15 de mai. de 2011

Maranhão e Ceará dividem o mesmo santo padroeiro: São José de Ribamar


Igreja de São José de Ribamar, em Aquiraz (CE)

Os estados do Maranhão e Ceará compartilham o mesmo santo padroeiro: São José de Ribamar. No primeiro a devoção ao santo foi acesa com a promessa de um navegador português diante das ameaças das águas oceânicas da baía que mais tarde seria batizada com o nome do Santo.

Igreja de São José de Ribamar, em São José de Ribamar(MA)

    No Ceará a crença nos poderes do santo em mandar chuvas para irrigar a lavoura se originou dos tempos coloniais.No Maranhão o santo protege os pescadores.
Imagem de São José de Botas, em Aquiraz
    O templo de devoção do santo de botas no Maranhão está localizado na zona metropolitana da capital, na ilha de São Luís.
Placa do Museu Sacro de São José de Ribamar, em Aquiraz(CE)
    Com poucos quilômetros de distância de Fortaleza, capital do Ceará, está a igreja de São José de Ribamar, no município de Aquiraz. Chamada São José de Ribamar de Aquiraz, entre 1720 e 1915, na língua tupi-guarani, Aquiraz significa “água logo ali”. Os potyguara eram predominantes no local onde habitavam índios de outras tribos do tronco tupi.

Altar de São José de Ribamar, no Maranhão
    
    Antes habitada pelos índios Gamela, as terras do que seria a cidade de São José de Ribamar no Maranhão foram doadas em 1627 aos jesuítas pelo governador Francisco Coelho de Carvalho. Mas somente a partir de 1755 com libertação dos índios e a chegada de 200 casais açorianos nasceu efetivamente a cidade.

Altar da Igreja de São José de Ribamar (CE)

    No Ceará o santo é festejado em 19 de março. Data em que a natureza prenuncia o cio da terra. O Papa Pio IX foi quem em 1870 proclamou São José como patrono da Igreja Universal. Desde então a data passou a ser cultuada.
    No Maranhão os festejos de São José de Ribamar acontecem em setembro e duram dez dias. É a lua cheia que determina a data. Durante o período em que esteve à frente da Igreja, o Padre Bráulio Ayres chegou a deslocar o calendário por conveniências da agenda oficial do governo do estado.

Fachada do Museu Sacro de São José de Ribamar


    Em Aquiraz, primeira capital do Ceará, a Igreja Matriz do santo está no centro de complexo composto pelo Museu Sacro São José de Ribamar, aberto em 1967 na antiga Casa de Câmara e Cadeia iniciada no século XVIII e concluída no ano de 1877. Uma coleção de anjos é a sessão mais curiosa do museu reaberto em 1980 depois de restaurado na gestão do gopvernador Virgílio Távora.
    Em 2001 foi inaugurado o santuário de São José de Ribamar tendo a igreja secular como centro e um conjunto de oito estátuas do artista goiano Sinval Floriano Veloso como uma das atrações.


Praia do Panaquatira, em São José de Ribamar (MA)

    Os dois municípios tem em comum as praias como atração. Em São José de Ribamar as praias do Caúra e Panaquatira são as mais famosas. Em Aquiraz além do Beach Park, a Prainha é a mais procurada pelos turistas.

Prainha, em Aquiraz (CE)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!