16 de mar. de 2011

Câmara aprova requerimento de Dutra para discutir segurança de usinas nucleares e hidrelétricas

   Aprovado, na primeira reunião deliberativa ordinária da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, o requerimento do deputado Domingos Dutra (PT) que sugere audiência pública em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Comissão de Minas e Energia com o objetivo de discutir a segurança das Usinas Nucleares e das hidrelétricas no território nacional.
    De acordo com Dutra, o desastre ocorrido no Japão obrigou a população mundial a pensar, discutir e rever o setor nuclear.
    “Agora o mundo se assusta com o grave terremoto e tsinumai que arrasou o Japão, destruindo cidades, arruinado a economia, matando milhares de pessoas, causando fome, sede, pavor e medo. Apesar da violência dos dois fenômenos naturais, as consequências mais danosas podem decorrer do vazamento atômico de algumas das dezenas de usinas nucleares existentes naquele País, que poderá vitimar milhões de japoneses, cujos efeitos pode se espalhar pelo mundo”, alerta.
    Dutra destaca que apesar das autoridades do setor, informarem que não há nenhum risco iminente de acidentes nas usinas nucleares, especialista têm consenso de que diante do acidente ocorrido no Japão, torna-se necessário modernizar o padrão tecnológicos das usinas nucleares em todo o mundo.
    “O momento é oportuno para que as Comissões de Meio Ambiente, Minas e Energia e Direitos Humanos promovam audiência pública com autoridades competentes sobre a segurança do nos parque energético, incluindo as hidrelétricas para prevenir danos futuros”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!