16 de jan. de 2011

Belém disputa com São Luís refino do Petróleo da OGX

    Belém disputa com São Luís o refino do Petróleo da OGX Petróleo e Gás, empresa do magnata Eike Batista. A capital do Maranhão venceu a disputa para base do projeto. A escolha recaiu sobre São Luís por dois motivos: proximidade em relação aos blocos (230 km, ante mais de 700 km em relação a Belém) e a existência de estrutura já disponível para ser alugada imediatamente pela OGX.
    Para o trabalho de perfuração e apoio no Mar a OGX vai usar como equipamentos uma sonda de perfuração do tipo autoelevatória, batizada de Ocean Scepter, que já se encontra na região, fundeada na Baía de São Marcos. Além disso, a empresa contará com 3 barcos de apoio para sua operação, helicópteros e uma base logística no Porto Grande.
    Ainda este mês a empresa controlada por Eike Batista deverá iniciar as pesquisas em busca de hidrocarbonetos na costa do Pará e do Maranhão. Há expectativa otimista para o trabalho na região.O modelo geológico do litoral norte do Brasil é similar ao de Gana, na África, onde recentemente foram feitas descobertas significativas de petróleo e gás.
    A empresa não revela o montante dos investimentos a serem realizados nessa fase da pesquisa, limitando-se a informar que serão feitas cinco perfurações.
    A OGX pretende perfurar cinco poços exploratórios na região com o objetivo de identificar reservas de óleo e/ou gás natural. O primeiro poço a ser perfurado, batizado de Taperebá, estará localizado a mais de 120 km da costa maranhense, em lâmina d’água de aproximadamente 53 m. Os outros poços podem ter lâmina d’água de até 100m. A atividade de perfuração está prevista para acontecer entre o início de 2011 e março de 2012.
    Nessa fase inicial e com curta duração (até 2012), a necessidade de mão de obra é pequena e extremamente especializada, formada por especialistas que irão atuar e morar temporariamente dentro da sonda. Dessa forma, estimamos cerca de 300 funcionários mobilizados, em turnos de 100 pessoas por período.
Com informações do Diário do Pará

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!