2 de mar. de 2011

Bloco das Carroças na Quarta-feira de Cinzas em Rosário completa 31 anos

Isaías Rocha
Defile de carroças em 2007
ROSÁRIO -  Carroças enfeitadas e mais de 10 trios elétricos desfilam este ano no maior bloco carnavalesco do Maranhão. As atrações do 31º Bloco das Carroças foram anunciadas na manhã desta quarta-feira, 2, pela coordenação do evento. Entre os grandes nomes do Carnaval maranhense e artistas conhecidos no cenário nacional estão Bicho Terra, Brasas do Forró, Maestro Nonato Silva, Explosão de Menina, Batida Invocada, Furtacor e bandas locais, como Grupo da Terra.
    Considerado de grande relevância para a cultura maranhense, o bloco tornou-se Patrimônio Imaterial do Maranhão graças ao Projeto de Lei Nº 081 de 2010. Desfilando pelas ruas da cidade rosariense, as carroças enfeitadas são uma atração à parte e arrastam foliões de todos os lugares do país.
Homenagem do bloco à Pequena Notável
    O fato de o bloco ocorrer sempre às quartas-feiras de cinzas acaba por chamar os amantes do carnaval que ainda buscam diversão, mesmo depois do Reinado de Momo. “Isto acaba por atrair muita gente que está voltando de outros municípios e que já sabe que aqui na Quarta-feira de cinzas ainda tem carnaval, com muita criatividade, alegria e diversão”, observa Glauber Carvalho, um dos organizadores do evento.
    A expectativa dos organizadores é reunir este ano cerca de 40 mil pessoas que fazem o trajeto a pé ou de carona. A festa é democrática, pois para participar basta alugar ou encontrar uma vaga em uma das mais de 50 carroças que animam a festa.
Carroça enfeitada no destile em Rosário
    Mesmo assim, a organização da festa troca camisas alusivas ao evento por alimentos não-perecíveis a serem doados para instituição assistenciais.
    O bloco sai das proximidades da rodoviária, segue pela antiga estação ferroviária, campo de futebol até chegar ao Centro da cidade. Além de sorteios de brindes para os carroceiros, há também a premiação para a carroça mais enfeitada, mais animada e mais original.
Turismo
    O Bloco das Carroças pretende manter uma tradição local de grande relevância para a Região. A organização busca também reafirmar o Carnaval rosariense como opção em roteiro turístico do Maranhão e do Brasil; valorizar a música carnavalesca maranhense; e fomentar produções culturais locais em todas as suas etapas (criação, pesquisa, produção, circulação e difusão), respeitando a diversidade local.
    Rosário é destaque no carnaval maranhense por ter a quarta-feira de cinzas o seu ponto alto com o Bloco das Carroças, que começou por brincadeira. Como a grande maioria das manifestações da cultura popular. Nascem ao acaso, e o bloco das carroças não foge a regra.
O evento cultural e carnavalesco também tem cunho social. As carroças são decoradas e concorrem a prêmios significantes. Os abadás são trocados por gêneros alimentícios e depois são doados às entidades sociais ou diretamente nos bairros carentes da cidade.
Legislação preserva bloco
PROJETO DE LEI Nº 032/2009, de autoria do Senhor vereador Pedrosa Necó, que declara patrimônio cultural imaterial do município de Rosário-MA a apresentação do Bloco das Carroças.
PROJETO DE LEI Nº 081/10, de autoria do Senhor Deputado José Lima, que declara patrimônio cultural imaterial do Estado a apresentação do Bloco das Carroças (MICARROÇA) no município de Rosário-MA.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!