15 de fev. de 2011

Frase de Joãosinho Trinta foi inventada por Elio Gaspari

    A célebre frase "O povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual", atribuída com todas as letras ao carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta, na verdade foi engendrada pelo jornalista Élio Gaspari.
    Gaspari é um italiano nascido em Nápoles que aos cinco anos de idade desembarcou no Brasil com a mãe para morar no Rio de Janeiro. Superou os percalços da vida até ingressar no jornalismo pelas mãos do Partido Comunista Brasileiro,PCB.
    Começou a escrever na revista Novos Rumos, do partidão, fechada com eclosão do golpe militar de 1964. A saída para a sobrevivência do jornalista foi uma agência de notícias montada no aeroporto do Galeão. Foi aí que iniciou o truque jornalístico.
    Com a transferência da capital para Brasília o movimento de embarque e desembarque de políticos e personalidade no Galeão era intenso.
    Diante das condições de trabalho Gaspari não rendia muito. Entre o check-in e o embarque dava para pegar uma ou outra personalidade para produzir uma entrevista ou duas entrevistas no dia. Era pouco, muito pouco para as ambições profissionais de Gaspari.
    Inventou então um método de cromar as entrevistas. Antes de chegar ao aeroporto as produzia na calma do lar. Desta forma, inventava frases de efeitos brilhantes. A de Joãosinho Trinta fez parte dessa leva. Tudo isso com anuência plena dos "entrevistados". O método foi levado para Veja e refinado com o passar dos tempos.
    No epicentro do sucesso do carnaval da Beija Flor, Trinta pareceu ser mais autoral que fantasia de destaque quando publicada em Veja.
Fonte: Notícias do Planalto, de Mario Sergio Conti

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!