1 de jan. de 2011

Destaque da posse de Dilma

Com participacão discreta na cerimônia de posse, até pela condição de mulher do vice-presidente da República, d. Marcela Temer (foto) acabou se destacando pela juventude e beleza que a levaram a disputar o concurso de miss São Paulo, em 2002. Nascida em Paulínia e casada com o vice-presidente Michel Temer, 43 anos mais velho, ela tem 27 anos de idade, é mãe de Michel Jr, nascido há dezoito meses. Depois de casada, ela se formou em Direito.
Do claudiohumberto.com.br

Direto de Brasília: Acompanhe a posse de Dilma Rousseff

Carta de despedida do ministro Juca Ferreira, da Cultura

    Despeço-me do Ministério da Cultura com a certeza do dever cumprido. Aliás, fomos além do dever e das obrigações. Nos dedicamos de corpo e alma. Mas não me iludo, sei que muito ainda se poderia fazer e que muito precisa ser feito pela cultura de nosso país. Por isto não me considero plenamente satisfeito, mas me considero realizado.
    Posso dizer com tranquilidade que estivemos à altura da grandeza histórica do governo Lula, tratando as coisas públicas com o máximo respeito, preparando o Ministério da Cultura para atender as necessidades e demandas culturais da sociedade, democratizando as políticas culturais, republicanizando nossas ações e responsabilizando o Estado para com a diversidade cultural do país e os direitos culturais dos brasileiros.
    Buscamos nos relacionar com todo o corpo simbólico da nação, sem privilégios nem discriminações. Nos relacionamos positivamente com todos os governos municipais e estaduais, independente da coloração política dos seus dirigentes e tratamos a todos os artistas, criadores e produtores culturais de maneira igualmente respeitosa.
    Contribuímos para que a cultura fosse incorporada ao projeto de desenvolvimento. A importância que a cultura adquiriu no governo Lula significa que não basta aumentar o poder aquisitivo dos brasileiros. São necessárias muitas outras coisas, tais como meio ambiente saudável, educação de qualidade e acesso pleno à cultura.
    Na gestão do governo Lula, a cultura em nosso país passou, definitivamente, a ser tratada como primeira necessidade de todos, tão importante quanto comida, habitação, saúde etc. Essa foi uma grande vitória. Talvez a maior de todas. Colocamos a cultura no patamar superior das políticas públicas no Brasil. E fomos além: federalizamos, democratizamos e descentralizamos as ações do Ministério da Cultura. Procuramos seguir rigorosamente a orientação do presidente Lula, de atuar dentro dos padrões de um Estado democrático, republicano e responsável com o desenvolvimento cultural do país. Os projetos de lei que ainda tramitam no Congresso, tais como o Procultura e o Vale Cultura, entre outros, complementam essa nova institucionalidade favorável ao desenvolvimento cultural do país.
    Estou convencido de que nada disto teria sido possível se não representássemos a vontade de uma grande maioria. Esta grande maioria que deu legitimidade ao convite feito pelo presidente Lula para que Gilberto Gil ocupasse a pasta da Cultura, e a Gil agradeço o convite para a seu lado caminhar por boa parte desta jornada que me levou a ser ministro.
    Agradeço muito especialmente ao presidente Lula pela confiança que em mim foi depositada e por todo seu apoio à nossa gestão. Sem a sua compreensão quanto ao papel estratégico que a cultura ocupa para um projeto de nação, dificilmente teríamos chegado onde chegamos.
    Despeço-me agradecendo também ao apoio recebido de tantos artistas, produtores culturais, investidores, profissionais e cidadãos. Consolidamos um novo patamar de participação e inclusão da sociedade na formulação e construção de políticas públicas para a cultura.
    Quero, ainda, agradecer ao apoio recebido de todos os servidores do Ministério da Cultura, porque sem eles o MinC não teria sido bem sucedido.
    Por fim, despeço-me desejando muito sucesso à presidente eleita e à nova ministra, me dispondo a colaborar em tudo o que estiver ao meu alcance para que conquistemos o Brasil que queremos, um Brasil de todos. Até logo.

Juca Ferreira, ministro de Estado da Cultura
Brasília, 31 de dezembro de 2010

Roseana Sarney (MA) e Siqueira Campos (TO) vão para o quarto mandato

     Dos 27 governadores que assumem mandatos a partir deste sábado, 1º de janeiro de 2011, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB),  e o tucano Siqueira Campos do estado de Tocantins irão para o quarto mandato. Siqueira tem 82 e encerrará o mandato com 86, quando, talvez, se retire da vida pública. Com 57 anos de idade, Roseana anunciou que a eleição de outubro de 2010 seria sua última. Mas em política tempo é tempo e a história se escreve a cada dia.

Museu de Tudo: Página virada da nossa história

Zé Reinaldo e Jackson Lago com a faixa de governador em 1º de janeiro de 2007

Ministra da mulher Iriny Lopes não tem diploma

A ministra da secretaria Especial de Política para Mulheres, Iriny Lopes, é a única sem diplama da equipe do governo que assume hoje. Com 57 anos de idade, a deputada federal eleita pelo Espírito Santos para o primeiro mandato em 2002 tem um histórico ligado à luta pela cidadania.

Lobão com diploma

O senador Edison Lobão (PMDB), que assume o ministro das Minas e Energia pela segunda vez, e a secretária de Comunicação Social do governo Dilma, Helena Chagas, têm algo em comum: são jornalistas.

Novais é o mais velho da equipe de Dilma

    Os ministros Alexandre Padilha (Saúde)) e Orlando Silva (Esportes) são os mais jovens da equipe de Dilma Rousseff, que toma posse como presidente neste sábado, 1º de janeiro. Ambos estão com 39 anos de idade. O mais velho da equipe é o deputado federal pelo Maranhão Pedro Novais (PMDB) que assumirá na segunda o Ministério do Turismo. O octogenário vai comandar um orçamento de R$ 4,2 bilhões.

O Imparcial se associa à emissora oficial do governo

No site do jornal O Imparcial, título da cadeira Diários Associados no Maranhão, sob o título Novo governo - Confira a posse da governadora Roseana Sarney, ao vivo, a partir de meia noite, desde o início da noite de sexta-feira, 31 de dezembro de 2010, o internauta é remetido para a programação da Rádio Timbira, emissora oficial do governo do estado. No primeiro dia do ano a Timbira ganhou acesso por mais um endereço. Sinal de que o veículo dos Diários se imbricará com o governo em prol do Maranhão.

Globo ignora reveillon do Maranhão

A Rede Globo ignorou o "Reveillon 2011 - Prosperidade e Paz. Boas Festas" patrocinado pelo governo do estado na orla marítima de São Luís. Na cobertura "Show da Virada" se alternaram imagens da festa na Praia de Iracema (Fortaleza-CE), Praia de Atalaia (Aracaju - SE), Praia do Pina (Recife - PE) e Salvador (BA). Do Maranhão nada.

Museu de Tudo: O poder no Maranhão no passado e presente

31 de janiro de 1966

1º de janeiro de 2010


Manchetes dos jornais

O ESTADO DO MARANHÃO - Roseana reafirma empenho para o novo governo
O IMPARCIAL - Dia da posse