8 de set. de 2010

TSE não inclui na pauta julgamento de registro de candidatura de Jackson Lago

     Não consta na pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral desta quarta-feira, 8, - e nem da quinta-feira, 9 -, o recurso contra registro de candidatura do candidato da coligação "O Povo é Mario", Jackson Lago. Na lista de processo da pauta desta quarta-feira da pauta publicada nenhum caso é concernente ao Maranhão.
     A não ser que o relator do processo, o ministro Hamilton Carvalhido (foto) profira decisão monocrática (não levando a julgamento do caso Jackson Lago a plenário), o julgamento do recurso contra registro de candidatura do pedetista apresentado pelo Ministério Público deve acontecer na próxima semana, quinze dias antes do primeiro turno das eleições.
     Já na sessão extraordinária jurisdicional há apenas um processo (RESPE 365109). O Recurso Especial Eleitoral sobre registro de candidatura a deputado estadual de Francisco dos Santos Sousa, da coligação "O Maranhão não pode parar 4" (PP/PTN/PSC). O relator é o ministro Arnaldo Versiani.
     Na quinta-feira, tanto na sessão ordinária jurisdicional como na pauta publicada não há casos sobre o processo eleitoral do Maranhão.

   

Lambe-lambe: Marina Silva deixa de lado script de candidata e paga compra

Marina compra farinha em um mercado em Rio Branco (AC)-Foto: Altino Machado/Terra Magazine

Estacionamento do Liceu Ribamarense se transforma em comitê da coligação de Roseana

     De acordo com o Inciso I do artigo 73 da Legislação Eleitoral são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, ceder ou usar em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária.
     A prefeitura de São José de Ribamar, cujo prefeito Luiz Fernando Silva está licenciado para coordenar a campanha da candidata do PMDB, Roseana Sarney, ao governo do estado, tem infringido com frequência cotidiana a Legislação Eleitoral.
     Na tarde desta quarta-feira, no estacionamento do Liceu Ribamarense, localizado no bairro Cururuca, vários carros no estacionamento da escola contrariavam a lei. Todos eles devidamente plotados com fotos de candidatos da coligação do coordenador Luiz Fernando Silva. O fato se repete desde o início do período de campanha nos três turnos da escola em dias úteis.
     Os carros plotados são de professores e funcionários da escola. Quase todos transformados em cabos eleitorais da candidatura à reeleição da filha do senador José Sarney (PMDB-AP).
    No exercício do cargo de Prefeito de São José de Ribamar está em lugar de Luiz Fernando Silva o vice-prefeito, Gil Cutrim, filho do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim, e sobrinho do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, TRE-MA, desembargador Raimundo Cutrim.

IBGE: 68 milhões de brasileiros acessam a internet

     A rede mundial de computadores é acessada por 41,7% da população acima de dez anos, o equivalente, em números absolutos, a 67,9 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, divulgada nesta quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
     No ano anterior, 34,8%, ou 55,9 milhões de pessoas, dessa parcela da população havia acessado a rede mundial de computadores. Os mais jovens de 15 a 17 anos de idade são os que mais utilizam a internet - 71,1% tiveram acesso à rede de computadores em 2009. Um ano antes, essa proporção era de 62,9%, e em 2005, não passava de 33,7%. Os dados de 2009 indicam também que 68,7% da população de 18 a 19 anos acessaram a internet no ano passado; entre as pessoas de 20 a 24 anos, foram 68,7% de internautas. Para a população de 25 a 29 anos, tal proporção não passa de 53,7%.
     A menor proporção é da população acima de 50 anos. Apenas 15,2% tiveram algum tipo de acesso à rede mundial de computadores. Essa faixa etária, no entanto, apresentou a maior expansão entre os grupos pesquisados, com alta de 148,3% entre 2004 e 2009.
     Entre as regiões, o Sudeste se manteve com a maior proporção de usuários. Em 2009, 48,1% da população local acessou a rede, ante 26,2% observados em 2005. No Nordeste, 30,2% se conectaram em 2009. Quatro anos antes, foram apenas 12%.

GGB comemora 30 anos nesta quarta-feira e homenageia personalidades


“Trinta anos bem assumidos” é o novo mote do Grupo Gay da Bahia (GGB) que celebra, nesta quarta-feira (8), três décadas de luta. A comemoração acontece na na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), às 20h, onde será entregue o “Troféu GGB 30 anos” a 30 personalidades que ajudaram na luta dos direitos dos homossexuais.
     Entre estes estão a diretora teatral Aninha Franco, a atriz Tânia Toko, os ex-prefeitos Lídice da Mata, candidata ao Senado pelo PSB, e Antonio Imbasshay, candidato a deputado federal pelo PSDB; o ministro da Cultura, Juca Ferreira; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) e o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), candidato à reeleição.
     Na ocasião, haverá também apresentação do Corpo de Ballet Rosana Abubakir, e shows performáticos com artistas transformistas.
     No domingo (12), acontecerá a 9ª Parada do Orgulho Gay , que tem como madrinha a primeira dama Fátima Mendonça. A concentração do evento será na Praça do Campo Grande, a partir das 11h. Às 15h, seguem em direção a Praça Castro Alves, retornando ao Campo Grande. O Tema do evento é Homofobia, Fora Daqui! Uma Bahia sem homofobia, racismo e machismo é possível.

Museu de Tudo: Tabuleiro da baiana na Rua Grande em São Luís

Lula desmente a aliada Roseana Sarney sobre visita a São Luís na data de aniversário da cidade

Agenda de Lula 08/09/2010
10h - Partida para Uberlândia (MG) - Base Aérea de Brasília (DF)
10h30 - Chegada a Uberlândia - Aeroporto Ten. Cel. Av. César Bombonato
11h - Visita às instalações de armazém graneleiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) -Rua Geraldo Moreira e Silva, 2630, Uberlândia
12h - Cerimônia de inauguração do armazém graneleiro para 100 mil toneladas, da Conab
13h30 - Partida para Belo Horizonte (MG) - Aeroporto Ten. Cel. Av. César Bombonato
14h20 - Almoço reservado  - Base Aérea de Belo Horizonte
16h30 - Visita a apartamento no Residencial Parque Arrudas  - Rua José Bicalho, Bairro das Indústrias, Contagem (MG)
17h - Cerimônia de inauguração de unidades habitacionais dos blocos 11 a 23 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Urbanização de Assentamentos Precários no Ribeirão Arrudas
19h - Compromisso privado  - Betim (MG)
21h30 - Partida para Brasília  - Aeroporto da Pampulha, Belo Horizonte
22h30 - Chegada a Brasília  - Base Aérea de Brasília
Do Blog do Noblat

A notícia que não se confirma:
Especulações sobre a nova vinda de Lula ao Maranhão
31/08/2010
"Foi só a candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, governadora Roseana Sarney (PMDB), anunciar a vinda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 8 de setembro, a São Luís, data do aniversário da cidade, que os adversários logo trataram de desqualificar a informação."
Do Blog do Mário Carvalho

Lula virá ao Maranhão este mês, diz Roseana
20/08/2010
"Durante comício realizado ontem à noite no bairro de São Cristovão, em São Luís, a governadora e candidata a reeleição Roseana Sarney (PMDB) anunciou à multidão durante seu discurso que no trajeto para o evento havia recebido um telefonema ilustre. “Era o presidente Lula”, anunciou ela aumentando ainda mais a animação do ato.

Já não era sem tempo: Roseana foi recebida por multidão em Santa Inês.
Segundo Roseana, o presidente perguntou como estava a campanha no Maranhão e avisou que virá ao Estado ainda este mês..."
Do Blog do Décio

São Luís - 398 anos de fundação


Ferreira Gullar
a cidade está no homem
mas não da mesma maneira
que um pássaro está numa árvores
não da mesma maneira que um pássaro
(a imagem dele)
está/va na água
e nem da mesma maneira
que o susto do pássaro
está no pássaro que escrevo

a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa
cada coisa está em outra
de sua própria maneira
e de maneira distinta
de como está em si mesma

a cidade não está no homem
do mesmo modo que em suas
quitandas praças e ruas

* Do Poema Sujo

Manchetes dos jornais

JORNAL PEQUENO - Arrecadação de campanha de Roseana cresce 7 vezes
O ESTADO DO MARANHÃO -Aliados de Dilma lideram em 17 estados
O IMPARCIAL - São Luís 398 anos: A cidade segurando Josué Montello