16 de mar. de 2011

Descoberto maior dinossauro que viveu na ilha do Cajual no Maranhão

    Foi anunciado nesta quarta-feira, pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a descoberta do maior dinossauro carnívoro do Brasil, que recebeu o nome de Oxalaia quilombensis. A espécie que tem crânio alongado pertence ao grupo de espinossaurídeos.
    Estima-se que o dinossauro media entre 12 e 14 metros e pesava entre 5 e 7 toneladas, vivia no litoral do Maranhão há cerca de 95 milhões de anos. Ele é considerado o segundo maior espinossaurídeo do mundo, sendo menor apenas do Spinosaurus aegyptiacus, identificado em 1915, no Egito. Antes, o maior dinossauro carnívoro brasileiro era o Pycnonemosaurus, que media 9 metros.
    A pesquisadora do Museu Nacional, Elaine Machado, disse que a espécie foi identificada a partir de um conjunto de fósseis, com partes do maxilar e dentes do animal, encontrado em 1999 na Ilha do Cajual, no Maranhão. Foram 12 anos para a identificação da espécie e a divulgação da descoberta. "Ele era o réptil dominante da Ilha do Cajual. E esse é um grupo de dinossauros que desperta grande interesse não só aqui no Brasil quanto lá fora, porque tem características diferentes de outros dinossauros carnívoros. E, por ter sido uma das estrelas do filme Jurassic Park, ele chama muita atenção", comentou.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!