7 de jun. de 2011

Bancários fecham agências do Itaú em São Luís (MA) por falta de condições de trabalho

    As agências bancárias do Itaú, situadas no Renascença e no Shopping Tropical, em São Luís (MA), não funcionaram durante esta terça-feira,7, por falta de condições de trabalho e de atendimento ao público. Segundo os integrantes da Oposição Sindical Cutista, além das recentes demissões que deixaram as agências com pouquíssimos funcionários, o que sobrecarrega os bancários e bancárias que permanecem empregados nas agências, o sistema de refrigeração não funciona.
    Segundo Rosário Braga, sob o calor intenso, “os trabalhadores da categoria bancária são obrigados a jornadas que se iniciam no começo do dia e só terminam noite adentro”. Ela informa ainda que, “os clientes que garantem os lucros exorbitantes do banco, por meio das elevadas taxas de juros e das incontáveis e extrapolantes tarifas bancárias, ainda sofrem com o calor intenso no interior das agências do Itaú”.
    Representaram a Oposição Sindical da CUT os dirigentes da Fetec, Elves de Sena e Rosario Braga, e o diretor da Contraf, Magno Leitão. Em 2010 o Itaú Unibanco lucrou R$ 13,3 bilhões, um aumento de 32,3% em relação a 2009. Nesse primeiro trimestre já acumulou lucro de R$ 3,53 bilhões. E ainda assim expõe seus funcionários e clientes a condições insalubres em seus pontos de atendimento.
    Para Elves de Sena, “a Oposição Sindical Cutista tem se empenhado em dar um basta nesta situação. Sexta-feira parou a agência do Renascença. Como o problema não foi solucionado, voltou a parar a mesma agência hoje (7), a ampliação para a agência do Tropical”. A novidade, desta vez, foi que o Sindicato dos Bancários deu as caras. “O Itaú precisa saber que não arredaremos até que os problemas dessas e demais agências estejam solucionados”, enfatiza Magno Leitão, da Contraf.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!