20 de dez. de 2010

História da Fotografia do Maranhão e Joãosinho Trinta estão entre os selecionados da Petrobras


O carnavalesco Joãosinho Trinta
     A história da fotografia no Maranhão no período de 1850 a 1950 está entre os projetos selecionados pelo Programa Petrobras Cultura de 2010. Os 149 projetos contemplados de 18 estados brasileiros receberão uma verba total de R$ 52,9 milhões. Estes projetos abrangem 16 áreas dentro das três linhas de atuação do Programa: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão.
    O único projeto selecionado do Maranhão tem como proponente a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios, ABDESM, e vai editar o livro “História da Fotografia no Maranhão – 1850/1950”, resultado de pesquisa sobre fotógrafos que chegavam ao Brasil pelo Maranhão e que permanece ainda inédito.
    Um outro projeto, do diretor de cinema de São Paulo, Paulo Machline, tem como foco central o carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta seus impasses e suas escolhas entre a realização de um sonho e a manutenção de uma amizade.  
    Em dois outros o Maranhão está entre os estados de abrangência: o projeto Catálogo geral dos manuscritos avultos e em códices referentes à história indígenas e escravidão negra do Brasil; e do Parque da Luz para o Brasil. Neste segundo, a companhia de teatro As Graças, de São Paulo, percorrerá em um ônibs doze estados brasileiros, entre eles o Maranhão.

O MARANHÃO NO PROGRAMA PETROBRAS CULTURA
Nome do Projeto:
PROJETO HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA NO MARANHÃO - 1850/1950
Segmento: Artes Visuais
Proponente: Agencia Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios - ABDESM
Estado do Proponente: MA
Abrangência: MA
Resumo: Editar o livro “História da Fotografia no Maranhão – 1850/1950”, resultado de pesquisa sobre fotógrafos que chegavam ao Brasil pelo Maranhão e que permanece ainda inédito.

Nome do Projeto: PROJETO CATÁLOGO GERAL DOS MANUSCRITOS AVULSOS E EM CÓDICES REFERENTES À HISTÓRIA INDÍGENA E ESCRAVIDÃO NEGRA DO BRASIL
Segmento: Arquivos
Proponente: Universidade Federal de Campina Grande
Estado do Proponente: PB
Abrangência: AM, PA, AL, BA, CE, MA, PB, PE, RN, SE, GO, MT, ES, MG, RJ, RS, SC
Resumo: Projeto que multiplicará seus resultados no campo de pesquisa no Brasil e no exterior, principalmente no mundo africano lusófono, por suas raízes comuns com a história do Brasil. A seleção de itens nos cerca de 300 mil documentos “resgatados” no Arquivo Histórico Ultramarino, o antigo “Arquivo Histórico Colonial” de Lisboa, fomentará novos e mais aprofundados conhecimentos à luz de documentos inéditos.

Nome do Projeto: AS GRAÇAS – CIRCULAR TEATRO: DO PARQUE DA LUZ PARA O BRASIL
Proponente: Lama Serviços Artísticos S/C Ltda.
Estado do Proponente: SP
Abrangência: GO, PR, MA, SC, BA, RN, SP, CE, MG, TO, DF, PA, RJ
Resumo: O projeto da Companhia As Graças propõe a criação de um novo espetáculo a partir de sua instalação e de sua convivência no Parque da Luz em São Paulo, coletando depoimentos e histórias. Sua irradiação se dará através da circulação por 12 estados brasileiros com seu Ônibus Palco e atingirá principalmente comunidades de baixa oferta de produtos culturais.

Nome do Projeto: TRINTA
Categoria: Ficção
Nome do diretor: Paulo Machline
Proponente: Primo Filmes Ltda.
Estado do Proponente: SP
Abrangência: MA, RJ, SP
Resumo: Narrativa do primeiro carnaval de Joãosinho Trinta, seus impasses e suas escolhas entre a realização de um sonho e a manutenção de uma amizade. Apoiado numa cuidadosa pesquisa, o projeto homenageia essa importante figura que marcou a história dos carnavais com sua irreverência e dedicação. Revela o lado invisível da produção carnavalesca e os meandros afetivos de um drama pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!