18 de dez. de 2010

Morre Captain Beefheart


Don Van Vliet tornou-se uma lenda da música, com o nome Captain Beefheart

     Don Van Vliet, que se tornou uma lenda do rock sob o nome Captain Beefheart, morreu nesta sexta, 17, devido a complicações decorrentes de esclerose múltipla, na Califórnia, Estados Unidos. A notícia da morte do artista, que tinha 69 anos, foi divulgada pela Galeria Michael Werner, de Nova York, que representava Vliet em seu trabalho como pintor.
    O disco Trout Mask Replica, lançado por ele em 1969, está na posição 58 da lista de 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone EUA. Na resenha publicada na época do lançamento, o lendário jornalista Lester Bangs se referiu ao álbum como "um sucesso total, um brilhante e belíssimo crescimento da arte" de Captain Beefheart.
    "Don Van Vliet era uma influente e complexa figura no mundo das artes visuais e performáticas", afirmaram os representantes da Galeria Michael Werner em um comunicado. "Talvez ele seja mais conhecido como o incomparável Captain Beefheart que, junto à sua Magic Band, ganhou notoriedade com um estilo completamente único de rock 'n' roll experimental, inspirado no blues. Isso assegurou a Van Vliet um lugar na música como um dos mais originais artistas de seu tempo. Depois de duas décadas sob os holofotes como compositor e performer avant-garde, Van Vliet se aposentou dos palcos para se dedicar completamente à pintura e ao desenho. Assim como sua música, suas pinturas são produto de uma verdadeiramente rara e única visão", completou o texto.
    Van Vliet foi um grande amigo de Frank Zappa - foi Zappa, inclusive, que lhe deu o nome de Captain Beefheart. Apesar de muito próximos, os dois passaram por períodos de turbulência juntos, havendo épocas em que chegaram a se recusar a falar um com o outro, depois de turnês conjuntas. O clássico disco ao vivo Bongo Fury, de 1975, registra uma dessas excursões. O álbum traz também duas músicas gravadas em estúdio: "200 Years Old" e "Cucamonga".
    Van Vliet deixa sua esposa, Jan, com quem foi casado por mais de 40 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!