7 de mai. de 2011

Deputados do MA e PI se aliam para criação de novos estados

    Os deputados do Piauí e Maranhão se aliaram para aproveitar a decisão da Câmara dos Deputados de dois projetos legislativos convocando plebiscitos sobre a divisão do Pará criando dois estados – Tapajós e Carajás – e colocarem na pauta os projetos de criação do estado do Gurgueia, com a divisão do Piauí, e do Maranhão do Sul, com a divisão do Maranhão.
    “Temos que aproveitar o momento”, declarou o deputado federal Júlio César Lima (DEM), um dos defensores da criação do estado do Gurgueia. Ele afirmou que o projeto legislativo para a convocação do plebiscito sobre a criação do estado do Gurgueia está “100% pronto para votação pelo plenário da Câmara dos Deputados.
    Júlio César declarou que os deputados maranhenses também querem agilizar a votação do projeto legislativo para a realização do plebiscito sobre a criação do estado do Maranhão do Sul, que tem entre os seus virtuais municípios Açailândia e Balsas.
    O Maranhão do Sul é o da região da existência de gás natural e de grãos como a soja e fica na divisa da região dos Cerrados piauienses, também beneficiada com a produção de grãos como a soja.
    O deputado Carlos Brandão (PSDB-MA) cobrou, em discurso no Plenário, a aprovação do PDC 947/01, do ex-deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA), que cria o estado do Maranhão do Sul. “Nós já conversamos com os líderes e vamos reforçar a pressão, porque agora abriu-se uma brecha, um espaço para colocar os requerimentos de urgência para os plebiscitos sobre a criação dos estados de Tapajós e de Carajás”, declarou Brandão. “O estado do Maranhão do Sul possui potencial econômico e estrutura sociopolítica para se desenvolver”, disse.
Com informações do Meio-Norte


1 comentários:

Anônimo disse...

Vamos torcer que o maranhão do sul se liberte da família sarney.

Postar um comentário

Comente aqui!!!