19 de mar. de 2011

Lambe-lambe: Super lua perigeu

Sarney, Collor, FHC e Itamar participam de almoço vegetariano com presidente dos EUA

    O ex-presidente Lula, que foi chamado de "o cara" por Barack Obama, foi o único ex-presidente, desde 1985, que recusou o convite para o almoço de hoje (19), oferecido por Dilma Rousseff, ao chefe de Estado americano, Barack Obama, que já está no País. Os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor, José Sarney e Itamar Franco marcaram presença no Palácio Itamaraty.
    No cardápio foi servido "feijoada vegetariana",sem carne de porco, espaguete de palmito popunha,  baião de dois, e ainda picanha, para os não vegano, salada, legumes grelhados, frutas tropicais, sorvete de graviola e vinho nacional.

PSOL nacional envia representante para aparar arestas sobre filiação de Haroldo Sabóia e ex-petistas

    A direção nacional do PSOL enviou ao Maranhão o professor de Ciência Política e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jorge Almeida, para intermediar a crise gerada no braço estadual do partido por conta dos pedidos de filiação do grupo de ex-petistas e do ex-deputado constituinte Haroldo Sabóia, agora ex-pedetista.
    Em reunião realizada nesta semana o diretório nacional  aprovou por unanimidade as filiações de Sabóia, Franklin Douglas, Wagner Baldez e Roberval Costa. A maioria da executiva estadual, porém, é contra o ingresso dos ex-petistas e de Sabóia. O grupo divergente é capitaneado pelo ex-candidato ao governo do estado nas eleições de 2010, Paulo Rios, e pelo ex-candidato à prefeitura de São Luís, Saturnino Moreira.
    Almeida desembarcou em São Luís no meio da tarde deste sábado,19, para aparar arestas.  Veio com a missão de acolher o grupo que, no entendimento da direção nacional, fortificam a luta contra a oligarquia no Maranhão, personificada pelo senador José Sarney (PMDB-AP).
    Haroldo Sabóia deixou o PDT, legenda pela qual disputou uma vaga na Câmara Municipal de São Luís sem lograr êxito nas eleições de 2008. O político tem passagens ainda pelo MDB, partido pelo qual conquistou seu primeiro mandato como deputado estadual ainda no período da Ditadura Militar; pelo PMDB e PT. Seu giro partidário registra duas filiações ao PDT.
    "Não permaneço nas legendas que se alinham ao sarneysmo e à direita", justifica sua transitoriedade partidário o economista. Segundo Sabóia, as críticas sobre sua volubilidade procedem de pessoas que também preencheram várias fichas de filiação.

Charge do dia - Clayton

Maranhense lança livro pelo sistema "crowdfunding"

    Como forma de tornar realidade um projeto, no melhor estilo “cada um ajuda um pouco”, é que o “crowdfunding” (“financiamento pela multidão”, em tradução livre) vem ganhando espaço no Brasil. Foi assim que um grupo de pessoas, por meio de uma empresa especializada, a Mobsocial, conseguiu trazer a banda de horror-punk Misfits para tocar no país.
    Radicado em Manaus (AM), o escritor maranhense Kadu Lago exemplifica o "crowdfunding". Ele contou com um grupo de amigos e fãs que se mobilizaram e conseguiram, com pequenas quantias, lançar uma nova edição do livro autobiográfico “Confissões ao Mar”.
    Em 2000, o escritor  vendeu 1.000 exemplares do livro onde relata a história de um rapaz que se apaixona por outro. O sucesso foi tanto que no ano passado seus fãs se reuniram numa comunidade no Orkut e a ideia de uma segunda edição, de forma independente, foi concretizada.
   “Eles fizeram a compra antecipada, com valor mínimo de R$ 100 e o máximo R$ 300. Mas mais de uma pessoa podia pagar esse valor. Na contracapa, como forma de agradecer quem ajudou, coloquei a foto das 40 primeiras pessoas que pagaram, com nome, sobrenome e cidade. Deu muito certo e penso em lançar ‘As palavras que a gente repete’ da mesma forma”, adiantou Lago.
    O financiamento coletivo ainda é pouco usado, mas tem dado o que falar. O motivo principal é a facilidade em realizar o projeto e, de quebra, recompensar quem ajudou. Você pede o dinheiro, espalha a sua ideia e, depois de concretizada, ninguém sai perdendo - só ganha!

Saiba como funciona:
Internet é ferramenta fundamental
O fundador da primeira empresa do Brasil especializada em “crowdfunding”, a Mobsocial, Rafael Cardone, contou que a Internet tem viabilizado esse tipo de financiamento.  Aberta desde a quinta-feira passada, dia 10, eles já conseguiram fechar o show da banda Misfits no dia 17.
A cidade?
   A dos fãs que mais comprarem cotas. Nessa disputa, são mais de 40 cidades na expectativa. “Com a web 2.0, a coletividade, as compras coletivas, isso veio crescendo mais no País. Além do mais, dá para trazer bandas sem correr risco”, contou.
    O pagamento é feito pelo sistema PagSeguro e os financiadores não precisam comprar ingresso, já que o valor é revertido. A empresa só trabalha com shows, e já está em negociação com uma banda misteriosa de rock.
Internet
A divulgação sempre começa pela Internet, com várias pessoas.
Modalidades
Shows, livros, filmes e projetos em geral.
Pagamento
Os valores podem ser mínimos e até empresas grandes podem financiar.

Presidente do PSTU tenta embarcar para o Rio para acompanhar prisões de militantes anti-Obama

    Em São Luís desde quinta-feira, 17, participando de encontro do IFMA, o presidente nacional do PSTU (Partido Socialista dos trabalhadores Unificados), José Maria de Almeida, tenta embarcar para o Rio de Janeiro ainda neste sábado,19, para acompanhar o episódio da prisão de militantes do partido no manifesto anti-Obama.  Seu retorno estava previsto para o domingo à tarde.
    Desde as oito horas de hoje os 13 detidos na manifestação contra a visita do presidente dos EUA ao país realizada na tarde de sexta-feira. Dez dos manifestantes presos são filiados  ao PSTU. Depois de passar por exame de corpo-delito no IML carioca ele foram levados para os presídios de Bangu (os homens) e Água Santa(as mulheres).
    Sob a alegação de atentado ao consulado dos EUA, as prisões são inafiançáveis.Os advogados do PSTU  questionam os artigos apontados pelo delegado. A intenção do partido é chamar atenção da comunidade internacional para a arbitrariedade das prisões.
    O PST fará um ato neste domingo, às 10h, contra a visita de Obama e pela liberdade dos presos políticos. Hoje, em Brasília, militantes do partido irão até a Praça dos Três Poderes, também para exigir a libertação.

Dupla de bandidos do Ceará planejava sequestrar empresário em Santa Inês

Alex Gardenal e Fabinho Pavuna na chegada a Fortaleza(CE)
Fábio Braga

    Enquanto esteve foragido, Francisco Fabiano da Silva Aquino, o Fabinho da Pavuna, usou um nome falso. Zombeteiro, o bandido escolheu o sobrenome do delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, e o nome do ex-secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro. Assim, quem lhe perguntasse o nome, ele respondia: Roberto Dantas.
    O nome falso estava sendo usado no Maranhão, onde Fabinho da Pavuna foi preso, juntamente com Alexandre de Souza Ribeiro, o Alex Gardenal. Sob forte escolta policial, os dois foram trazidos na sexta-feira,18, para Fortaleza. Alex é um dos bandidos resgatados do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, no último dia 5 de fevereiro.
    Segundo a Polícia, foi Fabinho da Pavuna quem organizou o resgate. Ele fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, na madrugada do dia 21 de agosto. Os dois bandidos estavam na lista dos mais procurados pela Polícia cearense.
    A dupla foi detida próximo a um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Maranhão, no povoado de São Francisco, em Itapecuru Mirim. “Eles estavam em um veículo, se deslocando de São Luís para o município de Santa Inês”, informou o diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Francisco Crisóstomo. Os dois estavam desarmados e usando documentos falsos.
    De acordo com Crisóstomo, os bandidos estavam planejando o sequestro de um empresário em Santa Inês. Eles já tinham alugado uma casa no município. A prisão deles foi uma ação conjunta das polícias civis do Ceará e do Maranhão. “Foi um trabalho de inteligência”, comentou o delegado Andrade Júnior, titular da Coordenaria de Planejamento Operacional (Copol).
    Questionado se Fabinho da Pavuna e Alex Gardenal teriam participado de alguma ação criminosa recente no Ceará, o delegado negou. “Eles estavam distanciados do crime no nosso Estado”, afirmou Andrade.
Escoltados
     Os dois chegaram à sede da Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza, às 17h30min. A escolta foi feita por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna foram levados até uma sala no Departamento de Inteligência Policial (DIP), onde prestaram depoimento.
     Na coletiva de imprensa, não foi informado onde a dupla ficaria detida nem como seria o esquema de segurança. “Com certeza, a determinação do secretário (da Segurança Pública, Francisco Bezerra) é de que eles sejam transferidos para um presídio federal de segurança máxima”, garantiu Andrade. Fabinho da Pavuna já esteve recolhido na Penitenciária Federal do Mato Grosso do Sul. Foi mandado de volta ao Ceará e fugiu.
ENTENDA A NOTÍCIA
A dúvida agora é para onde Fabinho da Pavuna e Alex Gardenal serão levados. Nenhuma unidade penal no Ceará oferece condições de segurança para abrigar presos como eles. Há o risco de um novo resgate.
SAIBA MAIS
    Fabinho da Pavuna é apontado como um dos bandidos mais perigosos do Ceará. Além de envolvimento em sequestro e roubos a bancos e carros-fortes, ele costuma enfrentar a Polícia utilizando armas de grosso calibre, como metralhadoras e fuzis. Fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate no ano passado.
    Alex Gardenal é acusado de fazer parte de quadrilha de sequestradores e de assaltantes de banco e carro-forte. Ele teria participado, entre outros, do sequestro de uma empresária em 2006.
    Além de Alex Gardenal, fugiram do IPPOO II, em fevereiro último, outros nove presos. Eles foram resgatados por um grupo de aproximadamente dez homens, armados com pistolas e fuzis. A ação foi considerada ousada.
    Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão, havia uma mulher no momento da prisão de Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna. Ela seria namorada do Alex. A jovem - uma dançarina de forró - chegou a ser detida, mas já foi liberada.
De O POVO

Dia de São José

Escola da Fundação Bradesco em São Luís recebe Selo de Educação da Secretaria da Igualdade Racial

    A escola de educação básica e profissionalizante Fundação Bradesco, situada na Avenida dos Africanos, bairro Coroado, em São Luís, será uma das 16 do país a receber o Selo de Educação para Igualdade Racial. O selo, lançado em 2010, premiará as primeiras experiências exitosas de escolas e secretarias de Educação que implementaram a Lei nº 10.639/03. A lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio.
    O projeto tem como objetivo contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África. E que apontem para a riqueza da diversidade cultural como marca da sociedade do país, fortalecendo, com isto, a identidade nacional.
    O Selo de Educação é uma parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC (SECAD), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
    As unidades escolares e secretarias estaduais e municipais de Educação puderam inscrever suas ações até o fim de 2010 e, na comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Desigualdade Racial, 21 de março, as selecionadas receberão da SEPPIR seus certificados, além de kit com símbolos que caracaterizarão a instituição premiada e kit com livros e outros materiais didáticos.
    Serão 16 agraciadas que se destacaram na implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, tendo como foco a Lei nº 10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial.

INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS
Unidades Escolares: 08
Escolas Quilombolas: 03
Secretarias Municipais de Educação: 07
Secretarias Estaduais de Educação: 01
Total: 16 instituições

Unidades Escolares:
1) Colégio Estadual Duque de Caxias – Bahia - Escola Quilombola
2) Escola Estadual Verena Leite de Brito – Mt. Escola Quilombola
3) Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva – Paraíba - Escola Quilombola
4) Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Maranhão
5) Colégio Estadual de Cristalândia – Tocantins
6) Escola Municipal Florestan Fernandes – Minas Gerais
7) Escola Municipal Mário Quintana - Porto Alegre – Rio Grande do Sul
8) Escola de Ensino Fundamental Os ní Medeiros Régis – Santa Catarina
9) Instituto Anísio Teixeira - Secretaria Estadual de Educação - Ba

Secretarias Municipais de Educação:
10) Secretaria Municipal de Educação de Mesquita - RJ
11) Secrertaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - MG
12) Secretria Municipal de Educação de Araucária - PR
13) Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros – MG
14) Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto de Porteiras - CE
15) Secretaria Municipal da Educação de Redenção - CE
16) Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde - BA

Secretarias Estaduais de Educação:
1. Secretaria Municipal de Educação de Brasília - DF
2. Instituto Anísio Teixeira – Secretaria Estadual de Educação da Bahia
Com informações da SEPIR

Manchetes dos jornais

AQUI-MA - Bandidagem importada
ATOS E FATOS - Professores mobilizados criticam os deputados
JORNAL A TARDE - Castelo inaugura avenida de acesso ao Parque Vitória
JORNAL PEQUENO - Professores da rede pública do estado decidem manter greve
O ESTADO DO MARANHÃO -  Presos no Maranhão bandidos perigosos procurados no Ceará
O IMPARCIAL - Inchaço no DPVAT no Maranhão
TRIBUNA DO NORDESTE - Professores em greve sinalizam negociações

NO PAÍS
CORREIO BRASILIENSE:Após ultimato à Líbia, Obama chega a Brasília
FOLHA DE S. PAULO:Gaddafi ataca apesar do ultimato de potências
O ESTADO DE MINAS:TCU faz custo de obras em Confins cair R$ 57 milhões
O GLOBO: Cessar-fogo não convence e Obama dá ultimato a Kadafi
VALOR ECONÔMICO: Brasil fecha acordo e "abre os céus" para EUA e Europa
ZERO HORA: EUA dão ultimato para o cessar-fogo na Líbia
DIÁRIO DO PARÁ:Adolescentes matam policial
JORNAL DO COMMERCIO:Kadafi rompe trégua e França vai atacar
MEIO-NORTE: Sebim usou motorista para ficare com dinheiro
O POVO:Delegado admite:' Se ficarem aqui, eles fogem"