23 de ago. de 2011

S. Raimundo dos Mulundus: Festival de aboio em Paulica

2 comentários:

Anônimo disse...

Este sim um santo para os vaqueiros e para quem crer.esse é da nossa terra.E viva São Raimundo Nonato dos Murundu,Viva Tuntum e todos que tem fé.
Márcio Alexandre.

Fátima Oliveira disse...

Henrique Bóis, fiquei emocionada com o vídeo.
São Raimundo dos Mulundus, o Santo Vaqueiro, morreu em 29 de agosto (Dia Nacional do Vaqueiro), é santo protetor dos vaqueiros e por eles muito prestigiado. É uma das festas mais importantes do turismo religioso ou roteiro de fé nordestino.
Tenho lido muito a respeito do que o arcebispo de São Luís, Dom José Delgado, fez em 1954: mudou o santuário de Mulundus para a sede da paróquia em Vargem Grande, e deu o nome de Santuário de São Raimundo Nonato, que NÃO era o vaqueiro, mas o santo espanhol (1204-1240) com o mesmo nome, bispo da ordem dos Mercedários!
O que significa que nos festejos de São Raimundo Nonato em Vargem Grande são festejados DOIS santos: o santo vaqueiro e o santo espanhol! Pontuo: o São Raimundo Nonato que está no Santuário é santo espanhol!
E o povo, que não é bobo, sabe, por isso faz romaria até Mulundus, a 30 Km de Vargem Grande, onde era a Fazenda Mulundus, uma localidade de negros.
Raimundo Nonato com outros vaqueiros estava caçando uma rês desgarradada do rebanho, e se perdeu dos outros. Dois dias depois o vaqueiro foi encontrado morto ao lado de uma carnaubeira, na qual dizem que ele bateu a cabeça e quebrou o pescoço. O seu corpo exalava um perfume que surpreendeu as pessoas, pois estava conservado. Nunca foi enterrado! O corpo dele sumiu, depois de ter sido entregue a um padre. Dizem que foi levado pra Roma!
Mas a fama d milagreiro se espalhou depois que a mãe do o Dr. Saul Nina Rodrigues, advogado de renome e escritor que pertenceu à Academia Maranhense de Letras (pai do
médico Raimundo Nina Rodrigues),, fez uma promessa para ele, que estava à beira da morte por pneumonia, e despachado pelos médicos (não havia antibiótico ainda) ficar bom. Ela pagou a promessa: mandou fazer, em Portugal, uma imagem de São Raimundo Nonato com um gibão (indumentária do vaqueiro nordestino).

HINO A SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS
Santo Milagreiro - São Raimundo dos Mulundus
Djalma Chaves-César Roberto

Quem é romeiro é estradeiro
De pé no chão
Vela na mão vem de lá
Das bandas do iguará
E num lampejo de inspiração de oração
Pelo sinal da cruz fica na beira da paulica
Carrega o andor não se importa com a dor
É catimbeiro aposta no amor
Que vingou
São Raimundo dos Mulundus
Milagreiro
Ê santo vaqueiro
Meu irmão Jesus
São Raimundo dos Mulundus
Milagreiro
Ê santo vaqueiro
Me alivia a cruz.

Postar um comentário

Comente aqui!!!