5 de fev. de 2011

Unidade do HUUFMA Presidente Dutra atesta a saúde do SUS no Maranhão

      
    Porta de entrada do Hospital Universitário Presidente Dutra, a Unidade de Marcação de Consultas é um exemplo de mau atendimento ao público. Impressa em jato de tinta e afixada ao vidro da saleta que separa o público dos servidores uma placa informa o horário de atendimento: das 7 às 16 horas. Na prática, porém, o atendimento fica à mercê dos funcionários. O controle é combinado entre os atendentes do guichès e o funcionário da seguradora prestadora de serviço no hospital administrado pela UFMA.

Unidade do HUUFMA Presidente Dutra em São Luís
    Na sexta-feira, 4 de fevereiro, em média quinze pessoas permaneciam em pé - independente da idade ou enfermidade -, aguardando atendimento para abertura de prontuário e expedição de carteira do Sistema Único de Saúde, SUS. Dona Célia, uma senhora de 76 anos, fumante com suspeita de enfizema pulmonar, aguardava sua vez do lado de fora, nas cadeiras de plástico enfileiradas. Uma acompanhante guardou a vez da idoso no parte interna do suposto atendimento. Nesse período do ano a chuva bafeja as pessoas.
Avisa aos usuários do SUS
    Em completo desacordo com o Estatuto do Idoso, no Hospital Univeritário Presidente Dutra não há fila preferencial. A organização da fila de espera do lado de fora fica à critério dos pacientes.
    Caso seguisse a tabela de horário informada, o atendimento de segunda a sexta exigiria uma jornada de trabalho de 40 horas na semana, sendo a hora extra compensada no fechamento aos finais de semana e feriados.
    Na verdade, por conta própria os servidores estabeleceram o fechamento para o almoço. Entre meio-dia e duas horas da tarde o atendimento é suspenso. A jornada é reduzida então para 35 horas semanais. Isso sem considerar que os trabalhos são iniciados efetivamente às 8 horas. A flexibidadade do intervalo também fica à critério do humor do servidor.
Público aguarda boa vontade de servidores na Unidade do HUUFMA
    Na sexta-feira Dimas e Chiquinho -servidores públicos - atendiam de cara amarrada os pacientes do SUS. Sem dar satisfação à ninguém Chiquinho fechou o guichê às 11h30 e deixou o público apenas em uma fila. Arvorado em uma autoridade inexplicável e  arrotando a lei do servidor público, Dimas vilipendiava os pacientes a seu modo. Aos que pediam informação sobre carteira do SUS sentenciava: só mais tarde. O funcionário responsável pelo serviço não apareceu durante o dia.
    Um banner prendurado torto na parede da sala informa que todo o serviço oferecido pelo hospital é gratuito e assegurado pelo SUS. Vale quanto pesa, pois ali as pessoas,na maioria de baixa renda, não têm seus direitos assegurados na mínima instância.
Restaurante no muro do HUUFMA na rua do Jenipapeiro
    O banner revela a existência de uma ouvidoria  que constamos mouca. Ninguém atende ao telefone (98) 2109 -1033. Dentro da estrutura do hospital é notória a deficiênia da Unidade. "Aquilo é um horror", resume uma servidora.
    Do lado de fora do hospital um exemplo da negligêwncia da saúde pública no Maranhão. Por volta das 11 horas, uma barraca é montada para venda de comida. Sem ser importunada pela vigilância sanitária o restaurante ao ar livre funciona regularmente de segunda a sexta. Muitos servidores do HUUFMA Presidente Dutra utilizam o serviço. Atestam a qualidade do produto. E é tudo verdade.

1 comentários:

thais disse...

Olhaa ate entendo que os hospitais publicos são bem complicados para conseguimos uma vaga pra sermos atendidos.mais no dia de hoje não é só os hospitais publicos, até os particulares estão sendo assim, apesar de a gente pagar.Mais nunca somos atendidos no momento que chegamos..Então o publico o usuario do hospital como eu sou, temos que ser um pouco flexivel, pois as vezes não e culpa dos atedentes desse setor, pois as vezes é o proprio diretor não fornece mais pessoas pra trabalhar nesse estabelecimentos, apesar de saber que nesse local tem mais acesso de pessoas e pacientes.eles são apenas mandados pelos diretores,então a direção do hospital que tem que tomar uma providencia. Thais

Postar um comentário

Comente aqui!!!