14 de mai. de 2011

Gullar estreia coluna no Diário do Nordeste

O poeta maranhense Ferreira Gullar
    O escritor, poeta e crítico de arte Ferreira Gullar estreia, amanhã, sua coluna no Caderno 3 do Diário do Nordeste. A cada semana, o poeta apresentará novas crônicas, com seus já famosos assombros, resmungos e reflexões.
    Considerado por muitos o maior poeta vivo do Brasil, é na crônica e na crítica de arte que o maranhense Ferreira Gullar concentra o maior volume de sua produção. Gullar despeja em prosa todas as suas inquietações motivadas por temas sociais, políticos, artísticos e poéticos. É este autor significativo para nossa recente história literária quem estreia, amanhã, uma nova coluna semanal no Caderno 3.
    No primeiro texto de sua coluna publicado no Diário do Nordeste, Ferreira Gullar escreve sobre "os mistérios da criação artística", a partir de um caso célebre, o roubo da Monalisa, obra-prima de Leonardo Da Vinci.
    Crônicas da mesma fonte já renderam ao poeta o conceituado Prêmio Jabuti, em 2007, quando publicou o livro "Resmungos", seleção de 44 textos publicados originalmente em 2005 no jornal Folha de São Paulo. "Essa coluna também é muito lida, as pessoas me escrevem, gostam do que escrevo", comentou o poeta em entrevista ao segundo número da revista Gente, cuja edição traz uma conversa exclusiva com o autor de "Em alguma parte alguma". Em 2010, a obra do escritor foi coroada com o Prêmio Camões, mais alta comenda literária da Língua Portuguesa, promovida em parceria pelos governos do Brasil e de Portugal.

Natalino Salgado lança campanha pela reeleição de reitor da UFMA

    Mais um lance da saga continuista no Maranhão. Neste sábado,14, o reitor Natalino Salgado da Universidade Federal do Maranhão,Ufma, lança sua candidatura para mais um mandato como magnífico tendo como vice Antonio José da Silva Oliveira. O lançamento da campanha pela reeleição será na sede da Assuma  (Associação de servidores da Ufma), no bairro do Olho D´Água.
        Escolhido através de lista sêxtupla em 2010 pelo Ministério da Educação, Natalino é o décimo segundo reitor da Ufma que em 2011 completa 41 anos de existência. Salgado é médico. Ele tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão. Integrantes do Centro Acadêmico divergem do diretório.
    Natalino Salgado usa da mesma estratégia do reitor da Unioversidade Estadual do Maranhão, José Carlos Oliveira, transformando o campus da Ufma no Bacanga em um lento canteiro de obras. O portal da Ufma à margem da avenida dos Portugueses, na área Itaqui-Bacanga, há meses patina com orçamento de mais de R$ 400 mil. Outras obras seguem o mesmo ritmo. ele tem o apoio de parlamentares do grupo do Sarney, como o deputado federal Gastão Vieira (PMDB).

Dutra se envolve em polêmico sobre quilombolas de Sergipe

O deputado federal do Maranhão, Domingos Dutra (PT), se envolveu em uma polêmica com uma magistrada do Sergipe. Em entrevista ao repórter André Barros, da sergipana TV Atalaia, Dutra acusou a juíza de Neópolis, Rosivan Machado, de promover terrorismo entre os quilombolas sergipanos.
   As denúncias do deputado Domingos Dutra repercutiram no estado do Sergipe. A juíza rebateu no programa Sergipe Notícias, mesmo programa em quie o parlamentar fez acusações à magistrada,  no início da semana. Negou os fatos apresentados pelo deputado petista maranhense e disse que Dutra “quer aparecer”.
   A questão envolve a certificação da comunidade quilombola de Brejo Grande no Baixo São Francisco sergipano, sob responsabilidade do Ministério da Cultura. A juíza Rosivan Machado acusa A superintendência do Incra de pretender desapropriar o município.
Do Faxaju

Festival da Galinha Caipira tem primeira edição em Canindé (CE)

O I Festival da Galinha Caipira dos Chorós, acontece até domingo em Canindé (CE). Durante três dias do evento os amantes da galinha caipira, prato típico do sertão cearense, poderão degustar um cardápio feito inteiramente à base desta carne.
    Resultado de parceira entre a Prefeitura de Cascavel e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Festival será uma oportunidade de desenvolver a economia do lugar, no que deve se tornar um evento anual.A estimativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local durante os três dias do evento.
    A iniciativa partiu diretamente da comunidade. Os criadores de galinha caipira procuraram Prefeitura e Governo do Estado para apresentar o projeto. A proposta foi incorporada pelo Sebrae e pelo Banco do Nordeste. Segundo Mônica Sabino, analista técnica do Sebrae, o “grande mote” do evento é dar visibilidade ao trabalho da comunidade, fazendo a sociedade perceber que os criadores podem produzir e obter crédito.
    Para atender à necessidade de aprimoramento dos participantes, o BNB organizou palestras voltadas aos produtores, que receberam ainda informações do Sebrae sobre empreendedorismo. A iniciativa possui exemplos anteriores que, segundo Mônica Sabino, já mostram bom resultado, como é o caso do Festival de Arraia, também em Cascavel.
    “(O festival) foi uma surpresa para nós, em termos de organização, de público e de qualidade das atrações culturais”, disse a analista. Para a segunda edição, ela afirma que já se percebe uma maturidade dos produtores de arraia. “Eles perceberam a importância de aprimorar as condições de serviço para ter um melhor empreendimento”.
Com informações do Ceará Agora

Boletim médico sobre o senador Lobão Filho

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a assessoria de imprensa do Hospital UDI, no Maranhão, afirmou que "o Senador Edson Lobão Filho foi submetido, com sucesso, a procedimento cirúrgico para correção de ferimentos na face".

Manchetes dos jornais

Maranhão
AQUI-MA - Bala pra todo lado
JORNAL PEQUENO - Edinho segue sedado e respira com ajuda de aparelhos
O ESTADO DO MARANHÃO - Multidão invade cadeia e mata dois em Pedro do Rosário
O IMPARCIAL - População toca fogo em delegacia e mata dois presos
4º PODER - O prefeito "fantasma" de Bequimão
Nacional
CORREIO BRASILIENSE:Senado vai investigar superaposentadorias
FOLHA DE SÃO PAULO:Taleban assume autoria de ataque que matou 80
O ESTADO DE MINAS:Negócios da China
O ESTADO DE S. PAULO:Corte de gasto deve afetar investimento da Petrobras
O GLOBO:Código Florestal - Relatório de Aldo estimula crime ambiental, diz governo
ZERO HORA:Concessionárias já programam atraso na entrega de carros
Regional
DIÁRIO DO PARÁ:MEC antecipa provas do Enem
JORNAL DO COMMERCIO:Final com lotação quase esgotada
MEIO-NORTE:Dengue sobe 12% em 10 dias e chega a 5.856
O POVO:Polícia estoura quinto laboratório de drogas

No claudiohumberto.com.br

SONO DOS JUSTOS
Dorme há três anos no Supremo o processo da empresa Usimar, denunciado em 2004 pelo Ministério Público Federal. Além da governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e marido, envolve também Fábio Vaz de Lima, casado com a senadora Marina Silva (PV-AC).

Na coluna do Ilimar Franco

Veto
O PMDB não quer nem ouvir falar na hipótese de o ex-deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) ser nomeado para a presidência da Embratur. Dino é adversário político da família Sarney. Aliás, o PMDB quer que Mário Moyses (PT) fique lá.
De O Globo