22 de jun. de 2010

Começa hoje 33º Festival Guarnicê de Cinema no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana

     Com apresentação da Petrobrás, o 33º Festival Guarnicê de Cinema vai ser aberto oficialmente nesta terça-feira, 22, às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae), em São Luís. O festival vai acontecer até sábado, 26. A solenidade de encerramento e premiação dos vencedores acontecerá no sábado, 26, às 19h, também no Centro de Convenções.
     As mostras competitivas e informativas do festival vão acontecer no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, Cine Praia Grande do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Ímpar, na sede do Jornal O Imparcial, no Renascença, e no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na rua 28 de julho, Centro histórico da capital maranhense. Todo o festival terá entrada gratuita.
     O festival será aberto com o longa-metragem “O Homem mau, dorme bem”, do diretor Geraldo Moraes. Já estão confirmadas as presenças dos atores Malu Moraes, Mariana Nunes, Simone Lliescu e Luiz Carlos Vasconcelos, protagonista do filme “Desafinado” e “Carandiru”, onde interpretou o médio Dráuzio Varela.
As melhores
     O festival encerra com o longa-metragem “As Melhores Coisas do Mundo”, com direção de Lais Bodanski. Roteiro Luis Molayesi e Luiz Bolognesi, baseado em série de livros de Gilberto Dimenstein e Heloísa. O filme tem no elenco os atores Denise Fraga e o Fiuk, de Malhação e filho de Fábio Júnior. A vinda do ator a São Luís está sendo negociada com a Rede Globo e é bem provável que ele esteja presente na ilha.
     O festival exibirá mais de 145 vídeos nacionais, 49 filmes nacionais, 16 vídeoclips nacionais e mais 18 telereportagens de emissoras maranhenses.
     Exibira ainda, simultaneamente, as Mostras Foot (Festival de Cinema de Futebol do Brasil), Mostra Guarnicêzinho Animada, Mostra Revelando os Brasis, Mostra Expedições, de Roberto Werneck e Paula Saldanha, Mostra Lume, Mostra Internacional de filmes franceses, organizada pela Aliança Francêsa e Mostra Tendência de Filmes e Vídeos.
     Durante os cinco dias de realização, o 33º Festival Guarnicê de Cinema exibirá, simultaneamente, mais de 120 horas de produções audiovisuais nacionais e internacionais. E o que é melhor, todas as mostras com entrada gratuita para todos.
Organização
     Com apresentação da Petrobrás, o 33º Festival Guarnicê de Cinema é promoção é da Universidade Federal do Maranhão, por meio dos departamentos de Assuntos Culturais (Pró-Reitoria de Extensão), Artes (Centro de Ciências Humanas) e Comunicação Social (Centro de Ciências Sociais).
     A realização é da Fundação Sousândrade, com co-patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil. O festival tem apoio cultural do Governo do Maranhão (Secretárias de Turismo e Cultura); Prefeitura de São Luís (Secretaria de Turismo e Fundação Municipal de Cultura) e Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
     Também apóiam o 33º Festival Guarnicê de Cinema a Produsan Cine & Vídeo, os Estúdios Mega Rio de Janeiro, Megacolor, Wizard Idiomas, Aliança Francesa e Universidade FM.
Da Assessoria do DAC da UFMA

São João 2010: Bloco Afro Abiyeyé Mailô na Praia Grande, em São Luís, atração do Tríduo Joanesco

Duda Mendonça manda Roseana trocar slogan para falsear renovação

     Perto de completar um ano de volta ao poder do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) começou a trocar as placas de publicidade do governo espalhadas pela capital, São Luís. Apesar dos nove anos anos já acumulados à frente do Palácio dos Leões e das quatro décadas que sua família manteve-se no poder no Estado, a filha do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) passou a apresentar sua atual gestão sob a logomarca de ‘Novo Governo do Maranhão’. É a terceira adotada desde que assumiu o governo em abril do ano passado depois de depor Jackson Lago (PDT) através do Tribunal Superior Eleitoral.
      A nomenclatura, também presente em inserções na televisão local, é uma sugestão do publicitário Duda Mendonça, contratado para tentar dar mais um mandato à Roseana. Para isso, ele terá a árdua tarefa de convencer os maranhenses de que a governadora e sua família poderão, de alguma forma, trazer algo novo à política local.”
Do Valor Econômico

Museu de Tudo: Grupo Laborarte ensaia peça João Paneiro com Claudio Silva, Nelson Brito e Rosa Reis

Mistério da morte do soldado Sodré envolve grande soma em dinheiro

      Há mais mistério que vã filosofia e explicações esfarradas envolvendo a morte do soldado Paulino José da Silva Sodré. A delegada Bernardeth Deodora, que investiga o caso do soldado morto por colegas em plena avenida Lourenço Vieira da Silva sob a alegação de que o mesmo fugia de uma blitz, tem inúmeras questões em aberto.
     Para não atrapalhar as investigações, lugar-comum alegado pela delegada, nada está sendo revelado sobre a verdade que esta expõe sobre os fatos.
     O soldado Sodré trabalhava como segurança do ex-Secretário de Estado de Segurança e deputado estadual pelo DEM, Raimundo Cutrim. Prestava serviço na residência do delegado, no Parque Vitória. Tinha domicílio também no  bairro do Angelim. 
     Após sua morte brutal, houve pressa em divulgar - por parte dos que o socorreram e dos peritos - de que Sodré trajava roupa íntema de uso restrito feminino. A dita peça, uma calcinha vermelha, presumiu-se pertencer a uma companhia da qual este desfrutara antes de morrer.
     Por conta do ruído intencionalmente criado, supôs-se ser esta peça do próprio soldado. Daí justiticar o comportamento desviado do soldado, o que nada espantaria diante das notícias recentes envolvendo membos da corporação.
     Foi igualmente logo após o assassinato de Sodré por soldados da PM que uma irmã do soldado apareceu com a determinação inarredável de exigir que a verdade viesse a público, e, sobretudo, punição ao cabo Itânio Silva Soares - apontado como autor do disparo letal -, ao também cabo Marcílio Passos e aos soldados Gunar Braga, Edgar Rodrigues e Edvaldo Melo. Todos eles envolvidos na operação que fulminou o colega.
     Nos bastidores da elucidação da ação desastrosa, como foi taxada pelo atual secretário de segurança, Aluizio Mendes, fatos intrigantes apareceram a conta gotas.
     Um deles diz respeito a um grande volume de dinheiro que o soldado mantinha em sua conta corrente. Coube à viúva legal da vítima constatar a existência do capital inimaginável até a tragédia da avenida. Na esperança de contar com uma ajuda para manter o filho, fruto da união estável com o Soldado Sodré, a viúva tentou por meios informais resgatar a quantia depositada na cc do militar. Esbarrou na legalidade e deu início a uma briga judicial. Nada disso veio a público.
       Ainda nos bastidores, outras revelações surgirão até o dia 30, data limite para a delegada concluir o inquérito.

Marcha contra corrupção tem primeira etapa realizada nesta terça

     Militantes sociais das mais diferentes entidades sociais, representando municípios de todas as regiões do Maranhão irão realizar nesta terça-feira, 22, e amanhã, marchar da entrada do bairro do Maracanã, Km 15 da BR-136, até a sede da Procuradoria-Geral da Justiça (Centro), numa demonstração clara da indignação do povo maranhense contra a corrupção.
      Além de demonstrar uma atitude, pretendem provocar o povo de São Luís e do Maranhão, para que se indigne contra esse crime que viola e destrói direito, compromete a justiça social e é fragilizar as instituições democráticas.
     Segundo os organizadores da marcha, o Forum e Rede de Cidadania do Maranhão, é praticamente impossível a efetivação dos direitos sociais, a distribuição de rendas e o fortalecimento das instituições do Estado brasileiro enquanto a corrupção for algo aceito como normal, enquanto houver omissão no seu combate, enquanto a certeza da impunidade estiver na mente do corrupto.
     A primeira marcha será dividida em duas etapas. Hoje (dia 22), a partir das 8h, um grupo de 80 pessoas, depois do ato público no local, fará o primeiro trecho, do KM-15 até o marco zero de São Luís (rotatória do Tirirical), objetivando despertar a população, chamar a atenção, provocar a consciência e a indignação.
     Amanhã (dia 23), a marcha começa às 8h, com a participação esperada de 600 militantes sociais, dos mais diversos municípios maranhenses, que irão sair da rotatória do Tirirical, seguindo pelas avenidas dos Franceses/Getúlio Vargas, até a sede da Procuradoria-Geral de Justiça, momento em que entregarão representações contra os prefeitos que não prestaram contas para o povo dos recursos recebidos no ano de 2.010.
      Na oportunidade irão publicar a lista de prefeitos inadimplentes com o povo, gestores que serão representados pelos crimes de responsabilidade e de falsidade ideológica.
     Entregarão, também, na ocasião, requerimento para que a Procuradora-Geral de Justiça oficie os Promotores de Justiça sobre a responsabilidade em acompanharem a entrega da prestação de contas e o dever de acionarem os prefeitos que não cumpriram o que determina a Constituição e as leis do país.
      Dos 217 municípios maranhenses, até agora somente 18 comprovaram ter entregue a prestação de contas, exercício 2009, nas Câmaras Municipais, para ficarem à disposição da população, a fim de que o povo exerça o direito de análise e verificação, encaminhando aos órgãos de fiscalização do Estado aquilo que entender como irregularidade.
     A marcha pretende se instituir como ato de controle popular sobre a administração pública, visitando o local da obra pública para comprovar se realmente ela foi executada corretamente. No próximo ano, irá percorrer, aos moldes da Força Tarefa Popular, que ocorre no Piauí já faz nove anos, os municípios com fortes indícios de corrupção, para não só mobilizar o povo e conscientizá-lo, mas também para ir até o local da irregularidade, apresentando em seguida representação aos órgãos de fiscalização para a tomada de posição.
     O ato final está previsto para às 16 horas, em frente à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, momento em que será divulgada a lista de gestores inadimplentes com o povo, sendo protocolada, em seguida, a representação coletiva contra os mesmos, pelos crimes de responsabilidade e falsidade ideológica.

Manchetes dos jornais

AQUI-MA- Caso Sodré: Crime reconstruído
ATOS & FATOS - Polícia Federal prende uma agente de trânsito em serviço
JORNAL PEQUENO - TSE mantém apoio do PT a Roseana Sarney
O ESTADO DO MARANHÃO – Petrobras confirma Refinaria Premium em investimentos
O DEBATE - Iniciado recadastramento do Bolsa Família
O IMPARCIAL - MPE à espera de Jackson
O QUARTO PODER - Agente de trânsito é presa pela Federal