7 de jan. de 2011

Profetas da chuva se reúnem amanhã

Antonio Lima: previsão de chuvas através da folha de feijão
    Mais de 40 participantes já confirmaram suas presenças no XV Encontro dos Profetas das Chuvas 2011, que será realizado amanhã, 8, no município de Quixadá, no Sertão Central, a 158 quilômetros de Fortaleza.
    Como no ano passado, o encontro será no antigo Clube dos Agrônomos, que fica próximo ao açude do Cedro, a partir das 8 horas. Até meio-dia, os profetas da chuva irão falar sobre o resultado de suas experiências com relação à quadra chuvosa que começa no próximo mês de fevereiro e continua até maio.
    João Soares e Helder Cortez, os coordenadores do evento, dizem que além dos profetas, haverá convidados especiais: sociólogos, doutores em Antropologia da Unicamp e do Canadá, além de curiosos e admiradores daqueles que observam o tempo e fazem experiências com plantas, astros, insetos e animais para a previsão da quadra chuvosa do Ceará. O cantor e compositor cearense Raimundo Fagner deve comparecer ao encontro deste ano.
    Em 2010, a maioria dos profetas errou a previsão feita para a quadra chuvosa. Muitos disseram no encontro do segundo sábado de janeiro, que as chuvas seriam acima da média no Ceará, mas as precipitações foram bem escassas e isoladas. Os agricultores perderam mais de 90% do que plantaram em todas as regiões do Estado.
    Vários profetas afirmaram que o homem do campo teria uma boa colheira em 2010. Um deles foi o conhecido João Leiteiro que observa os ventos, a lua e os astros. Ele previu até inundações em algumas áreas do Ceará, o que não aconteceu no ano passado.
    Mas teve quem fosse contrário a essa previsão e acabou acertando, como Francisco Alves Batista. Ele disse que, em 2010, as chuvas seriam irregulares, “fininhas e afastadas. Vai chover num canto e noutro não”. Acabou fazendo a previsão correta.
Encontros desde 1997
O primeiro encontro de Profetas Populares da Chuva foi em 1997, em Quixadá. Sempre na véspera do encontro anual duplas de cantadores de viola saúdam os profetas e convidados. A noitada cultural do VI Encanta Quixadá será realizada este ano, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, ao lado do Memorial da escritora, no Centro da cidade.
Nos motes de viola, os repentistas serão desafiados a improvisarem na cantoria temas relacionados ao hábito secular sertanejo de anunciar os sinais da quadra chuvosa. A entrada para o evento é gratuita.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
Os profetas da chuva possuem conhecimentos empíricos (se apoiam exclusivamente na experiência e observação) sobre a previsão do tempo. Observando a natureza e com as crenças repassadas pelos antecedentes, eles fazem previsões sobre a estação chuvosa no Ceará.
SAIBA MAIS
- O Encontro dos Profetas Populares da Chuva e o Encanta Quixadá são eventos promovidos pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central.
- Os profetas se reúnem anualmente, no segundo sábado do mês de janeiro em Quixadá, às margens do açude Cedro, para falar de suas previsões. Cada um tem método próprio.
- Sem equipamento meteorológico, nem respaldo científico, os profetas da chuva têm o respeito dos agricultores, que a partir dos seus conselhos, definem o tempo de fazer os roçados.
De O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!