5 de mai. de 2011

Vergonha: pacientes agonizam no chão por falta de macas em Icatu


Vista da fachada do Hospital Municipal em reforma, Icatu, Maranhão, Brasil

    Os pacientes que estão procurando socorro médico no hospital improvisado do município de Icatu (MA), distante 133 de São Luís,  sofrem ameaças de serem colocados no chão. Na última segunda-feira,2, um paciente procurou o antigo estádio municipal de futebol com fortes dores na barriga.
    Era meia-noite, no entanto, não havia nenhuma maca disponível no estádio, transformado em hospital de pronto atendimento. Uma vergonha!
    O descaso foi tanto, que as atendentes, para dar lugar ao paciente, tiveram que desocupar uma maca em que estava o corpo de uma criança que residia no Povoado Salgado, que teria morrido há poucas horas.
    De acordo com pacientes que estavam no "hospital", a situação da saúde pública de Icatu está ficando insustentável. Muitos leitores escreveram e-mails para a redação do blog para saber se não estão mais sendo transferidos recursos para o município, devido ao abandono da área da saúde pela administração municipal.
    Em pesquisa ao portal da transparência da CGU, o blog verificou que somente no ano passado o Governo Federal repassou mais de R$ 3 milhões para ser aplicado nos seguintes programas: saúde da família, agentes comunitários, vigilância sanitária, farmácia básica e vigilância epidemiológica.
Do Blog de Icatu

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!