11 de jan. de 2011

Sarney diz que não abandonou a política porque encontrou ruptura no Maranhão em 1990

Sarney no Profissão: ex-presidente, da Globo News
O atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), revelou que se sentia despreparado para a exercer a Presidência da República (entre 1985 e 1990) e que pensou em se retirar da vida pública depois do fim do mandato. A entrevista foi exibida nesta última segunda-feira pela "Globo News". Eleito vice-presidente na chapa de Tancredo Neves em 1985 (por via indireta), teve que assumir o cargo após o político mineiro morrer sem ocupar a função.
    "Eu estava condenado a ser mais um presidente deposto no Brasil, como foram outros presidentes. Então, a minha preocupação no governo foi justamente a de legitimar o presidente", afirmou Sarney, em declaração ao jornalista Carlos Monforte (para a série "Profissão: ex-presidente", que ainda vai entrevistar seus sucessores no cargo até Fernando Henrique Cardoso).
    Sobre a decisão de abandonar a política depois de deixar o Governo Federal, José Sarney explicou que não o fez porque encontrou uma situação de ruptura política em seu estado natal, o Maranhão. "A gente faz o planejamento da vida, mas o destino não obedece esse planejamento que se faz. Na realidade, eu saí do governo certo de que ia abandonar a política, não queria mais saber de tratar da política, e ia me dedicar, justamente, à literatura e, realmente, ia ser uma vida diferente daquela que eu tinha levado até então", ressaltou o senador.
    Em 1990, ele transferiu seu domicílio eleitoral para o Amapá e foi eleito senador nas eleições daquele ano. Na presidência do Senado, foi alto de denúncias de irregularidades na administração da Casa em 2009.
    Sobre o exercício da Presidência, Sarney disse que seu maior equívoco foi a implantação do Plano Cruzado 2, criado para controlar a inflação. Os resultados foram negativos e os preços voltaram a disparar: "O Cruzado 2 realmente foi uma coisa errada e que os economistas me levaram a fazer".

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!