15 de mar. de 2011

Brasil ganha primeiro jornal para Ipad

    A Editora 247, dos jornalistas Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira, lançou na segunda-feira (14/3) um jornal criado especialmente para o iPad, o Brasil247. O veículo é gratuito e além de articulistas e da redação, formada por 20 pessoas, recebe colaboração de leitores.
    Segundo Attuch, o conteúdo do jornal não será cobrado futuramente. “Ele será gratuito permanentemente, todo o conteúdo. Não acreditamos em conteúdo pago”, confirmou.
Expectativa de crescimento
    Os jornalistas apostam no mercado de tablets e deixaram cargos de direção na IstoÉ Dinheiro para se dedicar ao projeto. Em um ano, a empresa investiu R$ 4 milhões para o lançamento do Brasil247. Eles afirmam que o cenário é positivo, já que o País conta com 200 mil tablets e a expectativa é que 1 milhão de brasileiros portem o aparelho ainda este ano.
    “O jornal americano Daily nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo”, diz Leonardo Attuch, ao lembrar do primeiro jornal para iPad no mundo, do grupo News Corporation, lançado no último mês. No entanto, o conteúdo do veículo norte-americano é pago.
Formato exclusivo
    Joaquim Castanheira explica que o jornal não copia o formato dos veículos impressos, mas é feito exclusivamente para tablets. O vídeo é um recurso que será usado bastante, além de outros tipos de conteúdo. “O Brasil247 não é uma adaptação de uma edição impressa. Ele foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad”.
    Além das editorias tradicionais, os leitores poderão contar, aos finais de semana, com a revista Oásis, sobre qualidade de vida, estilo, saúde, alimentação, espiritualidade, paz interior e viagens. O jornal contará com pelo menos duas edições diárias (às 20h e às 6h).
Jornalismo participativo
    “Será um jornal plural, com compartilhamento e jornalismo colaborativo. Os leitores poderão ser colaboradores”, afirma Attuch. Os leitores poderão participar com o envio de fotos, vídeos e textos sobre temas de interesse, por email, Twitter ou Facebook.
Anunciantes
    De acordo com Attuch, a novidade foi bem recebida pelo mercado publicitário. “A recepção está sendo muito boa. Já temos campanhas da Caoa/Hyundai, Tecnisa e SE- SEB – Sistema Educacional Brasil”, contou.
    O novo jornal já pode ser acessado pela loja da Apple (aplicativo Brasil247 e Revista Oasis) ou pelo site.
Do Comunique-se

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!