25 de abr. de 2011

Família de desaparecidos ignoram site de busca do Ministério da Justiça

Apenas quatro nomes de desaparecidos no Maranhão constam no cadastro do site de desaparecidos do Ministério da Justiça. A mais recente inclusão data de novembro de 2008. Todos os casos do cadastro são de crianças e adolescente. Registra o notório desaparecimento do menino Ícaro Ferreira Rodrigues com apenas dois meses no bairro da Liberdade, em São Luís. Foi a própria mãe do desaparecido que registrou o caso junto à DPCA, Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente, origem de todos os dados.
    O site tem objetivo de contribuir com a localização de desaparecidas, dentre elas crianças e adolescentes. Sua gestão é compartilhada entre ONGs, Conselhos Tutelares e outras entidades que constituem a  Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos – ReDESAP. Em 12 estados do país são capacitados atores. A defasagem e número reduzido de registros na ferramenta é igual no Brasil inteiro.
    O Ministério da Justiça é o órgão rsponsável pela base de dados sobre desaparecimento de pessoas. Desde fevereiro de 2010 foi criado o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas com o objetivo de ampliar a busca e localização de crianças, adolescentes e adultos desaparecidos. A alimentação do Cadastro acontece de forma descentralizada pelos parceiros da ReDESAP, que são habilitados para tal. Ao serem inseridas, as informações serão atualizadas simultaneamente no site www.desaparecidos.mj.gov.br.
    Desde o início de abril, uma lei aprovada pela Câmara Municipal de São Luís, de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), obriga donos de bares e estabelecimentos de diversas a afixar cartazes de crianças e adolescentes desaparecidos.
    Pela capital do Maranhão, porém, o que se flagra são iniciativas isoladas com suportes bastante inusitados, mas estratégicos. No mural do Terminal Rodoviário de São Luís -que ja´se chamou Kiola, genitora do senador, e Castelo deu o nome do ex-governador Luiz Rocha, mas nunguém sabe- cartazes indicam que não crianças e adolescentes são os procurados por familiares. Terminais da integração também servem como pontos de divulgação. Muitos dos casos são de deficientes mentais.
Os cadastrados no site www.desaparecidos.mj.gov.br
Nome: Alan Carlos Fernandes Macedo
Data de Nascimento: 05/08/1989
Data de Inclusão: 12/03/2004
Desaparecimento: 26/06/2003
Local: Sao Luís







Nome: Analeide de Jesus Almeida Costa
Data de Nascimento: 01/12/1988
Data de Inclusão: 25/11/2004
Desaparecimento: 15/08/2004
Local: Sao Joao Batista







Nome: Ícaro Ferreira Rodrigues
Data de Nascimento: 23/07/2008
Data de Inclusão: 14/11/2008
Desaparecimento: 04/09/2008
Local: Sao Luís





Nome: Jordana Oliveira Silva
Data de Nascimento: 05/06/2002
Data de Inclusão: 26/01/2006
Desaparecimento: 23/06/2004
Local: Sao Luís



0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!