1 de jun. de 2011

Festa do Divino em Alcântara tem início com subida do mastro do Imperador nesta quarta

Subida da Mostra na Ladeira do Jacaré
Com a subida do Mastro do Imperador na Praça da Matriz, começa nesta quarta-feira, 1º de junho, em Alcântara (MA) a Festa do Divino Espírito Santo. 
Pode dizer que se encerra mais um ciclo da festa tradicional na cidade maranhense  onde os primeiros habitantes brancos franceses chegaram em 1648.
   Este ano a festa é do Imperador Zé Maria. Oito festeiros receberão o império até o dia 12 de julho, Domingo de Pentecostes.
O mastro do Imperador no Porto do Jacaré
Praça da Matriz no centro histórico de Alcântara
Antes de ser erguido na Praça da Matriz, o mastro desembarca no Porto do Jacaré de onde é levado por uma multidão até o local onde será fincado para permanecer por doze dias.
Multidão acompanha o cortejo do mastro do Imperador
Até chegar ao local o mastro percorre em cortejo regado a licor e outros etílicos sob compasso do toque das caixeiras do Divino todas as casas dos festeiros.
A programação segue um rito tradicional.


Festa em Alcântara
O imperador e a coroa
    Teve origem em Portugal, com a construção da Igreja do Espírito Santo, em Alenquer, pela rainha Dona Isabel, no século XIII. No Brasil chegou no século XVI. Em Alcântara a festa foi inspirada na visita que nunca aconteceu de Dom Pedro II. Com a desfeita brancos e negros organizaram o coroamento do imperador. Na festa ano a ano se alternam imperador e imperatriz.
A festa em Alcântara com em outros muniucípios do Maranhão é ciclica. Começa e termina com a leitura do pelouro, documento em que é anunciado o nome do festeiro da fase que se inicia. Isso geralmente acontece após a missa do Domingo de Pentescostes, na Igreja do Carmo.
Tradicionalmente a festa é feita por 13 festeiros. Por questões financeiras esse número varia.
A cor do imperador é a vermelha; verde do Mordomo-Régio; os outros vestem azul-claro ou rosa.

O Império do Divino
Imperador/Imperatriz
Mordomo-Régio/Mordoma
Mordomos-baixos
Mordomas-baixas
Personagens
CaixeirasBandeireiras/bandeireiros

1 comentários:

Vanusa Babaçu disse...

Estarei pela promeira vez em Alcântara e meu coração está ansioso para ver essa festança.

Postar um comentário

Comente aqui!!!