3 de jan. de 2011

Na agulha:Ijahman para os regueiros guerreiros do Maranhão

Expectativas dos presidentes da OAB do Rio e do Maranhão em relação a governos são divergentes

    O presidente da OAB do Rio de Janeiro, o advogado formado na Universidade Federal do Maranhão Wadih Damous, fala sobre suas expecativas para 2011.
    No campo do Judiciário, Damous pretende que as administrações dos tribunais promovam melhorias nas condições de trabalho da Justiça brasileira, sobretudo os juizados especiais, que estão se inviabilizando como instanciais de celeridade processual.
    No campo político, ele espera que a Presidenta Dilma consiga cumprir a sua principal promessa de campanha e acabe com a miséria em nosso país, que, segundo ele, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda é muito desigual e injusto.
    Enquanto isso no Maranhão, o presidente da OAB-MA, o professor da UFMA Márcio Macieira, alimenta expectativas exageradas em relação ao melhor governo já realizado pela prima Roseana Sarney (PMDB). Maceira é marido da secretaria de Direito Humanos, Fátima Oliveira.
Com informações de claudiohumberto.com.br

Enterrado corpo do ex-governador Ribamar Fiquene

    A cidade de Imperatriz ficou abalada com a mortre do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Imperatriz, José de Ribamar Fiquene, que morreu na noite de domingo,2, em São Luís. O corpo do autor do Hino de Imperatriz foi enterrado no final do dia no cemitério Jardim da Paz, no bairro do Vinhais.
    “Fiquene enriqueceu o Maranhão, especialmente em Imperatriz, cidade onde viveu grande parte de sua vida. Milhares e milhares de pessoas em Imperatriz se beneficiaram da ação do doutor Fiquene, principalmente como educador”, reconheceu o prefeito Sebastião Madeira (PSDB).
     A Prefeitura de Imperatriz declarou luto oficial por três na cidade, em memória ao ex-governador e ex-prefeito José de Ribamar Fiquene. A governadora Roseana Sarney também decretou luto no Estado.
    José Ribamar Fiquene nasceu em Itapecuru-Mirim. Foi juiz de Direito, escritor, professor, músico e político, prefeito de Imperatriz (1983 a 1989), governador do Maranhão (1994-1995), e senador durante três meses. Fiquene também era poeta, membro da Academia Imperatrizense de Letras, escreveu livros e foi o autor da letra e música.
    No CD “Tributo a Ribamar Fiquene”, gravado em outubro do ano passado, Chiquinho França, Luiz Carlos Dias, Erasmo Dibel, Nenen Bragança, Zeca Tocantins interpretaram composições do itapecuruense.

Confira os ganhadores do Prêmio Sated-MA de Artes Cênicas 2010

Cena do espetáculo "Pai e Filho "
Melhor espetáculo


“Pai e Filho”, da Pequena Cia. de Teatro
Melhor diretor
Marcelo Flecha (Pai e Filho)

Melhor ator
Claudio Marconcine (Pai e Filho)

Melhor atriz
Teófila Lima (Encontros Improváveis)

Melhor atriz codjuvante
Aline Nascimento (Esperando Godot)

Melhor ator coadjuvante


Raphael Brito, de “Lullaby: Por quem choram as pedras”
 
Melhor iluminação
Marcelo Flecha (Pai e Filho)

Melhor Figurino
Marcelo Flecha (Pai e Filho)

Melhor Cenografia
Marcelo Flecha (Pai e Filho)

Melhor Produção
Katia Lopes (Pai e Filho)

Melhor Espetáculo Visitante
“Aqueles Dois”, da Cia de Teatro Luna Lunera (MG)

Prêmio Sated de Dança

Melhor Espetáculo
Rimel – Cia Resgate De Teatro E Dança

Melhor bailarino
Cléo Júnior, da Pulsar Cia. de Teatro

Melhor bailarina
Taila Menezes, da SLZ Dança

Melhor espetáculo de academia
Espaço Dança

Melhor coreógrafo
Gabriele Dantas, da Cia. de Dança Resgate

Melhor bailarino revelação
Mike Santos, da Pulsar Cia. de Dança

Melhor bailarina revelação
Camilla Amaral, da Cia. Resgate Teatro e Dança

Pedro Novais assume ministério do Turismo prometendo "seriedade e consciência pública"

Vannilldo Mendes, da Sucursal de Brasília
    O novo ministro do Turismo, Pedro Novais, tomou posse há pouco no cargo e, em discurso emocionado, em que considerou o convite da presidente Dilma a maior “honraria” de sua vida, ele lamentou que a alegria do convite tenha se misturado com a “indignação diante da campanha sórdida, à base de calúnias e ignomínias, lançada contra ele”. O novo ministro se referia a denúncia publicada no jornal O Estado de S.Paulo, segundo a qual Novais pediu ressarcimento à Câmara dos Deputados de uma nota fiscal no valor de R$ 2.156,00, por uma festa em motel em São Luís, no Maranhão. Embora tenha admitido a apresentação da nota para obter o reembolso, Novais afirmou que reconhecia o erro e, depois, devolveu o valor aos cofres públicos.
    Por causa da denúncia, o nome de Novais para comandar a pasta do Turismo ficou em suspenso até o dia da nomeação, confirmada devido ao apoio maciço do PMDB. Participaram hoje da transmissão do cargo a Novais, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP), o presidente do Senado, José Sarney, (PMDB/AP) e outros caciques do partidos.
    Novais prometeu “seriedade e consciência pública” à frente do cargo e listou as prioridades de sua administração. Entre elas, eliminar “as áreas críticas” da Pasta por onde escoam verbas públicas de forma irregular, como, por exemplo, a promoção de “festas, eventos e folguedos” com recursos de emendas parlamentares. Ele anunciou também a implantação do Plano Nacional de Turismo para o triênio 2011-2014 e foco nas providências voltadas para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
De O Estadão

Escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi atiça preconceito contra nordestinos em São Paulo

     A escola paulistana Acadêmico do Tucuruvi, que no ano passado levou para avenida o tema " "São Luís do Maranhão: um universo de encantos e magias", inspirado na capital do Maranhão, está no centro da onda de preconceito contra os nordestinos.
    Durante o programa do Fantástico levado ao ar no domingo passado,3, o presidente da escola, Jamil Abdo, protagonizou as denúncias contra o preconceito que tem sido vítima por ter escolhido para este ano o enredo de 2011: "Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo, capital do Nordeste". Desde 1986 a escola não fartura o prêmio de campeã no sambódromo paulista. A ideia da homanegem é do carnavalesco Wagner Santos, que é nordestino, nascido em São Luís do Maranhão.
     As ofensas à escola foram feitas via e-mail. A São Paulo Turismo (SPturis) que organiza os desfiles das escolas de samba no Anhembi também recebeu um e-mail similar ao que foi enviado à Acadêmicos do Tucuruvi. A mensagem foi enviada no dia 7 de dezembro e encaminhada à ouvidoria.
    O movimento denominado "São Paulo é meu país" raivosamente repudia o enredo da escola.  "Me mostre onde a capital do nordeste é São Paulo.... Querem exaltar o nordeste desfilem por lá e não na minha cidade que se chama São Paulo, capital do Estado de São Paulo".
     Em outra mensagem repassada para a escola, assinada pelo mesmo movimento supostamente sediado em Santo André, o destempero é ainda maior: "Capital do Nordeste é o caralho. Vai tomar no cu escola de merda. Temos que valorizar a cultura paulista e não esse povinho de cabeça chata. Tomara que esse carnaval seja o pior de todas a história da escola. É o que deseja todos paulista separatista".
    Pelo visto o único nordestino visto com bons olhos em São Paulo é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em Pernambuco.

Acadêmicos de Tucuruvi em "São Luís do Maranhão: um universo de encantos e magias"

2011 será o ano da Itália no Brasil


    O advogado Gianluca Maria Bella, cônsul honorário da Itália no Maranhão, terá a incumbência de organizar a programação local do ano da Itália no Brasil comemorado em 2011.  É a primeira vez na história dos dois países que esta parceria acontece. Ele substituiu na agência consular o professor Mario Cella que programava trazer ao Maranhão a cantora Laura Pausini.

Ancine passa cobrar em São Luís taxa pelo registro de obras publicitárias de pequena veiculação

    Em comunicado a Agência Nacional de Cinema esclarece que a partir de 2011, obras produzidas para comunicação pública em São Luis (MA)terão que pagar Condecine.
Confira o comunicado:
    Informamos que, a partir de 03 de janeiro de 2011, a população dos municípios brasileiros será atualizada em nossos sistemas. Destacamos que o município de São Luis do Maranhão, como resultado do Censo Populacional 2010, recém publicado pelo IBGE, ultrapassou a marca de 1 milhão de habitantes.
    Como consequência, a partir desta data, as obras publicitárias produzidas para comunicação pública neste município não gozarão mais da isenção de CONDECINE, prevista no inciso IV do artigo 39 da Medida Provisória 2228-1/01, regulamentada pela Instrução Normativa nº 06/2002.”
Assessoria de Comunicação da Ancine

Manchetes dos jornais

O ESTADO DO MARANHÃO - Governo divulga calendário de pagamento 2011
O IMPARCIAL - Morre aos 80 anos o ex-governador Ribamar Fiquene