6 de mai. de 2011

Dia do Acordeon é comemorado pela primeira vez no Brasil

Comemorado pela primeira vez no Brasil, o Dia Mundial do Acordeon será lembrado nesta sexta-feira (6), por acordeonistas. A Confederação Internacional dos Acordeonistas (CIA) com o reconhecimento da Associação dos Acordeonistas do Brasil (AAB) instituiu o dia 06 de Maio como o "Dia Mundial do Acordeon".
    O dia foi escolhido por ter sido o dia em que o Acordeon foi patenteado no ano de 1829. O lançamento oficial foi no ano de 2009 e todos os anos a CIA promove vários eventos comemorativos juntamente com outras associações de diversos países. O objetivo de tais eventos é promover a diversidade musical deste instrumento tendo como protagonistas os melhores acordeonistas de cada região.
    O dia Mundial do acordeon é uma oportunidade única para promover a conscientização pública da sanfona, um instrumento sem fronteiras, que abrange todas as culturas e gêneros musicais.
Literatura
    No Nordeste do país o instrumento recebe vários nomes: concertina, pé de bode são alguns."Velhos Sanfoneiros", de Sulamita Vieira, volume 51 da Coleção Outras Histórias do Museu do Ceará (2006) . O livro é resultado de pesquisa realizada pela socióloga e professora da Universidade Federal do Ceará, UFC, aborda aspectos do "mundo da sonfona e dos velhos sanfoneiros", elaborado a partir de entrevistas com sonfoneiros residentes no Ceará, Paraíba e Pernambuco.
    Reúne também um conjunto de definições relativas ao instrumento e gêneros musicais considerados como integranets deste mundo. Nele são apresentadas biogradias de Ivonaldo barbosa, Môzo da Ambulância, sanfoneiro paraibano nascido em 1947; Silvério Ferreira Neto, Seu Silvério, cearense tocador de sanfona; Francisco Paes de Castro, Chico Paes, dos oito baixos.
    No Pernambuco programação oficial comemora a data.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!