2 de mar. de 2011

Farra do carnaval no interior do Maranhão será ao ritmo do forró importado


     São os forrozeiros que brilharão no carnaval no interior do Maranhão. O forró importado de outros estados nordestinos dará o ritmo carnavalesco em quase todas as cidades maranhenses com folias patrocinadas pelas prefeituras, algumas com dispensa de licitação, caso de Barra do Corda, do prefeito Manoel Mariano (PV), o "Nenzin.
    Bandas como, Mulher Chorona (Paraíba), Caviar com rapadura e Forró Sacode, ambas do Ceará, deixam o Maranhão na Quarta-feira de Cinzas carragando alforjes abarrotados. Ainda que sejam chamadas de bandas de meia pataka pelos foliões antenados com o forró, os cachês dessas bandas não são nada desprezíveis. Difícil é saber o valor exato quando as negociações sobre contratos estão mais empoadas que cabeça de folião afoito.
    “Sacode, sacode, sacode...”. Esse será o grito de carnaval de várias cidades maranhenses a partir de sábado, quando se inicia a festa de momo. Entoado pelo vocalista e produtor cultural Tony Guerra, da banda Forró Sacode, ao menos quatro municípios programaram shows com participação dos forrozeiros: São Domingos, Barra do Corda, Pinheiro e Itapecuru. Como imã para o êxodo dos foliões da Ilha de São Luís as prefeituras concentram a propaganda em outdoors na capital.
    Em Barra do Corda o Sacode se apresenta no dia 7 de fevereiro. Através da Empresa Reprise, responsável pela Banda Reprise “Elétrico’, a forrozeira do Brasil, programada para fazer um circuito em nove cidades durante o período de carnaval, o carnaval cordino contará com a Nanabanda, um arremedo da banda do baiano Bel.
    Em Itapecuru, município do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM, prefeito Júnior Marreca, o forró será o ritmo quase exclusivo durante o carnaval. Nos cinco dias de festa do Itapecuru Folia 2011 com slogan “O Maranhão se encontra aqui”, mais de oito bandas interestaduais se revezam no palco principal. Para minorar o efeito forrozeiro, a prefeitura reservou a avenida Brasil para o carnaval eletrônico e avenida Beira Rio para as marchinhas.
    Quase todo o circuito carnavalesco eletrizado pelo forró conta com o patrocínio da Nova Schin. Um fato curioso: em Bacabal a prefeitura está de fora da realização. A festa está sob responsabilidade do Complexo Janaína e TV Nova Esperança. Com ajuda de patrocinadores da iniciativa privada será distribuída cerveja de graça na concentração dos blocos durante os quatro dias de festa. Pelo menos isso fará os foliões brilharem.

Um exemplo da farra do forró - Agenda da banda "Mulher Chorona"
Dia 4 - Coroatá
Dia 5 - Timbiras
Dia 6 - Itapecuru Mirim
Dia 6 - Mirando do Norte
Dia 7 - Viana
Dia 7 - São Bento
Dia 8 - Brejo
Dia 8 - Chapadinha

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!