16 de mar. de 2011

PSDB irá propor comissão para discutir construção de usinas

BRASÍLIA - O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), vai propor ao presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), a criação de uma comissão mista para analisar e definir os critérios para a construção de usinas nucleares no Brasil.
    A ideia é fazer uma comissão com integrantes de partidos da base e da oposição. Para isso, Nogueira já conversou com outros parlamentares, especialmente aos ligados à área de meio ambiente, como o líder do PV, Sarney Filho (MA).
    A preocupação é quanto à elaboração de um plano de contingência e segurança de novas usinas. A Constituição Federal de 1988 determina que a autorização para a construção de novas usinas deve ser por lei federal, passando, portanto, pelo Congresso Nacional. Desde então, nenhuma usina nuclear foi construída no país. Entretanto, há um plano para a construção de quatro unidades até 2030.
    "O mundo todo, sobretudo com o episódio do Japão [que sofreu uma série de explosões na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi] vai fazer essa discussão. Não queremos entrar no mérito da qualidade de energia nuclear, da forma de obtenção, mas é uma coisa inexorável para o Brasil, que não vai poder abrir mão de nenhuma fonte de energia”, disse o líder.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!