28 de jul. de 2010

II Bienal de Poesia de Brasília é cancelada

     Programada para acontecer no início de setembro, a segunda edição da Bienal Internacional de Poesia de Brasília foi cancelada por falta de verbas. Diretor da Biblioteca Nacional e idealizador do evento, Antonio Miranda já começou a avisar os convidados, muitos deles estrangeiros, que o encontro não acontecerá este ano.
     Realizada pela primeira vez em 2008, a Bienal reuniu mais de 100 poetas do Brasil e do mundo em sessões de leituras, debates, oficinas, mostras de cinema, palestras e até espetáculos teatrais. Miranda já contava com 80 convidados confirmados para a segunda edição, mas precisou cancelar a bienal por falta de patrocínio.

No Radar On-line: Dino afasta-se de Dilma

Depois de ser escanteado pelo PT nacional, Flávio Dino está dando o troco. Em seu site e em seu jingle de campanha não há qualquer referência à candidatura de Dilma Rousseff.
Por Lauro Jardim

Cientistas políticos analisam a censura ao Estadão

José Álvaro Moisés (USP) e Carlos Melo (PUC) falam sobre a proibição imposta pela Justiça em relação à publicação de matérias sobre a família Sarney


Roberto Costa levou Vovô pelo bolso para o Quinto

     Tem as digitais do ex-secretário de Estado de Juventude e Esportes e candidato a deputado estadual nas eleições deste ano Roberto Costa a transferência de Vovô da Favela do Samba para a Turma do Quinto. Costa, protegido de João Alberto, teria seduzido o puxador de samba da escola do Sacavém e diretor de barracão com propostas penuniárias irrecusáveis.
     Segundo o presidente de honra da Favela do Samba, Renato Dionísio, Vovô não é insubstituível. Na escola vinham sendo preparados talentos do bairros para fazer coro com o antigo puxador.
     Vovô também fazia parte do grupo de vocalista do Boi Pirilampo, grupo parafolclórico fundado por Dionísio no bairro da Cohab.
     O presidente da Turma do Quinto, Leleco apresentou o novo diretor de barracão, Vovô, além dos carnavalescos Sebastião Cardoso e Alain Moreira Lima, na quarta-feira,21. O designer Jesiel Sales será responsável pela criação visual da marca do enrêdo 2011e ainda nesta semana será apresentado o novo diretor de carnaval, tudo indica que virá do Bloco "Os Feras" e do Anjo da Guarda.
Com colaboração de Joel Jacintho

José Serra visita Imperatriz no dia 3 de agosto

     O candidato a Presidência da República José Serra (PSDB) retornará ao Maranhão na próxima semana. Será a segunda visita de Serra ao Estado desde que foi homologado candidato do partido. Conforme agenda do candidato, desta Serra visitará Imperatriz no dia 3 de agosto.
     Até o momento o tucano foi o único presidenciável a visitar o Maranhão. A candidata do PT, Dilma Rousseff, ainda não anunciou visita ao Estado onde dois candidatos lhe dão apoio: Flávio Dino, da coligação "Muda Maranhão", e Roseana Sarney, filha do senador José Sarney (PMDB-AP), candidata da coligação "O Maranhão não pode parar". Dilma deve retornar ainda em agosto ao Ceará e ir a Teresina, a convite do ex-governador e candidato ao Senado, o petista Wellington Dias.

Presidente do TRE-MA divulga nota sobre aplicação da Ficha Limpa no MA

     O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, TRE-MA,desembargador Raimundo Freire Cutrim, distribuiu, no final da tarde desta quinta-feira,28, nota de esclarecimento sobre a decisão por maioria do colegiado eleitoral em não aplicar a Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, nestas eleições. 
Veja abaixo a íntegra da nota:

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO

     O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em Sessão do dia 26 do mês em curso, julgando os Processos nº 3337-63 e 3398-21, deixou de aplicar a Lei Complementar nº 135/2010, preferindo a aplicação do princípio da irretroatividade da Lei mais severa, em cumprimento às regras da Constituição Federal, especialmente à coisa julgada, prevista no inciso XXXVI do seu artigo 5º.
     Desse modo, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiu em completo respeito ao sistema jurídico democrático, que tem como base fundamental a legitimidade e legalidade como seu perfeito sustentáculo para aplicação correta do Direito, como processo de adaptação social, objetivando, enfim, a concretização da Justiça, visando, por último, a paz social, imprescindível ao povo brasileiro, em especial, ao povo maranhense.
     Não houve, assim, aniquilamento da referida Lei Complementar ou desrespeito ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que, até hoje, não apreciou nenhum recurso envolvendo essa matéria, nem manifestou qualquer orientação a esse respeito.
São Luís, 28 de julho de 2010
Des. RAIMUNDO FREIRE CUTRIM
Presidente

Arnaldo Jabor compara Maranhão ao Afeganistão

Inscrições para o 33º concurso literário encerram nesta sexta

     As inscrições para o 33º Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís” ficam abertas somente até esta sexta-feira (30). O seletivo, de caráter competitivo e classificatório, é uma realização da Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).
     O concurso constitui-se no mais antigo produto cultural oficial da esfera pública, criado desde o ano de 1955. Ferramenta multiplicadora para as artes e a literatura, comprovada pelos inúmeros talentos já revelados, a iniciativa tem o objetivo de descobrir, divulgar e premiar valores artísticos e culturais do Maranhão.
     Em sua 33ª edição, contempla trabalhos na área de artes plásticas, envolvendo escultura e pintura e na área de literatura com obras de diversos gêneros.
     O concurso terá uma comissão julgadora composta por membros de reconhecida competência intelectual e artística para julgamento das obras. Como premiação, haverá a concessão de certificados, um prêmio para cada categoria no valor de R$ 5.100,00 e publicação das obras contempladas. A Comissão Julgadora poderá ainda conceder menção honrosa aos estilos literários que não forem contemplados dentro de suas categorias.
     Este ano, os interessados poderão consultar o regulamento disponível no blog da Func, no endereço www.funcsl.wordperss.com.
     As inscrições poderão feitas na Casa dos Blocos Tradicionais, na rua Isaac Martins, Centro, próximo à Fonte do Ribeirão e à sede da Func, no horário de 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, mediante entrega dos trabalhos com o devido preenchimento da ficha de inscrição.

Maranhão: Onça na Praça de N. Srª das Vitórias em Alto Parnaíba

TV é a principal fonte de informação dos eleitores

Segundo Datafolha, jornal vem em 2º lugar na preferência de entrevistados
TV é a mídia preferida para obter informações para 65% das pessoas; jornais têm 12%, e rádio e internet, 7% cada um

Uirá Machado
     A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano.
     Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações.
     Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.
     Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2008, segundo informações do Pew Research Center, instituto de pesquisa americano, a internet era a principal fonte de informação de um quinto do eleitorado do país.
     No Brasil, a popularidade da rede é baixa mesmo quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar: 27% mencionam a internet, que fica atrás de conversas com amigos e familiares (32%).
     A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar. Em segundo vêm os jornais, com 54%, e rádio aparece em terceiro, com 52%.
     O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o país (exceto Roraima). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Da Folha de S. Paulo

Maranhão de exportação

      A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que rejeitou a impugnação do deputado Sarney Filho na Lei do Ficha Limpa, será usada na defesa dos chamados “fichas-sujas” em Alagoas.
     Por cinco votos a um, os juízes do TRE do império da família Sarney entenderam que a Lei Complementar 135 não pode retroagir para impedir a candidatura de pessoas que já foram condenadas antes que ela entrasse em vigor.
     Segundo o acórdão do Tribunal, a retroatividade fere o inciso trinta e nove do artigo quinto da Constituição Federal. A retroatividade só seria admita para beneficiar o réu, nunca para punir.
     Sarney Filho foi condenado pelo TRE do Maranhão, em 2006, a pagar multa por propaganda eleitoral irregular via Internet.
     Quem leu “Honoráveis Bandidos” – um livro pobre literariamente, mas rico em detalhes sobre a história da picaretagem recente no Brasil – sabe o papel (ão) do Judiciário do Maranhão – onde o senador Sarney começou a sua trajetória de milionário sem herança.
Do Jornal Correio do Povo, de Alagoas

Motorista da TV Sergipe vira repórter e faz entrevistas

     Um motorista da TV Sergipe, afiliada da TV Globo, teve que mudar de função e virar repórter. Como a equipe da emissora estava incompleta, ele pegou o microfone e fez entrevistas durante uma manifestação em um posto de saúde na zona Norte de Aracaju, no dia 20/07.
     Em nota publicada no site do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, o presidente da entidade, George Washington Silva, criticou o fato e acusou a emissora de desrespeitar a legislação. Segundo ele, a profissão de motorista merece respeito, mas o Jornalismo precisa ser tratado com seriedade.incorre em uma irregularidade trabalhista, pois o motorista está acumulando duas funções. Em face disso, vamos notificar a Superintendência Regional do Trabalho”, disse Silva.
     A diretora de Jornalismo da TV Sergipe, Ligia Tricot, afirmou que o caso foi isolado. Ela alega que o motorista não chegou a fazer a reportagem, apenas “pegou o microfone para fazer as sonoras”, pois o repórter escalado para cobrir a manifestação ainda não havia chegado ao local.
     “Foi uma exceção infeliz, um ato falho que não irá ocorrer novamente. A TV Sergipe respeita a legislação e os jornalistas”, afirmou Ligia.
Do Comunique-se

Pesquisa do Ibope não terá levantamento da disputa no Maranhão

     A próxima pesquisa sobre a corrida presidencial do Ibope que será divulgada durante o Jornal Nacional de sexta-feira não deve trazer números sobre a disputa no Maranhão.
     Junto com os percentuais referentes à corrida pela sucessão de Lula serão divulgadas pesquisas sobre as disputas estaduais em cinco unidades da Federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal. Essa pesquisa foi contratada pela Rede Globo e pelo Estado.
     Paralelamente, as afiliadas da Globo devem divulgar pesquisas do Ibope para governador e senador também na sexta, durante o telejornal local, em outros seis estados: Paraíba, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Amazonas. 
     A afiliada da Globo no Maranhão é a TV Mirante (Canal 10), do Sistema de Comunicação da família Sarney. A televisão divulga desde o sábado passado a vantagem de Roseana sobre os outros cinco candidatos ao governo do Estado, segundo levantamento da Escutec, instituto contratado pela Gráfica Escolar, editora do jornal O Estado do Maranhão, do mesmo grupo.

Canção do exílio

Luciana Martins *

no Escondido
o pequeno brejo
era meu Tejo

a folha do bananal
minha nau

sob o pé
de pitomba
de dor nem sombra

sem energia
estrela do céu
era guia

no Escondido
tempo ido
virava garapa doce

e o engenho
era vida
como se fosse

hoje a cor
do buriti
já perdi

que eu não morra
sem esperança
de ter entre os dentes

de novo
da macaúba
a sustança

*Luciana Martins é poeta maranhense. Poema do livro "espetáculo das sensações alheias" (Medusa) , 1993.

Manchetes dos jornais

ATOS & FATOS - Procuradora condena e TRE livra ficha suja
GAZETA DA ILHA - Perseguição, sufoco e morte
JORNAL EXTRA - Assaltante azarado: Bomba explode e bandido fica perneta
JORNAL PEQUENO - MPE vai recorrer para "Ficha Limpa" entre logo em vigor no MA
O ESTADO DO MARANHÃO - Juízes do TRE confirmam a decisão sobre a Ficha Limpa
O IMPARCIAL - Maranhão, segundo em tortura de presos
O QUARTO PODER - São Luís tem prefeito: Dinheiro não falta,mas Castelo não trabalha 
TRIBUNA DO NORDESTE - Reinaldo ratifica crítica a pesquisa da Escutec