24 de dez. de 2010

Morre o professor Kalil Mohana

    Faleceu, na manhã desta sexta-feira (24), por volta das 8h30, aos 75 anos, no hospital UDI, em São Luís, o professor aposentado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Kalil Mohana. Ele morreu de falência dos múltiplos órgãos.
    A família, irmãos e sobrinhos comunicam que o velório está ocorrendo na Central de Velório da Pax (Diamante), e o enterro será hoje (24) às 17 horas, no Cemitério do Gavião.
Quem foi Kalil Mohana
    Kalil Mohana, maranhense, nasceu em 8 de novembro de 1935, em Viana. Cursou o primeiro Ginásio no Colégio Marista, o científico no Ateneu Teixeira Mendes e São Luís. Fez os cursos de Geografia, História e Didática na Faculdade Filosofia, semente da Universidade Federal do Maranhão.
     Dirigiu a CADES de 1963 a 1971, ensinou no Marista, na Escola Normal do Estado, em vários cursinhos Pré-Vestibular, na Federação das Escolas Superiores e é um dos fundadores da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão),onde ensinou durante vários anos.
     Conheceu o mundo inteiro (por meio de rápidas viagens) realizou 35 viagens com alunos do Colégio Maristas, e 91 com formandos universitários. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico e ocupa a cadeira de nº 8 da Academia Vianense de Letras (AVL), patroneada por seu irmão, o médico, escritor e padre João Mohana.Kalil é autor do livro "Viajando e Educando: As grandes Viagens"

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!