18 de mar. de 2011

Lobão: governo avaliará segurança em usinas nucleares

Martha Beck
    Diante do agravamento da crise nuclear no Japão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, adotou um discurso mais cauteloso e disse [ontem] que o governo vai fazer uma avaliação da segurança nas usinas brasileiras.
    No início da semana, Lobão disse que elas foram construídas com a melhor tecnologia existentes e que as falhas registradas nas usinas japonesas em função dos terremotos e tsunamis que devastaram parte do país não teriam chance de ocorrer no Brasil.
    - Eu estou recomendando uma avaliação. Vamos fazê-la tendo em vista a segurança do povo brasileiro. Vários países do mundo estão fazendo isso e nós não queremos ficar na contramão de nada. Temos consciência de que o episódio no Japão foi grave e não queremos jamais que isso se repita - afirmou o ministro.
    Ele evitou dizer se o Brasil vai mudar o cronograma de execução de obras como a construção da usina de Angra 3, mas adiantou que ela não será paralisada:
    - Vamos ter um cuidado especial com a política nuclear. Nosso objetivo (com a avaliação) é testar a nossa segurança, mas isso não significa que é preciso parar Angra 3.
De O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!