1 de fev. de 2011

O ritual no Congresso Nacional nesta terça,1º

- às 10h, Câmara e Senado realizam sessão para a posse de deputados e senadores. Tomam posse os 513 deputados (288 reeleitos e 225 novos parlamentares) e 54 senadores (os demais 27 têm mais quatro anos de mandato).
- No Senado, o juramento de posse será lido pelo senador Itamar Franco (PPS):
"Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil." Os demais senadores dirão: “Assim prometo”.
- Na Câmara, será feito o seguinte juramento:
"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil."
- Logo em seguida, os deputados se movimentam para formar blocos parlamentares, que definirão a distribuição dos cargos da Mesa e das presidências das comissões permanentes. Às 15h, haverá reunião de líderes para a escolha dos candidatos que disputarão os cargos da Mesa, formada pelo presidente, de dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
-Às 18h, tem início a sessão para a eleição dos cargos da Mesa. A votação na Câmara será por urnas eletrônicas. A expectativa é de que a votação esteja encerrada, caso não haja segundo turno, em três ou quatro horas. Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos a favor. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, em que será eleito o que tiver o maior número de votos, informa a Câmara.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!