10 de jan. de 2011

Poema publicado no Jornal Pequeno em 1975 vira livro no Ceará

Ilustração de Glauco Sobreira
     Dono de um dos maiores acervos de revistas e HQs do Brasil, o empresário Silvyo Amarante, proprietário da loja Revista & Cia, lançou nesta segunda-feira no Centro Cultural Oboé em Fortaleza (CE), o livro "Mundografia Moderna", ganhador do VI Edital de incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.  Uma curiosidade: Todos as palavras são iniciadas com a letra "m".
    Ilustrado pelo médico e artista visual Glauco Sobreira, "Mundografia Moderna" foi publicado pela primeira vez em 1975, no Jornal Pequeno. À época, Silvyo tinha 23 anos e cumpria estágio de serviço no Exército. "Estava no quarto do quartel, em São Luís, acamado com hepatite. O local ficava em frente a uma praça que lembrava o Pirambu. Como não tinha hora para dormir ou acordar, ficava observando os movimentos pela janela. Assim escrevi o poema só com ´m´, fiz em mais ou menos uma semana", recorda.
    Fascinado pelas charges do Amigo da Onça e página do Millôr Fernandes da revista O Cruzeiro muito absorveu dessas leituras. A apresentação do livro é assinada por Chico Anysio, com quem colaborou com textos. Antes de "Mundografia Moderna", Amarante tinha escritos poemas com "s" e com "a" que Chico quis adaptar para seus espetáculos. 
Excerto de "Mundografia Moderna":
"Meu monólogo mudo/ mostra muitas mudanças/ mostra muitas maravilhas/ mas mentaliza misérias/ massacres/ materialismo/mas muitos migram maltrapilhos/ morarão modestamente/ moribundas malocas metropolitanas/ menos moral/ menos mantimentos/ mais menosprezo/ metade morre".

Serviço
"Mundografia moderna"
Silvyo Amarante
Expressão Gráfica
2010
80 páginas
R$ 45
Contato: (85) 3264-7038

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!