4 de jan. de 2011

Reveja: Maranhense fala sobre caso da criança jogada por cima do muro em Belém (PA)

Na agulha: Elis Regina canta composição de Carlos Lyra e Nelson Lins de Barros

Ricardo Murad monta estratégia para vencer eleição na FAMEM

    Na iminência de um revés na eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM, o deputado estadual reeleito Ricardo Murad (PMDB)  arregimenta apoios para seu candidato: Zé Mário, prefeito de São João dos Patos. O regisrtro de chapas, conforme edital publicado no dia 21 de dezembro de 2010,  assinado pela atual diretoria da FAMEM, pode ser feito até a próxima sexta-feira,7. Na tarde desta terça-feira,4, Ricardo recebeu em sua residência no Olho D´Água prefeitos aliados para traçar uma estratégia com objetivo de conquistar o comando da federação dos prefeitos.
    Como favorito na disputa, embora ainda não tenha formalizado a inscrição da chapa, segue o prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca (PR). A terceira via seria a prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), bastante desgastada entre os companheiros da própria região.
    Na véspera do Natal, Marreca  esteve com a nova equipe da governador Roseana.É quase unânime a torcida pela sua eleição como presidente da FAMEM. Ele deve ter como vice o atual prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB). Roseana diz que não mete a colher na eleição da FAMEM. Há controvérsias sobre a veracidade da declaração.
    O temor de Ricardo Muirad está no futuro. Caso Marreca se eleja o apoio do chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Silva é certo e líquido. Em retribuição, quando 2014 chegar, Marreca será seu cabo eleitoral para suceder Roseana. É tudo que ricardo não quer.

Lambe-Lambe - Flagrante de Pedro Novais, abrançando a filha (foto: Gustavo Miranda)

Simone Macieira será eminência parda no Sebrae-MA

    Tia da governadora Roseana Sarney, bibliotecária aposentada Simone Lucília Andrade Macieira será a superiuntendente do Sebrae no Maranhão. Na gestão do empresário Júlio Noronha, a ex-vereadora de São Luís e viúva do ex-prefeito Roberto Macieira (falecido no ano passado), irmão de Dona Marly, ocupava função subalterna no órgão de fomento. Com a eleição de Claudio Azevedo, apoiado explicitamente pela governadora Roseana, a bibliotecária foi guindada ao posto mais cobiçado na estrutura do Sebrae.
     A diretoria executiva será formada pela superintendente, pelo diretor-técnico José de Ribamar Morais e pelo diretor administrativo-financeiro Raimundo Nonato Corrêa. Macieira será uma espécie de Paulo Sakomoto do Sebrae-MA. Sua nomeação pelo presidente do Conselho lhe dá plenos poderes para substitui-lo informalmente na gestão do órgão.
    Claudio Azevedo acumulará a direção do Sebrae-MA com a secretaria de Agricultura, o comando da Associação de Siderúrgicas do Brasil (Asibras). Ao menos até o momento ainda não anunciou seu afastamento desta última.

Agronegócio no Maranhão contribui para destacar estado na Lista suja do trabalho escravo

    O agronegócio no Maranhão é o principal responsável pelo destaque conquistado pelo Maranhão no ranking da lista suja do trabalho escravo no país. O estado ocupa a segunda colocação.  Dos 22 nomes da lista suja atualizada divulgada pelo Ministério do Trabalho na segunda-feira, 3, apenas Alsis Ramos Sobrinho, da Carvoaria do Alsis, não pertence ao setor.
     A lista suja do trabalho escravo terminou 2010 com mais 88 empregadores incluídos, cinco destes são donos de fazendas em território maranhense. Desde que passou a ser divulgada em 2003, 220 firmas  passaram a fazer parte do rol dos que mantêm seus funcionários em situação análoga à de trabalho escravo, seja por servidão por dívida, seja por trabalho degradante. A primeira lista trouxe apenas 52 nomes.
    No ano passado, 2.327 trabalhadores foram libertados em 245 empresas diferentes.  Deste 98 foram no Maranhão.  Desde 2003 já foram libertados 469 trabalhadores no Maranhão vivendo nessas condições. Apenas dois foram na Carvoaria do Alsis, em Açailândia
    Desde  flagrante até serem analisados todos os recursos da defesa o  processo administrativo que pode culminar com a entrada do nome do empregador na lista dura cerca de dois anos. A inspeção tem se intensificado nos últimos anos. No ano passado, a fiscalização chegou a 245 estabelecimentos. 

Lista suja do Maranhão
1 -Adailton Dantas Cerqueira - Fazenda  São Jorge - BR 222 - KM 109- Povoado São Miguel (Santa Luzia) 06/09
2-Alcides Reinaldo Gava -  Fazendas Reunidas São Marcos e São Bento - Zona Rural (Carutapera) 06/04
3-Alsis Ramos Sobrinho - Carvoaria do Alsis BR 222 -  Km 25 - (Açailândia) 07/05
4-Antonio Barbosa Passos - Fazenda Reluz - BR 22 - KM 110 a 48 km à direita de (Bom Jesus das Selvas) 12/06
5-Antonio das Graças Almeida Murta - Fazenda Lagoinha - BR 222 - KM 85- Zona Rural.Fazenda Lagoinha - Rua Rio Grande,900 -Açailândia. - 06/04 e 11/03
6-Antonio Fernandes Camilo Filho - Fazenda Lagoinha - BR 222-Km 80 - Bom Jesus da Selva 11/07
7-Diego Moura Macedo - BR 316 - KM 383 - Zona Rural de São Luiz Gonzaga - 07/08
8-Edésio Antonio dos Santos - Fazenda Ilha - Povoado Alto Verde Veneza - Capinzal do Norte - 12/10
9-Francisco Altelius Sérvulo Paz - Fazenda CEAP -Codó 12/09
10-Gilberto Andrade - Fazenda Boa Fé - Caru - Centro Novo 11/05
11-João Dilmar Meller Domenighi - Fazenda Carajá - Balsas 12/10
12-João Feitosa de Macedo - Fazenda J. Macedo - Povoado Morada Nova - Bela Vista do Maranhão - 07/08
13-José Celso do Nascimento Oliveira - Fazenda Planalto - Santa Luzuia 12/10
14-José Egídio Quintal - Fazenda Redenção - Açailândia  12/10
15-José Escórcio de Cerqueira - Fazenda Santa Bárbara e Fazenda Bom Jesus - BR 222- KM 135 - Monção 07/08
16-Max Neves Canguçu - Fazenda Cangussu - Bom jardim - 07/04
17-Niedja Rejane Tavares Lima - Fazenda Thâmia - BR 222 - KM 47 - Mata Santa Luzia - 12/06
18-Ramilton Luiz Duarte Costa - Fazenda Bela Terra - Gov. Edison Lobão 12/10
19-Roberto Barbosa de Souza - Rodovia BR 222 - KM 413 - Santa Luzia 07/08
20-Salomão Pires de Carvalho - Fazenda Aldeia - Lugarejo Boca do Carcado, Povoado aldeia - Matões do Norte 07/09
21-Vilson de Araújo Fontes - Fazenda Cabana da Serra - Morcego - Santa Luzia 07/05
22-Vital Ferreira da Costa - Fazenda Brejo das Araras - João Lisboa - 12/06


Marcela Temer segue chamando atenção da mídia

Marcela Temer tatuou nome do marido na nuca
Brasília - A jovem Marcela Temer, de 27 anos, mulher do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), continua provocando alvoroço depois de ter roubado a cena durante a cerimônia de posse da presidenta Dilma Rousseff (PT), no sábado, em Brasília. Quatro décadas mais nova que Michel Temer, de 70 anos, Marcela, que tem sido comparada com a primeira-dama francesa, Carla Bruni, foi fotograda no dia da posse com uma tatuagem com o nome do marido na nuca.
    Marcela não falou em prova de amor ou se a atitude de deixar a tatuagem à mostra, ao usar trança nos cabelos, foi proposital. A jovem, que é advogada, já havia homenageado o marido, dando ao filho do casal o nome Michel Temer Filho, o Michelzinho, hoje com quase dois anos.
    Ontem, Marcela foi tema de reportagem do site americano Huffington Post, um website de notícias e agregador de blogs dos mais lidos nos Estados Unidos. “Uma mulher está virando a cabeça dos políticos brasileiros”, diz o site.
    Sobre sua relação com o marido, Marcela já declarou que sente “muita emoção e orgulho” de ser mulher de Michel Temer e que a diferença de idade não influi no comportamento do casal. “É como se o Michel tivesse 30 anos”, disse.
    Ela contou que ouve os conselhos da mãe para se vestir, que não tem estilista, nem usa roupas de grife famosa.
    Já Michel Temer, ao ser questionado sobre o sucesso de Marcela na cerimônia de posse, desconversou, em entrevista no domingo: “Ela é discretíssima. É minha mulher e mãe do meu filho”.
    Marcela, Miss Campinas em 2002, conheceu o marido há sete anos, quando ela lhe pediu para tirar uma foto ao lado dele durante um evento do qual Temer participou, no interior de São Paulo. O vice-presidente se encantou, pediu o telefone de Marcela, e os dois iniciaram o namoro.
De O Dia

No Painel da Folha de S. Paulo

Em postos. Depois de perder postos na saúde e o comando dos correios para o PT, o PMD recebeu a informação de que o próximo a rodar seria Alexej  Predtechensky, diretor presidente do Postais, o fundo de pensão dos Correios. Sua ligação é com a família Sarney.

Venda de tomadas de três furos já é obrigatória em todo país

    Desde o dia 1º, tomadas e plugues isolados --isto é, que não sejam parte de aparelhos-- só podem ser comercializados no Brasil segundo os novos padrões, anunciados em 2007.
    Por causa da dificuldade da indústria e de importadores de adaptação aos novos modelos, a resolução estabeleceu prazos escalonados para fabricação e comércio.
    Em outubro, a venda por fabricantes e importadores. Agora, o novo padrão é obrigatório para o comércio das peças isoladas, e, em julho, todos os aparelhos comercializados que tenham o plugue incorporado deverão obedecer aos novos padrões.
    A tomada tem três furos. Segundo o Inmetro, o objetivo é evitar folgas entre o plugue e a tomada e a exposição dos terminais metálicos, reduzindo o risco de choques.
Da Folha de S. Paulo