considerando que a licitação realizada pelo Departamento Nacional dee Infra-estrutura de Transportes, Denit,está marcada para o dia 23 de junho.
    A duplicação de Bacabeira a Miranda (80km) ficou para entrar no orçamento de 2012. O Ministro prometeu ainda que irá inserir verbas para a pavimentação da BR 226 de Presidente Dutra até Timom (100km), em 2012.
    "“A audiência foi produtiva e animadora. Esperamos que as promessas do Ministro se efetuem para diminuir o sofrimento da população maranhense", acredita o petista Dutra.

Xico Sá em noite de autógrafo no Chico Discos

O jornalista cearense Xico Sá
    O jornalista da Folha de São Paulo e escritor Xico Sá, participa de noite de autógrafo nesta sexta-feira, 3, às 19 horas, no Chico Discos (Rua de São João, 389-A Altos). O lançamento faz parte da programação do Papoético, rodada de bate-papo e debates organizada pelo poeta Paulo Melo Souza sobre cultura que acontece sempre ás quinta no sebo de discos, DVDs,CDs livros e outros troços.
    Sá Começou a carreira no Recife e é atualmente colunista dos jornais Folha de S. de Paulo (acesse aqui o blog Xico Sá - o cronista, o repórter, o homem, o mito, a fraude) e tem uma crônica publicada semanalmente nos jornais Diário de Pernambuco, Diário do Nordeste (Fortaleza) e O Tempo (Belo Horizonte). É colaborador de vários veículos como as revistas Trip, TPM e Rolling Stones. Faz parte também da equipe do programa “Cartão Verde”, da TV Cultura/SP.
Adicionar legenda
    O jornalista está em São Luís para participar do I Fórum de Jornalismo da Faculdade São Luís. Ele partticipa da palestra "Jornalismo: dos grandes veículos às redes sociais", que acontece no Auditório José Vasquez Ver-Vallen, da faculdade, às 20 horas, desta quinta-feira,2. 
Alguns livros do autor:
• Chabadabadá, Editora Record[4]
• Modos de macho & Modinhas de Fêmea - Editora Record
• Divina Comédia da Fama - Editora Objetiva
• Nova Geografia da Fome - Editora Tempo d'Imagem
• Paixão Roxa - Editora Pirata
• Catecismo de Devoções, Intimidades & Pornografias - Editora do Bispo
• Se um Cão Vadio aos Pés de uma Mulher-abismo - Editora Fina Flor
• Caballeros Solitários Rumo ao Sol Poente - Editora do Bispo
• La Mujer És un Gluebo da Muerte - Editora Yiyi Jambo, Paraguay
• Tripa de Cadela & Outras Fábulas Bêbadas (contos) - Editora Dulcinéia Catadora

Juízes do Pauta Zero determinam afastamento imediato da prefeita Bia Venâncio


A prefeita Bia Aroso, de Paço do Lumiar

    A prefeita de Paço do Lumiar, Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio, deve deixar o cargo imediatamente, de acordo com decisão de juízes da força-tarefa do projeto “Pauta Zero”, da Corregedoria Geral da Justiça, que acataram duas ações civis públicas contra atos de improbidade administrativa cometidos pela gestora municipal, ambas de autoria do Ministério Público estadual.
    A prefeita não foi encontrada por oficiais de justiça, na tarde dessa quarta-feira, 1º, para receber os mandados de notificação, que foram entregues ao presidente da Câmara, a quem foi determinado dar posse ainda hoje ao vice-prefeito. Novos mandados serão expedidos ainda nesta quinta-feira, atingindo ex-prefeitos de Paço do Lumiar e outros implicados.
    As ações integravam acervo de 3.000 processos para análise, despachos e sentenças da 1ª Vara de Paço do Lumiar, o alvo da sétima edição do “Pauta Zero”, com encerramento na manhã dessa quinta-feira, 2, no auditório da ESMAM (Renascença). É a primeira vez que o projeto criado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, com a aprovação unânime do TJMA, analisa atos por improbidade administrativa.
    No Processo nº 1535-12.2010.8.10.0049, o MPE afirma que a prefeita é diretamente responsável por fraude na prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação, revelada por assinatura do contador Alexandre Santos Costa em documentos apresentados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
    O Processo nº 637.96.2010.8.10.0049 trata de Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela, no qual o MPE sequencia atos de nepotismo da prefeita e pede a exoneração de todos os servidores Paço do Limiar que tenham cargo em comissão e relação de parentesco com a prefeita, o vice-prefeito e vereadores.
    O MPE alega que Bia Venânciou nomeou para o exercício de cargos em comissão oito parentes até terceiro grau, e também dos vereadores Francisco Pereira Filho, Raimundo Pedro Silva e Orlete Mafra.
    O órgão ministerial argumenta na primeira ação que Alexandre Santos Costa foi coordenador contábil da prefeitura de Paço do Lumiar, quando detectou irregularidades contábeis e administrativas em procedimentos licitatórios realizados pela Secretaria Municipal de Educação, e que resultaram em prejuízo superior a R$ 16 milhões ao erário público.
    O contador comunicou os fatos a Bia Venâncio, que prometeu montar “equipe para fazer o reparo” na documentação e pagamentos. Em 2 de março do ano passado o contador pediu exoneração do cargo após constatar que as irregularidades não seriam sanadas. A rubrica dele aparece nos documentos entregues ao TCE, contudo exame grafotécnico do Instituto de Criminalista do Maranhão confirmou não ser sua a assinatura na prestação de contas.
    Um dos argumentos jurídicas apresentados pela prefeita, ao ser intimada a se manifestar, foi a de inaplicabilidade da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) a prefeitos municipais.
     “O processo trata de fatos gravíssimos, que incluem inequívoca falsificação documental, desvio de mais de R$ 16 milhões de cofres públicos, e a constatação de uma verdadeira quadrilha destinada a fraudar licitações e promover a “montagem” de procedimentos administrativos para legitimar a dilapidação do patrimônio municipal”, assinala o juiz Paulo de Assis Ribeiro em decisão que traz como fundamentos a Lei de Improbidade Administrativa e jurisprudências do STJ e do Tribunal de Justiça do Estado.
    Bia Venâncio terá 15 dias para contestar as duas ações, sob pena de revelia e confissão. Enquanto durar o afastamento, o cargo de prefeito será ocupado pelo vice. Cópia da decisão foi entregue ao Banco do Brasil e outros bancos que possuem relação com Paço do Lumiar.
    Na Ação Civil Pública contra atos de nepotismo o juiz Angelo Antonio Alencar dos Santos fixa multa diária de R$ 5 mil para o descumprimento da medida liminar. A multa é dirigida à prefeita, e não deve ser suportada pela Fazenda Pública Municipal, escreve o magistrado na decisão.
Da Assessoria de Comunicação da Corregedoria

No Painel da Folha de S. Paulo

Divisão...
No lançamento do programa de combate à pobreza extrema, hoje, o governo anunciará que 59% dos 16,2 milhões de brasileiros que constituem o público-alvo da ação estão no Nordeste. Norte e Sudeste empatam, com 17% cada um. O Sul terá 4% de participação e o Centro-Oeste, 3%.
Por Renata Lo Prete

Manchetes dos jornais

Maranhão
O ESTADO DO MARANHÃO - Rodoviários podem entrar novamente em greve no dia 6
O IMPARCIAL - Demissões agravam crise entre rodoviários e patrões
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Congresso quer o mesmo salário do STF
FOLHA DE SÃO PAULO:Acuado na Câmara, Palocci é cobrado por Dilma e Lula
O ESTADO DE S. PAULO:PT contraria Lula e começa a brigar pela vaga de Palocci
O ESTADO DE MINAS:Outra cara, mesmos problemas
O GLOBO:Governo joga duro para tentar anular convocação de Palocci
VALOR:Economia mundial desacelera
ZERO HORA:Aumento de roubos com morte faz BM adotar estratégia de emergência
Regional
DIÁRIO DO PARÁ: INSS vai chamar 10 mil segurados
JORNAL DO COMMERCIO:Homicídios em queda
MEIO-NORTE:PMP começa a cumprir orçamento popular
O POVO:Supremo acaba com guerra fiscal