18 de jan. de 2011

Maranhão atende menos de 10% das crianças em idade de creche

    Entre 2005 e 2009 o Maranhão foi um dos estados que registrou o índice mais baixo de matrículas em creches no país. No estado houve um aumento de apenas 4,18%. Supera apenas o Pará, na rabeira com 1,32%. A média de crescimento no Nordeste foi de 25%. O maior percentual foi registrado em Mato Grosso do Sul com crescimento de 73,46%.
    Nesse período as matrículas de crianças entre 0 e três anos de idade em creches no Brasil tiveram um aumento de 34%, passando de 1,4 milhões para 1,8 milhões. O levantamento foi feito pelo programa Todos pela Educação com base nos dados do Censo da Educação Básica. Os estados do Norte e Nordeste enfrentam maior dificuldade para ampliar o atendimento.
    O mais alto índice de atendimento está no estado de Santa Catarina. Das 299 mil crianças na faixa etária para matrícula, 34% têm acesso à creches.
    O Maranhão está entre os oito estados cuja taxa bruta de atendimento está abaixo de 10% da população carente. Tem 9,02% das crianças matriculadas.  O estado recebe complementação do Fundeb, que desde 2007 inclui na cota de financiamento as matrículas de creches e pré-escola para que atinja o patamar mínimo estipulado pelo MEC.
    O Centro-Oeste foi a região que maisaumento em número de matrículas em creches, com incremento de mais de 50%.
Com informações do Todos pela Educação

1 comentários:

G.D. News disse...

Talvez por isso se explique a tão famigerada e desgraçada situação da educação em nosso estado, não fosse os desmandos a partir do nascedouro poderíamos começar a mudar esta calamidade.
Mas, a muito competente secretária de educação foi aprender como é que se consegue ficar na ultima posição do raking brasileiro da educação frustrada...
É assim que esta velha senhora que diz governar este estado fará uma revolução na educação...

Postar um comentário

Comente aqui!!!